Browsing by Author "Valerius, Guilherme Lothar"
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- ItemOpen AccessA comunicação de um banco estimula o endividamento? Uma análise da linguagem utilizada na divulgação de produtos de crédito(2023-12) Valerius, Guilherme Lothar; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932; Kreutz, Elizete de Azevedo; Kraemer, Fábio LuísO estudo aborda as práticas publicitárias do Banco Inter nas divulgações de seus produtos de crédito e tem o objetivo de analisar a seguinte afirmação: as mensagens emitidas pelo Banco Inter induzem o consumidor ao endividamento? Seu tema são as práticas publicitárias no que tange à linguagem textual verbal e seus aspectos funcionais e emocionais. Apresenta referências teóricas relacionadas às finanças pessoais, aos tipos de crédito mais utilizados no mercado financeiro e às práticas publicitárias envolvidas na sua divulgação. A partir dessas informações, foram coletados dados que possibilitaram uma análise que busca entender se a comunicação do Banco Inter interfere no endividamento dos consumidores, tendo por base a afirmação da Revista Exame (2019) de que a linguagem utilizada por bancos é nociva à saúde financeira das pessoas. A estrutura da pesquisa é exploratória, através de pesquisa bibliográfica e análise documental, com informações coletadas através de printscreens no Instagram e no aplicativo do Banco Inter. Os dados obtidos foram examinados através de uma análise baseada nas informações encontradas a partir da pesquisa bibliográfica, que abordou questões danosas às finanças pessoais, características de diferentes tipos de crédito e práticas publicitárias relacionadas à linguagem textual verbal. Os dados coletados consideram que o Banco Inter faz o uso de artifícios que chamem a atenção dos interlocutores. No entanto, analisando seus processos de forma geral, não é possível afirmar que estimulam o endividamento. Entende-se que essa pesquisa seja importante no entendimento da comunicação dessas entidades e permite identificar se as mensagens são adequadas ou dúbias e deslocadas do bom senso, além de servir como uma forma de instruir as pessoas sobre uma possível persuasão para endividamento.
- ItemOpen AccessA influência das marcas de vestuário sobre os adolescentes da cidade de Lajeado/RS(2017-01) Valerius, Guilherme Lothar; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O estudo tem o objetivo de analisar a influência exercida pelas marcas do segmento de vestuário sobre os adolescentes da cidade de Lajeado/RS. Seu tema é a gestão de marcas ou o branding. Apresenta referências teóricas relacionadas ao comportamento de compra do consumidor adolescente e de fatores ligados à influência das marcas de vestuário, que são trabalhados no branding. A partir dessas informações, foram coletados dados que possibilitaram uma análise que busca explicar as percepções dos jovens em relação às marcas, seu nível de conhecimento, seus julgamentos, seus motivos de compra e as sensações causadas pela aquisição ou pelo uso de roupas de marca. A estrutura da pesquisa é exploratória, através de pesquisa bibliográfica e grupo focal, com o auxílio de imagens, para a coleta de informações. Os dados obtidos foram examinados através de uma análise de conteúdo, que apontou que os adolescentes possuem um grande conhecimento sobre as marcas de vestuário, reconhecem que algumas delas são superiores, as quais veem como garantia de satisfação. Os adolescentes pesquisados compram com base em preço, qualidade e, principalmente, estilo. Eles se se sentem especiais ao utilizarem vestimentas de marcas que carregam seus estilos favoritos.