Navegando por Autor "Sampaio, Clauton Fonseca"
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- ItemAcesso AbertoProjetos interdisciplinares: concepções e práticas de docentes do Ensino Médio(2016-08) Sampaio, Clauton Fonseca; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Schuck, Rogério José; Marchi, Mirian Inês; Silva, Jacqueline Silva da; Ferla, Noeli JuarezA presente pesquisa buscou investigar como docentes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, em Conceição do Araguaia/PA, trabalham as concepções e práticas sobre projetos interdisciplinares. Este trabalho foi desenvolvido a partir da abordagem metodológica qualitativa e segundo os objetivos da pesquisa tratou-se de um estudo de caso, sendo que nos seus procedimentos técnicos é considerado um estudo de campo. Para a realização dos objetivos foram analisadas fontes documentais sobre os projetos interdisciplinares desenvolvidos na escola e foi realizada uma entrevista com docentes do Ensino Médio. Os participantes envolvidos na pesquisa foram oito docentes do Ensino Médio de uma escola estadual no Município de Conceição do Araguaia/PA. Na análise dos dados coletados observou-se que a temática interdisciplinaridade é explorada, mas no que tange aos projetos é preciso uma investigação mais apurada nas práticas pedagógicas, no planejamento e no desenvolvimento das diferentes etapas no contexto escolar. Como resultados da investigação das concepções e práticas de docentes do Ensino Médio sobre projetos interdisciplinares, citam-se: a formação fragmentada dos profissionais da educação, as condições de trabalho a que estão submetidos, a falta de tempo de alguns docentes para reunirem-se com os colegas, a pesquisa e dedicação às leituras, a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas, as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre algumas ações docentes, além do desinteresse e indisciplina de alguns alunos. A análise destas ações constata-se que o trabalho com projetos interdisciplinares visa-se abrir mais espaço para a pesquisa escolar e envolvimento maior de alguns discentes e docentes na construção do saber. Diante desta realidade, sugere-se que o ensino, através de projetos interdisciplinares, seja uma prática constante pelos docentes nas escolas, mas que precisa ser fundamentada para não cair em mais um modismo na educação.