Navegando por Autor "Lorencini, Diocilde"
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- ItemAcesso AbertoEducação Ambiental e Educação Infantil: vivências que despertam para a sustentabilidade ambiental no CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo do município de Itapema- Santa Catarina(2025-03-12) Lorencini, Diocilde; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Mallmann, Elisete; Silva , Jaqueline Silva da; Hattge, Morgana DomênicaA presente dissertação teve como objetivo investigar quais vivências o CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo tem proporcionado às crianças com o intuito de despertá-las para a Sustentabilidade Ambiental. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e ocorreu em uma escola de Educação Infantil de Itapema/SC. Os participantes deste estudo foram selecionados com base em dois critérios: diversidade de funções que exercem na escola e de experiências relacionadas à Sustentabilidade Ambiental, abrangendo gestão, professores e profissionais de execução de tarefas operacionais, totalizando 15 participantes. Foram utilizados no embasamento teórico autores como: Capra (2006a; 2006b; 2006c), Carvalho (2012; 2017), Cornel (2012), Dewey (1979), Horn (2004), Louvi (2019), Schwalm e Robaina (2020) e Tiriba (2015), além de outros que contribuíram com as reflexões sobre o tema investigado. A produção de informações ocorreu por meio da realização de cinco grupos focais, que foram gravados através de audiovisuais e transcritos. Para a análise, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, resultando em três categorias. A primeira abordou a compreensão de Sustentabilidade Ambiental dos participantes. As falas dos participantes nos grupos focais evidenciaram a compreensão de que a sustentabilidade vai além de ações isoladas, sendo um modo de vida que envolve relações responsáveis com o meio ambiente, com os outros e com os recursos disponíveis. Na segunda categoria, abordou-se ações de Sustentabilidade Ambiental no CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo, elencando práticas já existentes, por meio do ensino, que propõem vivências para as crianças. Os resultados da pesquisa revelaram que o CMEI desenvolve diversas práticas sustentáveis, como separação de lixo, reaproveitamento de materiais, contato com os elementos naturais, consciência alimentar e saudável, redução do uso de papel, documentação on-line, reaproveitamento de materiais, harmonização de plantas e animais nas propostas com as crianças, uso eficiente de água e energia e sensibilização ambiental dos profissionais e das crianças. Na terceira categoria, dialogou-se sobre estratégias para o avanço do CMEI, identificando oportunidades de aprimoramento e ampliação das ações, tais como: criação de espaços verdes, engajamento da comunidade, implementação de projetos voltados à sustentabilidade, formação para os profissionais e parcerias com empresas. Concluiu-se, dessa forma, que o CMEI possui um compromisso com a sustentabilidade, mas que ainda há espaço para o desenvolvimento de novas práticas e o fortalecimento das existentes. A Educação Infantil desempenha um papel fundamental na formação de valores e atitudes, e a promoção da sustentabilidade nesse contexto é essencial para a construção de um futuro mais sustentável para todos.