Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O presente trabalho avaliou a aplicação de sensores e atuadores como sistema de supervisão e controle acessível, com o objetivo de monitorar o processo de compostagem orgânica, que teve por finalidade otimizar o processo e garantir a qualidade do composto orgânico. O sistema desenvolvido avaliou o processo em duas composteiras domésticas por um período de 10 dias, sendo uma equipada com o sistema e outra sem. As variáveis de temperatura, umidade e pH foram monitoradas por meio de sensores, coletadas por uma Raspberry Pi 3 e analisadas pela plataforma ThingsBoard. A composteira com o sistema integrado apresentou a vantagem de controle de temperatura (resistência elétrica) e aeração (cooler), que viabilizaram um ambiente ideal para o processo, acelerando a decomposição de matéria orgânica e diminuindo odores desagradáveis, além de apresentar um baixo consumo de energia. Por fim, o composto gerado no sistema integrado também apresentou qualidade superior com relação a avaliação visual e de pH, sugerindo uma qualidade elevada para fins de reutilização na forma de adubo orgânico. Em conclusão, a utilização de sensores e atuadores no sistema de compostagem comprovou eficiência na transformação de resíduos orgânicos, gerando húmus de qualidade com tempo reduzido e a um baixo custo.

The present study evaluated the application of sensors and effectors as an accessible supervision and control system, aiming to monitor and optimise the organic composting process while producing good quality organic compost. The developed system assessed the process in two domestic composters over a period of 10 days, one equipped with the system and the other without. Temperature, humidity, and pH variables were monitored through sensors, collected by a Raspberry Pi 3, and analyzed through the ThingsBoard platform. The composter with the integrated system demonstrated the advantage of temperature control (electric resistance) and aeration (cooler), creating an ideal environment for the process, accelerating the decomposition of organic matter, reducing unpleasant odors and showing low energy consumption. Lastly, the compost generated in the integrated system also exhibited superior quality on visual assessment and pH, suggesting a high-quality final product suitable for reuse as organic fertilizer. In conclusion, the use of sensors and effectors in the composting system proved efficient in transforming organic waste, generating good quality humus with reduced time and at a low cost.
Palavras-chave
compostagem; supervisão remota; automação; resíduos orgânicos; composting; remote monitoring; automation; organic waste
Citação
SEIBEL, Jardel. COMPOSTAGEM INTELIGENTE: IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO UTILIZANDO RASPBERRY PI 3. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4202.