TRABALHO, FAMÍLIA E PROFISSÃO: COM A PALAVRA OS GUARDA VIDAS CIVIS TEMPORÁRIOS

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Este estudo foi elaborado no ano de 2023 como forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Seu objetivo foi compreender como os guarda vidas civis temporárias percebem o trabalho de guarda vidas e as relações com suas vidas pessoais, profissionais e com a Educação Física escolar. Utilizou uma abordagem qualitativa descritiva, explorando e interpretando as percepções e significados atribuídos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os cinco GVCT mais experientes de um dos pelotões do Litoral Norte do Rio Grande do Sul via Google Meet. Esse método oferece praticidade e conveniência aos participantes, permitindo a condução das entrevistas remotamente. As informações foram analisadas por meio do processo de triangulação, buscando compreender melhor os fatores psicossociais que permeiam o cotidiano dos Guarda Vidas e como a Educação Física pode contribuir para a profissão.

This study was prepared in 2023 as a form of Completion Work for the Physical Education Degree Course at the University of Vale do Taquari – Univates. Its objective was to understand how temporary civilian life guards perceive the work of life guard and the relationships with their personal and professional lives and with school Physical Education. It used a descriptive qualitative approach, exploring and interpreting the perceptions and meanings attributed. For data collection, semi-structured interviews were carried out with the five most experienced GVCTs from one of the platoons on the North Coast of Rio Grande do Sul via Google Meet. This method offers practicality and convenience to participants, allowing interviews to be conducted remotely. The information was analyzed through the triangulation process, seeking to better understand the psychosocial factors that permeate the daily lives of Life Guards and how Physical Education can contribute to the profession.

Este estudio fue elaborado en 2023 como una forma de Trabajo de Finalización de la Carrera de Licenciatura en Educación Física de la Universidad de Vale do Taquari – Univates. Su objetivo fue comprender cómo los socorristas civiles temporales perciben el trabajo de socorrista y las relaciones con su vida personal y profesional y con la Educación Física escolar. Se utilizó un enfoque cualitativo descriptivo, explorando e interpretando las percepciones y significados atribuidos. Para la recolección de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas a los cinco GVCT más experimentados de uno de los pelotones de la Costa Norte de Rio Grande do Sul a través de Google Meet. Este método ofrece practicidad y conveniencia a los participantes, permitiendo que las entrevistas se realicen de forma remota. La información fue analizada a través del proceso de triangulación, buscando comprender mejor los factores psicosociales que permean el cotidiano de los Salvavidas y cómo la Educación Física puede contribuir a la profesión.
Palavras-chave
Guarda Vidas Civil Temporário; Vida profissional; Vida pessoal; Educação Física escolar; Temporary Civil LifeGuard; Professional life; Personal life; School physical education; Salvavidas Civil Temporal; Vida profesional; Vida personal; Educación física escolar
Citação
SULZBACH, Alan Felipe. TRABALHO, FAMÍLIA E PROFISSÃO: COM A PALAVRA OS GUARDA VIDAS CIVIS TEMPORÁRIOS. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4317.