Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A adolescência pode ser entendida como um estado de ser, um tempo único do sujeito que vive imerso em elaborações e escolhas vivenciando novas pulsões decorrentes da puberdade. O presente artigo é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem por objetivo compreender a perspectiva psicanalítica acerca da automutilação não suicida na adolescência. Este estudo se caracteriza pela natureza qualitativa e apoia-se em dados descritivos. Como método de pesquisa utilizou a entrevista semiestruturada a partir de um roteiro abordando o trabalho psicoterapêutico a adolescentes que se automutilam sem intenção de morrer. Participaram do estudo três psicólogas que atuam há mais de cinco anos ancoradas na abordagem psicanalítica com adolescentes entre 12 e 18 anos de idade. Cada entrevista teve a duração aproximada de 45 minutos e foram gravadas. Elas foram realizadas de modo virtual por meio da plataforma Google Meet, e uma aconteceu de modo presencial. Após, as falas foram transcritas na íntegra. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011), a partir da construção de um corpus do qual surgiram as categorias a seguir: 1) Adolescência na contemporaneidade: diferentes modos de ser e adoecer; 2) Corpo: marcas e registros de um tempo; 3) Trabalho psicoterapêutico com adolescentes: desafios e possibilidades e 4) Rede de apoio: com quem contar. Como resultado, constatou-se que a intervenção junto aos adolescentes se faz através de uma perspectiva de vínculo que proporcione a criação de mecanismos de enfrentamento salutares para lidarem com suas dores e sentimentos de desamparo.

Adolescence can be understood as a state of being, a unique time in which one lives immersed in elaborations and choices, experiencing new impulses that come from puberty. The current article is the result of research tied to a capstone project and has as an objective to understand the psychoanalytic perspective on nonsuicidal self-injury in adolescence. This study is characterized by its qualitative nature and is based on descriptive data. A semistructured interview based on a guide that looks at the psychoanalytical approach with teenagers between the ages of 12 and 18 was used for the research method. Each research lasted for approximately 45 minutes and was recorded. The interviews were done online through the platform Google Meet and one was carried out in person. After, the interviews were transcribed completely. The data was analyzed through Bardin’s (2011) content analysis, through the construction of a corpus in which the following categories came up: Adolescence in contemporary times: different ways of being and falling ill; Body: marks and records of a time; Psychotherapeutic work with adolescents: challenges and possibilities; Support network: who to count on. As a result, it was found an intervention with teenagers is done through the perspective of a bond that make the creation of healthy coping mechanisms to dealt with their pain and feelings of vulnerability possible.
Palavras-chave
Adolescência; Automutilação não suicida; Psicanálise; Adolescence; Nonsuicidal self-injury; Psychoanalysis
Citação
MODESTI, Mariana Galeazzi. Automutilação não suicida na adolescência: uma compreensão psicanalítica do tratamento. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3835.
Coleções