Navegando por Autor "Simonetti, Junior Fernando"
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- ItemAcesso AbertoRelações entre a ansiedade pré competitiva e rendimento esportivo de jovens atletas velocistas de atletismo no projeto de talentos esportivos(2023-12) Simonetti, Junior Fernando; Rother, Rodrigo Lara; http://lattes.cnpq.br/8376235262706414; Rosa, Leonardo De Ross; Dhein, GiseleIntrodução: O atletismo é um esporte base, sendo considerada uma atividade que desenvolve inúmeras capacidades físicas e tem sua prática incentivada entre crianças e adolescentes, tanto de forma recreativa como competitiva. A partir do momento que a competição passa a ser algo presente, os sentimentos e sensações geradas e que podem interferir na performance ganham importância na preparação do atleta. Objetivo: Relacionar e comparar os níveis de ansiedade no período pré treino e pré competição, e performance no treino e na competição, apresentados por atletas velocistas de atletismo. Metodologia: A pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo, comparativo e correlacional. Os dados foram coletados através de banco de dados do projeto “Talentos Esportivos”, contando com 28 atletas de ambos os sexos, com idades entre 10 e 14 anos que competem em provas de velocidade. Para avaliação da ansiedade foi usado pelo projeto o instrumento CSAI-2 “Competitive State Anxiety Inventory - 2” que classifica os índices de ansiedade pré-competitiva e competitiva de cada atleta. Para a performance foi utilizada a tomada de tempos dos atletas em treinamento e competição. Resultados: Os scores totais de ansiedade, autoconfiança e o tempo diferiram entre os momentos de treinamento e competição. Os valores de autoconfiança no pré-treino (média=27.53+-0.98) foram maiores que na pré-competição (média=25.32+-1.02). Já o tempo também foi maior durante as atividades de treino (média=11.19+-0.24) do que nas atividades de competição (média =9.72+-0.19). Não houve relação estatisticamente significativa entre ansiedade e performance, sendo encontrado valor de (r²=0.001; p=0.78). Conclusão: O presente estudo conclui que os níveis de ansiedade não se relacionam com a performance, com exceção dos níveis de autoconfiança que reduzem os tempos obtidos em provas oficiais quando comparados aos treinamentos.