Navegando por Autor "Magedanz, Adriana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoSala de aula presencial e ambiente virtual de aprendizagem: investigando interações de alunos do ensino médio, a partir de uma proposta diferenciada no estudo de Matemática(2009-09-09) Magedanz, Adriana; Dullius, Maria Madalena; Harres, João Batista Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7625130635800187O presente trabalho dá continuidade a minha trajetória de pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, aborda a importância das conexões estabelecidas na tríade: aluno – internet – professor, a partir da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: o teleduc. Está ancorada em uma nova possibilidade metodológica de trabalho docente, na qual o ambiente web pode ser utilizado como uma extensão da sala de aula. A investigação analisou a possibilidade de existir algum envolvimento expressivo dos alunos do ensino médio regular em discussões de Matemática, quando estas acontecem paralelamente em sala de aula presencial e em um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta permitiu aos sujeitos da pesquisa, além da experiência de inclusão no mundo digital, uma forma de aprendizagem colaborativa no estudo de Matemática, alicerçada nas relações aluno-professor, aluno-aluno e aluno-AVA. A análise limitou-se a uma turma de estudantes da terceira série do ensino médio noturno regular, de uma escola pública estadual do município de Imigrante/RS. O procedimento de coleta e análise dos dados, confrontado com diferentes teorizações, fazem crer que existe um maior envolvimento dos alunos em discussões sobre Matemática, quando estas acontecem paralelamente na sala de aula presencial e na internet.