Browsing by Author "Muller, Fabiano Hector Lira"
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- ItemOpen AccessA implantação do PARFOR/UFOPA no município de Itaituba/PA: indicadores e resultados(2019-12) Muller, Fabiano Hector Lira; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Carvalho, Ednéa Do Nascimento; Oliveira, Eniz Conceição; Bedin, EvertonEsta dissertação tem como objetivo fazer uma análise da implantação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, com destaque para o município de Itaituba/PA. O PARFOR foi implantado no ano de 2009 para atender emergencialmente uma demanda existente de professores em exercício na rede pública de ensino básico e que não possuíam a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva com enfoque quantitativo e nos procedimentos de coleta de dados utilizou-se um levantamento realizado junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFOPA, no qual foi gerado uma matriz de dados em que foram aplicados filtros que permitiram a quantificação das informações relacionadas aos professores/alunos ingressantes no programa na Universidade e no município de Itaituba/PA. Após as análises iniciais foi realizado uma pesquisa de campo junto à coordenação de recursos humanos da Secretaria Municipal de Educação de Itaituba/PA através de uma planilha de levantamento em que foram solicitados informações sobre os egressos do PARFOR/UFOPA que estão atuando na rede pública de ensino básico no município. Constatou-se que ingressaram 3.816 (três mil, oitocentos e dezesseis) professores/alunos nas 105 turmas abertas na Sede da UFOPA e em seus Campi Regionais e destes outorgaram grau 78,1%, bem acima da média nacional que é de 47,3%. Em Itaituba/PA ingressaram 374 (trezentos e setenta e quatro) professores/alunos dos quais 236 (duzentos e trinta e seis) concluíram os cursos de licenciatura ofertadas. Atualmente em Itaituba/PA, estão em exercício no ensino básico da rede pública municipal, 115 (cento e quinze) desses profissionais formados pelo programa atuando tanto na zona urbana quanto na zona rural. As informações coletadas permitiram concluir que o PARFOR na UFOPA alcançou resultados expressivos mesmo tendo enfrentado dificuldades principalmente de infraestrutura para funcionamento das turmas nos municípios polo. Esses profissionais qualificados, contribuem de maneira expressiva para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação em todos os municípios da Região Sudoeste do Estado do Pará, entre eles o município de Itaituba/PA.
- ItemOpen AccessUma análise do percurso acadêmico de estudantes indígenas no curso de Bacharelado em Engenharia Civil na UFOPA campus Itaituba/PA(2024-12-12) Muller, Fabiano Hector Lira; Del Pino, José Cláudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Quartieri, Marli Teresinha; Oliveira, Eniz Conceição; Carvalho, Ednéa do Nascimento; Loguercio, Rochele de QuadrosO ingresso de estudantes indígenas nas universidades públicas pode ser considerada uma das maiores conquistas dos movimentos indígenas no Brasil, no entanto, isso ainda representa um desafio para todos os sujeitos envolvidos nesse processo, principalmente para o próprio acadêmico que precisa se adaptar à realidade universitária. Trazendo para a realidade do Campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no município de Itaituba/PA, essa relação entre os estudantes indígenas e os colegas não indígenas e o contato e as experiências com os Docentes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, motivou a realização deste estudo que tem como problema de pesquisa: Como se desenvolve o percurso de formação acadêmica dos estudantes indígenas do curso de Bacharelado em Engenharia Civil ofertado pela UFOPA no município de Itaituba/PA? Para responder a tal questionamento estabeleceu-se como objetivo da pesquisa: Analisar o percurso de formação acadêmica dos estudantes indígenas do curso de Bacharelado em Engenharia Civil ofertado pela UFOPA no Campus do município de Itaituba/PA. Como aporte teórico foram utilizados estudos de autores como: Ames (2019), Brasil (2012), Carneiro, Colares e Sousa (2021), Dias (2021), Munduruku (2012), Pereira (2017), Soares, Colares e Ferreira (2021), entre outros. Para fins metodológicos, essa pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 05 (cinco) Estudantes Indígenas que ingressaram entre os anos de 2018 a 2022 e também 07 (sete) Docentes que atuaram dois ou mais períodos letivos presencialmente no curso de Bacharelado em Engenharia Civil no momento da realização da pesquisa. Para a análise das informações coletadas em campo, optou-se pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2011) que foi dividida em seis categorias de análise. Na Dimensão Acadêmica, três aspectos foram abordados: a) Experiências anteriores ao ingresso na Universidade; b) Experiências durante o percurso acadêmico e; c) Possíveis mudanças. Na Dimensão Docente, os aspectos analisados foram: d) Concepções anteriores sobre os estudantes indígenas; e) Relações estabelecidas com os estudantes indígenas e; f) Experiência docente com os estudantes indígenas. Ao finalizar a pesquisa é possível afirmar que os primeiros semestres são os mais críticos para os estudantes indígenas do Campus da UFOPA em Itaituba/PA e que as políticas de ações afirmativas existentes ainda são insuficientes para atender às necessidades e garantir a permanência durante o seu percurso acadêmico. Além do mais, o Campus por ter pouca representatividade de estudantes indígenas, favorece a ideia de que o indígena precisa se adaptar ao percurso acadêmico ocidental estabelecido e adotado pelos Docentes que não estão preparados suficientemente para assumir outras perspectivas pedagógicas e metodológicas no sentido de contemplar o processo mais adequado para os estudantes indígenas da UFOPA no município de Itaituba/PA.