Navegando por Autor "Freitas, Francine Nara De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDe figuras que invento: movimentos de professores no currículo da Educação Infantil(2016-09) Freitas, Francine Nara De; Ohlweiler, Mariane Inês; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A presente dissertação tem por objetivo pensar algumas práticas educacionais de professores no currículo da Educação Infantil, tomando como problema de pesquisa a seguinte questão: de que modos diferentes figuras de professor podem movimentar-se na produção do currículo da Educação Infantil? Trata-se de uma pesquisa cartográfica, orientada pelas pistas que surgiram ao longo do processo de investigação e aproximações de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e alguns de seus comentadores. Inicialmente, busca-se compreender e tensionar a produção do pensamento curricular no decorrer do tempo. Ao longo da investigação, inventam-se cinco figuras para pensar os movimentos das professoras que colaboraram com esta pesquisa: turista, rachadora, transbordante, devoradora e habitante. As figuras são ativas em si mesmas, e não simples produtos de relações ou conjuntos identitários; são, antes, brechas de produções discursivas que constituem cotidianamente as práticas pedagógicas. A partir da criação de tais figuras, busca-se dobrar identidades e representações, bem como percorrer movimentos e devires das professoras participantes desta pesquisa, em meio ao currículo da Educação Infantil.