Engenharia da Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia da Computação por Assunto "Algoritmos e programação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEstendendo os recursos do gerador automático de exercícios para a aprendizagem dos conceitos básicos de algoritmos e programação(2017-01) Piuco, Tailor; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602Um dos maiores desafios dos professores das disciplinas de Algoritmos e Programação é fazer com que o conteúdo da disciplina seja assimilado de forma mais eficiente. Várias ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar os professores e alunos no processo de aprendizado. Contudo, estas disponibilizam somente listas estáticas de exercícios. Ciente desta limitação, foi desenvolvido um gerador automático de exercícios, que permite ao aluno ou professor elaborar exercícios em uma linguagem, baseada em pseudocódigo e executar o sistema gerador para criar o exercício com a solução em Java, C, C++ e Python. Este trabalho tem como objetivo estender os recursos básicos do sistema gerador original, utilizando variáveis estruturadas, como vetores e matrizes, funções e procedimentos. Para que este objetivo seja atingido, serão feitas alterações pontuais no sistema gerador, de modo que contemple todos os conteúdos estudados na disciplina de Algoritmos e Programação. O sistema gerador tem a premissa de auxiliar os professores na aplicação de exercícios aos alunos e servir de estudo extraclasse para os alunos, para que eles tenham uma melhor concepção do conteúdo. A coleta e análise dos resultados foram realizadas a partir de uma pesquisa quantitativa aplicada aos professores. Eles tiveram a oportunidade de realizarem testes em um protótipo da ferramenta e tiveram a oportunidade de elaborar os templates e gerar exercícios. Com o desenvolvimento do sistema, pretende-se oferecer uma experiência ampliada, qualificando a aprendizagem da disciplina de Algoritmos e Programação, e também melhorar o aproveitamento dos alunos nas disciplinas que a sucedem e utilizam os fundamentos desta como a base.