PROPOSTA DE SOLUÇÃO DE TV CORPORATIVA DE BAIXO CUSTO BASEADA EM IOT

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A comunicação é essencial para o sucesso de organizações, tanto no setor privado quanto no público. Com o avanço tecnológico, surgiram diversas ferramentas para aprimorar essa comunicação, abrangendo desde a intranet até as redes sociais e a TV corporativa. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar, implementar, testar e avaliar uma solução de TV corporativa baseada nos princípios da Internet das Coisas (IoT), com enfoque na viabilidade econômica e na otimização da gestão do tráfego de rede. Entretanto, a implementação de um sistema de TV corporativa enfrenta desafios, como custos elevados e falta de infraestrutura adequada. Diante disso, foram analisadas as variáveis que poderiam causar lentidão na rede, junto com opções acessíveis de hardware e software. Isso resultou na proposição e implementação de um sistema de TV corporativa que utilizou o software gratuito PiSignage em conjunto com computadores pessoais e placas Raspberry Pi como hardware para gerenciar e reproduzir conteúdos. As placas Raspberry Pi se destacaram como a opção mais econômica de hardware, alinhando-se com a proposta de desenvolver um sistema de baixo custo. Posteriormente à implementação, foram conduzidos testes de consumo de largura de banda do sistema, revelando a capacidade de utilizá-lo com baixo impacto no tráfego de rede ao qual está integrado. Esse resultado reforça a eficácia da solução proposta, demonstrando sua habilidade em operar de maneira eficiente e sustentável, minimizando interferências no ambiente de rede em que está inserido.

Effective communication is crucial for the success of organizations, both in the private and public sectors. With technological advancements, various tools have emerged to enhance communication, ranging from intranet to social media and corporate TV. In this context, this study aims to investigate, implement, test, and evaluate a corporate TV solution based on the principles of the Internet of Things (IoT), focusing on economic viability and optimizing network traffic management. However, implementing a corporate TV system poses challenges such as high costs and inadequate infrastructure. Consequently, an analysis of variables that could cause network latency, coupled with affordable hardware and software options, led to the proposal and implementation of a corporate TV system. This system utilized the free PiSignage software in conjunction with personal computers and Raspberry Pi boards as hardware for content management and playback. Raspberry Pi boards emerged as the most cost-effective hardware option, aligning with the goal of developing a low-cost system. Following implementation, bandwidth consumption tests were conducted, revealing the system's capability to operate with minimal impact on integrated network traffic. This outcome reinforces the effectiveness of the proposed solution, showcasing its ability to operate efficiently and sustainably while minimizing disruptions in the network environment.
TV corporativa; IoT; comunicação visual; Corporate TV; visual communication
Citação
SCHEID, Cristian. PROPOSTA DE SOLUÇÃO DE TV CORPORATIVA DE BAIXO CUSTO BASEADA EM IOT. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4065.