Navegando por Autor "Santos, Leonardo Schwertner Dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoConstrutivismo Russo: a arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos(2014) Santos, Leonardo Schwertner Dos; Muller, Thais Carnieletto; http://lattes.cnpq.br/5796237762524719O Design como disciplina, mais do que um meio de expressão da forma, deve ser interpretado como uma ciência moderna comprometida com a inovação e aprimoramento das ferramentas e meios de comunicação visual. O desenvolvimento social, cultural e tecnológico, sobretudo nos meios de produção e comunicação contribuíram para evolução, consolidação e importância do Design. Este desenvolvimento se deu em parte graças a Revolução Russa. Tal revolução permitiu o surgimento de novas vanguardas artísticas que, ao desenvolverem suas obras e peças de comunicação visual, contribuíram para a aproximação da Arte com o Design Gráfico. Ao tornar a arte acessível e “legível” para as grandes massas, as peças gráficas tornaram-se ferramenta de comunicação de mensagens e ideais. Dentro deste escopo, ao pesquisarmos sobre o movimento Construtivista Russo é possível identificar o legado, contribuições e referências gráficas deixadas pelo movimento. Data a importância deste movimento, a pesquisa desenvolvida comprometeu-se em estudar os motivos que levaram os cartazes construtivistas a se tornarem ferramentas de comunicação de massa efetiva, que influenciaram todo o modo como se planeja e pensa a produção gráfica atual. Utilizando o método de análise hermenêutica de Thompson, juntamente do levantamento de dados históricos e análise da produção artística do período, adquiriu-se o conhecimento necessário para identificar e analisar peças gráficas contemporâneas cjua inspiração visual tenha raízes construtivistas. Por fim, como conclusão, se propos o estudo e aplicação de peças gráficas contemporâneas associadas a uma estética construtivista.
- ItemAcesso AbertoStorytelling: o poder da narrativa estratégica dentro do branding e marketing(2017-08) Santos, Leonardo Schwertner Dos; Müller, Thaís Carnieletto; http://lattes.cnpq.br/5796237762524719O Storytelling é uma técnica de comunicação que vem sendo utilizada como ferramentas estratégicas para a construção e promoção de marcas e produtos. Apesar de ser uma tendência moderna, podemos definir a expressão Storytelling como o ato de “contar histórias”, um recurso que historicamente já se provou efetivo em trazer à tona as memórias, experiências vividas e até mesmo inspirar, através de narrativas, sentimentos como desejo, admiração e identificação. Atualmente cada vez mais as empresas passam a ver a importância e o potencial estratégico da utilização deste recurso narrativo dentro de suas estratégias de branding. Através da metodologia de análise qualitativa, é possível definir e justificar, através do estudo e análise de casos de sucesso, como uma boa história pode ser uma importante ferramenta na valorização de produtos, marcas e na criação de novas propriedades intelectuais de grande valor. A versatilidade de aplicação do storytelling permite que o mesmo seja explorado em vários meios de forma integrada, fortalecendo o apelo e a abrangência da mensagem que visa transmitir. Entender como construir e estruturar uma boa narrativa e definir em quais meios implementá-la é a chave para o sucesso de uma boa estratégia de storytelling, seja dentro do campo do marketing ou do branding.