Gestão Empresarial

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    Análise da viabilidade de investimento: construção de unidade terminadora de aves
    (2018-03) Machado, Daniel Cordeiro; Zdanowicz, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1168697074596999
    Considerando o mercado atual extremamente concorrido, num ambiente caracterizado por constante mudanças, para que uma empresa consiga atingir os seus objetivos, todos os investimentos necessitam de uma análise criteriosa antes de serem realizados. No setor da avicultura não é diferente, onde a análise de investimento surge como uma alternativa para auxiliar a tomada de decisão dos investidores. No Brasil, que possui características favoráveis para o desenvolvimento desta atividade, os produtores de aves são responsáveis por gerar emprego e renda para um grande número de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde estão instalados. As granjas brasileiras possuem excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência, obtendo ganhos de produtividade significativos. Nesta monografia será apresentada uma análise de investimento de uma unidade terminadora de aves dark house, modelo de integração, onde existe uma parceria entre o investidor e a empresa. Com a elaboração deste trabalho pretende- se auxiliar os investidores nas suas tomadas de decisão antes de executar ou não um projeto semelhante ao proposto.
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    Planejamento do processo sucessório familiar na empresa Eloi Machado dos Santos & Cia Ltda de Encantado/RS
    (2020-04) Santos, Rodrigo Gheno Dos; Cyrne, Carlos Cândido Da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302
    O presente trabalho teve como tema de pesquisa a sucessão familiar, tendo como foco a empresa Eloi Machado dos Santos & Cia Ltda, estabelecida no município de Encantado – RS, que atua no ramo de comércio atacadista de produtos destinados à saúde animal e equipamentos para aves, suínos e gado leiteiro, além de a partir de 2019 atuar como varejista de produtos elétricos, ferramentas manuais e elétricas, linha pet, EPI’S, dentre outros. O objetivo deste estudo foi adaptar o modelo dos três círculos para a sucessão familiar desta organização, entendendo os conceitos mais relevantes sobre a sucessão nas empresas, diagnosticando as fases, etapas e premissas do processo sucessório, para apresentar o modelo a ser implantado no processo sucessório da empresa. O trabalho foi realizado com o sucessor da empresa, consistindo em um estudo de caso com base em uma pesquisa exploratória, através de dados secundários, mais especificamente a pesquisa bibliográfica, tendo em vista um planejamento a sucessão na organização. Espera- se que os resultados obtidos e as sugestões, a partir da adaptação do modelo dos três círculos, ajudem o sucedido e sucessor, bem como as partes interessadas a tomada de decisões a respeito do assunto.
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    Gestão de relacionamento: uma análise sobre percepção de confiança, valor percebido e lealdade em consumidores de serviços bancários
    (2019-03) Vittorazzi, Kasiana; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052
    Para sobreviver no mercado atual, cada vez mais competitivo, as empresas vêm desenvolvendo/aprimorando uma forma, antiga, mas pouco usada, para tratar seus clientes, preocupando-se com a retenção dos consumidores e buscando estabelecer trocas e relações em longo prazo, identificando suas necessidades e atendê-las de forma a garantir uma troca Ganha-Ganha. (STONE e WOODCOCK, 1998). Assim, o artigo tem como objetivo identificar qual a relação entre o uso da gestão do relacionamento na percepção de confiança, valor percebido e lealdade em correntistas/associados de uma Cooperativa de Crédito. O estudo seguiu um roteiro de 21 questões aplicadas a uma amostra de 175 pessoas e provou que o relacionamento possui maior influência na relação de confiança e lealdade do que na percepção de valor percebido.
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    O desafio do E-commerce para empresas B2B e a identificação de estratégias para sua implementação
    (2019-02) Krindges, Luciane Inês; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052
    Em um mercado cada vez mais disputado, diferentes possibilidades de negócios ganham espaço. Neste caso, uma das possibilidades é o e-commerce. Com o aumento do número de pessoas conectadas à internet o mercado passou a descobrir formas de alcançar também o público digital. Assim o presente artigo teve o objetivo de identificar estratégias de implementação do e-commerce para empresas do segmento B2B. Este artigo está embasado em uma pesquisa qualitativa, seguindo dados secundários disponibilizados em documentos e informações disponíveis na internet, obtendo como resultado a identificação das estratégias de implementação da ferramenta e-commerce B2B para as indústrias de transformação.
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    Análise e proposta de melhoria no processo de vendas da empresa Free tintas LTDA
    (2017-08) Merlin, Michele Inês Gonçalves; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932
    No atual cenário da Era da Informação, os produtos têm se tornado cada vez mais semelhantes e a concorrência mais acirrada. Sendo assim, as empresas necessitam analisar e aprimorar seus processos para poder manter-se de maneira competitiva e diferenciada no mercado. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo analisar e propor melhorias no processo de vendas, mais especificamente a programação de vendas em uma indústria de tintas e vernizes. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Elaborar o fluxograma do processo de vendas atual; (2) Descrever a sistemática das vendas, como está estruturado a programação e atendimento dos vendedores externos; (3) Apresentar sugestões de melhorias; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para cumprir efetivamente os objetivos propostos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em um conjunto de etapas a serem seguidas. Nessas etapas são utilizadas ferramentas como o fluxograma de processo e o brainstorming para melhor entender, mapear e sugerir melhorias do processo. O estudo foi realizado in loco com a direção, gerente e supervisora comercial, participando de reuniões comerciais, analisando os relatórios e planilhas existentes com o objetivo de melhor compreender a programação das vendas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processo e serviço, fluxograma, melhorias de processo e métodos. Quanto ao método de pesquisa, ela é classificada como aplicada e um estudo de caso, de abordagem qualitativa com caráter exploratório com dados primários e secundários.