Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar compreensões de professores acerca da Educação Física Escolar e suas implicações com a avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS. É uma pesquisa qualitativa que se utilizou para a coleta de informações de uma entrevista semiestruturada, realizada com sete professores formados em Educação Física, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Constatou-se que o foco do ensino são os esportes, mais especificamente, o vôlei, o futebol e o handebol, os seus fundamentos e a progressão para o jogo, além de outros temas da cultura corporal previstos na BNCC, como ginástica, lutas e atletismo. Quanto à avaliação, os professores de Educação Física têm enfatizado, principalmente, as dimensões atitudinais e conceituais, negligenciando a dimensão procedimental. A observação da participação e do comportamento são os critérios da avaliação atitudinal e os instrumentos de avaliação conceitual são provas, trabalhos e pesquisas. Conclui-se que há uma desconexão entre o que se ensina e o que se avalia, visto que se ensina fundamentos e gestos técnico-esportivos e que a avaliação se foca principalmente na participação dos alunos nas aulas e na dimensão conceitual.

This article aims to analyze teachers’ understandings about School Physical Education and its implications for assessment in Physical Education classes in the final years of Elementary School in municipal schools in a municipality in Vale do Taquari/RS. It is a qualitative research that was used to collect information from a semi-structured interview, carried out with seven teachers trained in Physical Education, working in the final years of Elementary School. It was found that the focus of teaching is sports, more specifically, volleyball, football and handball, their fundamentals and progression to the game, in addition to other themes of body culture provided for in the BNCC, such as gymnastics, fights and athletics. Regarding assessment, Physical Education teachers have mainly emphasized the attitudinal and conceptual dimensions, neglecting the procedural dimension. Observation of participation and behavior are the criteria for attitudinal assessment and the conceptual assessment instruments are tests, works and research. It is concluded that there is a disconnection between what is taught and what is evaluated, given that fundamentals and technical-sporting gestures are taught and that the evaluation focuses mainly on student participation in classes and the conceptual dimension.
Palavras-chave
Educação Física Escolar; Avaliação; Anos Finais; Ensino Fundamental; Escola; School Physical Education; Assessment; Final Years; Elementary School; School
Citação
LOISEN, Gabriel Vinícius. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE AVALIA. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4302.