Browsing by Author "Marco, Suzana De"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAs concepções de tempo profundo e suas implicações curriculares no ensino da matemática(2009-09-10) Marco, Suzana De; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743Este trabalho teve como objetivo principal analisar como alunos de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Roca Sales, RS compreendem “Tempo Profundo” e suas implicações para o campo da educação matemática. A pesquisa, qualitativa, empregou técnicas oriundas da etnografia e procedimentos metodológicos tais como: observação direta e participante associada a diário de campo. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são os do campo da Etnomatemática e da Evolução dos Biomas Terrestres. A análise apontou que as alunas, para o entendimento do conceito de “Tempo Profundo”, operaram com diferentes estratégias matemáticas, vinculadas às culturas escolar, científica e de suas vivências pessoais. Ademais, a análise apontou que as referidas alunas mostraram-se apreensivas com o destino do planeta em função das agressões a que ele é submetido pelas ações humanas, apesar de estar comprovado que a Terra passa por eventos cíclicos de modificação durante o tempo profundo.