Navegando por Autor "Kliemann, Geovana Luiza"
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- ItemAcesso AbertoMentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de atividades experimentais investigativas e concepção sobre a natureza de ciência(2020-12-21) Kliemann, Geovana Luiza; Neide, Italo Gabriel; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Quartieri, Marli Teresinha; Rosa, Cleci Werner Da; Carreira, Susana; Harres, João Batista SiqueiraNessa pesquisa propôs-se o redesenho do mentoring com professores dos Anos Iniciais na metodologia de ensino experimental investigativa e concepção sobre a natureza de ciência. Para isso, propôs-se inicialmente uma etapa preliminar de formação continuada a um grupo de 33 professores, durante o ano de 2018. Ao término da etapa preliminar, fez-se o convite à Ana e à Maria, que participaram do mentoring em 2019. Neste percurso colaborativo de planejamentos e intervenções com cada mentoranda, foi possível investigar as contribuições da DBR para qualificar as ações do mentoring, avaliar as contribuições desta metodologia de formação para auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, além de buscar analisar o processo de mudança na concepção sobre a natureza de ciência e da prática no ensino de ciências. Esta etapa da pesquisa, do tipo qualitativa, é pautada pela metodologia de pesquisa DBR (Design Based Research), para a qual a equipe de pesquisa contribuiu na projeção do redesenho de aspectos a serem potencializados com as mentorandas, através da mediação da mentora, que integrava ambos os contextos (escolas e universidade). Os dados emergentes da etapa preliminar, com o grupo de professores, são apresentados com excertos, de forma interpretativa cronológica. Quanto ao mentoring, os dados coletados, foram analisados e estão organizados em três ciclos conforme a DBR orienta: Ciclo de iniciação e cultivo; Ciclo de cultivo e separação e Ciclo de redefinição. No decorrer dos ciclos de vivência do mentoring, foi possível evidenciar a importância para as professoras receberem apoio para empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento. O tempo prolongado da formação associado a múltiplas e contínuas vivências criaram um forte vínculo entre mentorandas e mentora, o que posteriormente resultou num esforço de criar estratégias cautelosas para prosseguirem de forma independente. Essa metodologia de formação mostrou-se eficaz para professores experientes e, aliada à DBR, auxiliou a redesenhar a formação. Ao término deste estudo, é possível concluir que a mudança decorre por apoiar e auxiliar o professor em suas necessidades pontuais (superar medos e fortalecer sua auto confiança), a partir de uma relação colaborativa de respeito. O melhor desempenho dos alunos também contribuiu à mudança. Logo, o ensino por meio de atividades experimentais investigativas passou a fazer sentido e a variante nas ações contribuíram para mudança nas concepções sobre a natureza de ciência. As professoras perceberam que há uma aproximação entre o ensino de ciências e a natureza da ciência, sendo essa concepção mutável dependendo de como é ensinada. Em síntese, o fazer reflexivo levou à melhor compreensão filosófica, consequentemente, a concepção é afetada pelas ações e vice-versa (ciclo entrelaçado). Finaliza-se com evidências de que houve microrrupturas de pensamento e de ação, sempre alicerçados em hábitos, crenças, cultura, materiais, entre outros elementos.
- ItemAcesso AbertoPotencialidades e limitações de material didático para explorar resolução de problemas matemáticos(2015-01) Kliemann, Geovana Luiza; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Dullius, Maria Madalena; Giongo, Ieda Maria; Schuck, Rogério; Amado, Nélia Maria PontesEsta dissertação enfatiza a resolução de problemas como metodologia para o ensino de Matemática. Para aprofundar os conhecimentos acerca do estudo, foi fundamental o apoio teórico de diversos autores, entre os quais destacam-se Carvalho (2012), Diniz (2001) e Krulik e Reys (1997), Onuchic, Polya (1995), Lopes (2009), além dos PCN’s. Essa investigação visou diagnosticar como e para que os professores do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas estaduais do Vale do Taquari usam os livros didáticos de Matemática e perceber como estes materiais apresentam a resolução de problemas. Além disso, objetivou-se criar um material didático para os professores abordarem Matemática através da resolução de problemas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo em que os pesquisadores estiveram constantemente envolvidos durante o processo. Inicialmente, foi realizada uma entrevista com 10 professores de Matemática para perceber a importância que estes profissionais atribuem aos livros didáticos no planejamento e no desenvolvimento de suas aulas e identificar suas percepções em relação à abordagem da resolução de problemas no contexto atual. Posteriormente, foi realizada uma análise dos livros didáticos da série envolvida, adotados nas escolas contempladas nas entrevistas iniciais. Por fim, foi produzido o material para intervenção pedagógica com intuito de auxiliar os professores a utilizarem esta metodologia de forma diferenciada. O material foi experimentado e problematizado por sete professores e seus respectivos alunos. Como principal instrumento de coleta de dados foram utilizados os relatos, escritos e falados, dos professores de Matemática sujeitos da pesquisa. Esses relatos, após análise, resultaram em diferentes categorias. Como resultados, é possível destacar que os livros didáticos são utilizados pelos professores sob diferentes aspectos e que apresentam algumas inovações, mas os problemas vêm, na maioria das vezes, vinculados a algum conteúdo específico. Percebeu-se que os educadores apresentaram muita capacidade para inovar mostrando, portanto, que o apoio a partir de material concreto pode ser bastante significativo. Concluiu-se, também, que um profissional sozinho apresenta maior dificuldade em diversificar sua prática, porém, com pequenos incentivos é capaz de realizar inovações positivas que beneficiam a aprendizagem de seus alunos. Considera-se, portanto, que esta pesquisa possibilitou reflexões e até mesmo mudanças na percepção dos docentes quanto à metodologia da resolução de problemas.