Engenharia da Computação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Engenharia da Computação by Subject "Ajuda de software"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessGestão do conhecimento: padronização e melhoria de ajuda e documentação de software.(2020-11) Somensi, Douglas; Wolf, Alexandre Stürmer; http://lattes.cnpq.br/0591097928246945Conhecimento é considerado um ativo importante dentro de uma organização ou empresa, indiferente do ramo no qual ela está inserida. À medida que estas empresas crescem com o passar dos anos, é cada vez mais difícil e complexo manter sua base de conhecimento atualizada. Pessoas entram e saem e muitas vezes levam o conhecimento adquirido consigo, e dessa forma, estas informações acabam perdidas e muitas vezes não podem ser recuperadas. Se tratando de software, este problema também ocorre, pois muitas vezes o único que tem conhecimento do funcionamento de um determinado software, é o programador que desenvolveu o mesmo. Isso, inevitavelmente pode causar transtorno para os gestores. Na era em que vivemos, em que tudo evolui cada vez mais rapidamente, o conhecimento torna-se obsoleto de forma muito rápida, podendo ser considerado um produto perecível. Desta forma, a atualização é tão fundamental quanto sua identificação, captura e armazenamento. Conhecimento sem atualização tende a tornar-se obsoleto. Através da Gestão do Conhecimento, essas informações vitais e importantes para estas empresas não ficam retidas nos indivíduos e são sistematicamente compartilhadas para toda a organização. Se tratando de documentação e ajuda de software, através de uma boa base de conhecimento, é possível tornar a dependência dos usuários menor e dar mais autonomia, uma vez que o conhecimento sobre o software é de fácil acesso e está compreensível para ele. O presente trabalho teve como objetivo criar uma proposta para documentar os softwares, assim como a ajuda disponível para os usuários do sistema, além de documentar as particularidades dos sistemas, facilitando o trabalho dos desenvolvedores, os usuários poderão sanar suas dúvidas de forma simples e rápida. Esta forma de documentar procura ser o mais simples possível para atualizá- la, além de padronizá-la entre todos os módulos do sistema. A validação da nova proposta de documentação foi realizada junto aos gerentes do setor de desenvolvimento de software e através de um formulário junto aos desenvolvedores de software da Tramontina. Como resultado, foi possível perceber a evolução da documentação, bem como a aprovação de 82,1% dos desenvolvedores de software da empresa, em relação as alterações realizadas.