Navegando por Autor "Vian, Vanessa"
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- ItemAcesso AbertoEnsino Médio Politécnico: relação entre a pesquisa e o professor pesquisador(2015-06) Vian, Vanessa; Martins, Silvana Neumann; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Martins, Silvana Neumann; Strack, RicardoO Ensino Médio Politécnico é uma política pública instituída no estado do RS entre os anos de 2011-2014 e é oriunda de um plano de governo. Entre outras frentes, esta proposta previa o uso da pesquisa como prática pedagógica, a interdisciplinaridade, a avaliação, a relação teoria/prática, parte/todo. O presente trabalho procurou identificar as contribuições do Ensino Médio Politécnico para a constituição de um perfil de professor pesquisador. De caráter quali-quantitativo, este trabalho caracteriza-se também por um estudo de caso. No primeiro momento de coleta de dados, foi utilizado um questionário fechado, composto por 22 afirmativas de estilo Likert, com cinco opções de escolha em cada afirmativa, que variava entre as opções discordo totalmente a concordo totalmente. Este questionário foi aplicado a 15 professores que atuavam no ensino médio politécnico em uma escola pública do município de Nova Bréscia, no Vale do Taquari, no ano de 2013. Num segundo momento 8 professores, dois de cada área do conhecimento com mais tempo de serviço no magistério em cada uma das áreas, respondeu a uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Por meio destes instrumentos de coleta, este trabalho teve por objetivos investigar de que maneira a implantação do Ensino Médio Politécnico contribui para a aproximação e reconstrução da prática pedagógica do professor com a pesquisa; identificar o processo de organização dos professores para trabalhar com a proposta do Ensino Médio Politécnico, principalmente no que diz respeito à pesquisa; reconhecer a relação existente entre a formação docente para trabalhar com pesquisa e interdisciplinaridade, e a prática pedagógica dos mesmos; identificar a compreensão dos professores sobre o conceito de pesquisa; analisar de que forma os professores avaliam a importância da pesquisa na educação e como a colocam em prática e verificar a relação entre a pesquisa e a qualidade de ensino, do ponto de vista dos sujeitos entrevistados. Os dados oriundos das entrevistas foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2013). Os resultados deste trabalho indicam que, embora o ensino médio politécnico não tenha contribuído diretamente para a constituição de um perfil de professor pesquisador, os professores entrevistados neste contexto indicam mudança e ressignificação de suas práticas docentes, especialmente relacionadas ao uso da pesquisa em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoAs matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino(2020-11) Vian, Vanessa; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Silva, Jacqueline Silva da; Schuck, Rogério José; Salgado, Tânia Denise Miskinis; Boff, Eva TeresinhaA interdisciplinaridade vem sendo estudada no Brasil desde a década de 60, mas, a partir da década de 1990, esse tema é destacado com maior ênfase, especialmente pela necessidade de se pensar meios de trabalhar o conhecimento diante do contexto globalizador. Nesse sentido, coloca-se em questionamento o processo de formação inicial do professor, buscando-se compreender se esse espaço oportuniza contato, reflexão e estudo em relação à interdisciplinaridade, de maneira a contribuir com o campo de atuação desse profissional. Assim, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura da Univates/RS, identificando espaços e possibilidades para pensar na interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e com ênfase no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir dos documentos dos cinco cursos de licenciatura da Univates homologados em 2014, 2017 e 2018 e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos, tendo sido analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A principal perspectiva teórica para a interpretação dos dados foi o referencial de Fazenda (1992; 2008; 2011; 2013). Os resultados mostraram que os cursos de licenciatura analisados estão organizados de maneira disciplinar e apresentam um conjunto de disciplinas de formação de professores oferecidas de maneira compartilhada. Na percepção dos entrevistados, esse conjunto propicia um espaço para a interdisciplinaridade, contudo, a partir da análise das ementas das disciplinas e da ordem como são ofertadas, observou-se que essas se constituem como disciplinas pedagógicas sem um viés interdisciplinar. Para contribuir com o tema no campo da formação inicial de professores, sugere-se, então, um delineamento nas matrizes curriculares de forma a inserir os temas propostos com abordagem interdisciplinar, bem como destacam-se características importantes do professor que atua nas disciplinas compartilhadas, para a compreensão das ideias propostas: olhar intencionado, atitude motivadora e diálogo edificador.