Ensino de Ciências Exatas
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Assunto "Basic Education"
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- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento profissional docente por meio dos estudos de aula: um estudo em contextos de Brasil e Portugal(2023-12) Rech, Marglis; Amado, Nélia Maria Pontes; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Giongo, Ieda Maria; Medeiros, Kátia Maria de; Carreira, Susana Paula Graça; Quintas, Helena Luísa MartinsA presente tese, vinculada à linha de pesquisa “Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências Exatas” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado e Doutorado) da UNIVATES, tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da metodologia Estudos de Aula (EA), analisada em três contextos, promove o desenvolvimento profissional de professores de Matemática da Educação Básica, identificando as fragilidades e potencialidades dessa abordagem. Para esta pesquisa foram escolhidos intencionalmente três grupos de professores de matemática de escolas públicas do Brasil e Portugal. Os grupos A e B foram constituídos por professores de escolas do Vale do Taquari, RS, Brasil. O grupo C foi formado por professores de uma escola localizada nos Açores, Portugal. Para a realização da pesquisa foram planejados e desenvolvidos ciclos da metodologia de EA nos anos de 2022 e 2023. Cada grupo vivenciou as seguintes etapas da metodologia: a) escolha do conteúdo e planejamento da aula; b) realização da aula por um dos participantes do grupo, sendo esta observada por alguns deles e gravada; c) reflexão e discussão sobre a aula; e d) reelaboração da mesma, caso necessário. Na pesquisa, de caráter qualitativo, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevistas; grupo focal de professores; gravações das etapas de EA; e notas de campo da pesquisadora. No que diz respeito à análise dos dados, desenvolveu-se uma abordagem descritiva a partir das transcrições de todas as etapas do processo de pesquisa. Os resultados apontaram fragilidades como a gestão do tempo para o planejamento e execução das atividades, bem como o incômodo com a observação dos pares durante as atividades, o que durante o tempo da pesquisa foi sendo administrado satisfatoriamente. Em relação às potencialidades, destacou-se: maior comprometimento e entusiasmo dos professores no decorrer do planejamento das aulas; a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativa entre os professores; aprimoramento constante das práticas pedagógicas; a transformação de vulnerabilidades detectadas pelos grupos de professores em potencialidades a serem exploradas no desenvolvimento profissional. Portanto, os resultados da implementação da metodologia de EA, considerando os três contextos escolares analisados, revelou-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente. Considerando os diferentes contextos, no Brasil e em Portugal, sinaliza-se para maiores dificuldades no caso das escolas brasileiras, tento em vista que esse tipo de metodologia ainda é recente e incipiente no país, o que difere significativamente do caso das escolas portuguesas, em que essa metodologia já vem sendo instituída há mais tempo.