Navegando por Autor "Graça, Vagner Viana da"
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- ItemAcesso AbertoEnsino de números racionais por meio de uma sequência de atividades envolvendo conversões semióticas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental(2024-10-17) Graça, Vagner Viana da; Quartieri, Marli Teresinha; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; https://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Giongo, Ieda Maria; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Pironel, Márcio; Kuhn , Malcus CassianoNesta tese problematizamos a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática para o Ensino do conceito de Números Racionais, por meio dos seus diferentes registros semióticos. Foi direcionada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Com isso em vista, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública no bairro do Guamá, em Belém/PA. Objetivou-se analisar como atividades de conversão semiótica potencializam o ensino de Números Racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, a partir dos seguintes instrumentos: 1) escritos dos alunos nos seus próprios cadernos; 2) escritos dos alunos no quadro de sala de aula; 3) escritos dos alunos nas folhas específicas de determinadas atividades; e, 4) anotações no diário de classe de falas dos alunos durante algum processo de conversão semiótica. Em fundamento a este estudo, destaca-se que os registros semióticos são importantes não somente por constituírem um sistema de comunicação, mas por possibilitarem a organização de informações a respeito do objeto representado, sendo o ensino por meio de atividades de conversão semiótica um auxiliar para a compreensão dos Números Racionais na forma de fração e de número decimal. Na presente tese, observou-se que o desenvolvimento de atividades de conversões semióticas potencializa o ensino de Números Racionais. As atividades implementadas na sequência didática promoveram a discussão acerca dos significados das representações utilizadas pelos alunos, bem como sobre os significados dos diferentes registros semióticos, melhorando a escrita matemática dos alunos. Os alunos do 6º ano apresentaram dificuldades em justificar suas conclusões matemáticas ao trabalharem com diferentes registros de forma isolada, o que limitou a compreensão dos conceitos. As atividades propostas, ao estimular a apresentação de justificativas, melhoraram a capacidade dos alunos de elaborar argumentos escritos com base nas transformações semióticas. Neste sentido, o aluno teve papel de protagonista em efetivar argumentações matemáticas, fomentando interesse para o fazer matemático. Diante disso, a pesquisa demonstrou que o uso de conversões semióticas promove uma compreensão mais profunda do conceito de Números Racionais, facilitando a resolução de problemas matemáticos e a associação entre diferentes representações no cotidiano dos alunos.