Navegando por Autor "Grams, Marcos Luis"
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- ItemAcesso AbertoEntre a norma e o currículo: um estudo compreensivo do processo de recontextualização do ensinar, em projetos pedagógicos institucionais dos institutos federais(2024-10) Grams, Marcos Luis; Schuck, Rogério José; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Lohn, Luciana Gelsleuchter; Marchesan, Michele Roos; Menezes, Nilton Cezar Rodrigues; Martins, Silvana NeumannOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs, atuam nos níveis da Educação Básica e Superior, obrigando-se à elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e, nele, um Projeto Pedagógico Institucional – PPI, destinados a definir sua identidade pedagógica e sua política de ensino. No período de 2012 a 2021, submetiam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - DCNEPTNM, as quais determinavam, dentre os princípios relativos ao ensino, o Trabalho como princípio educativo - TPE e a Pesquisa como princípio pedagógico - PPP. Por sua vez, a literatura indica que as práticas docentes, os Projetos Pedagógicos de Curso e o planejamento institucional desconsideram, em grande medida, os ditames legais. Tem-se, portanto, como objetivo geral, compreender o que se mostra, nos PPIs dos IFs quanto à concepção de ensino, a partir da recontextualização das DCNEPTNM, em relação aos princípios normativos do Trabalho como princípio educativo e da Pesquisa como princípio pedagógico. Propõe-se, como tese a ser investigada: a recontextualização da norma em relação ao ensino, resulta em umconjunto de sentidos que fogem tanto aos objetivos e princípios nela previstos, quanto ao próprio universo epistêmico que os constituem no campo pedagógico. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, de base hermenêutica e compreensiva, centrado na metodologia da Análise Textual Discursiva, com uma amostra de 27 PPIs, sendo um por estado. Em uma dinâmica com dois ciclos compreensivos, o primeiro relativo ao lugar do PPI no PDI e o segundo à proposta de ensino nele evidenciada, mostrou-se do fenômeno que: a) há um afastamento em relação à norma, permitindo o avanço de paranormas e modelos, os quais promovem sentidos que não estão nela contidos; b) verifica-se um distanciamento quanto aos sentidos epistêmicos e semânticos atribuídos ao ensino e ao planejamento pedagógico, resultando em um contexto de “intersubjetividade sinsentido”; c) evidencia-se a hegemonia de uma visão de mundo específica a qual, no entanto, não resulta em uma clara concepção pedagógica; e, d) há uma relativa concordância normativa quanto à inserção do TPE, mas, em relação à PPP, mostrase um significativo vazio e um distanciamento em relação ao seu sentido eminentemente pedagógico, como estruturante do ensino.