Navegando por Autor "Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAprendizagem significativa de limites e derivadas por meio da Teoria das Situações Didáticas no Cariri Cearense(2024-11) Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos; Dullius, Maria Madalena; Moreira, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Santarosa, Maria Cecília Pereira; Alencar, Alexsandro Coelho; Alves, Francisco Regis VieiraEsta tese foi concebida a partir da elaboração, desenvolvimento e reflexões de um produto educacional, na forma de uma sequência didática, para o ensino de Limites e Derivadas com vistas a proporcionar aprendizagem significativa. A investigação foi conduzida segundo a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) subsidiando ações didáticas por meio da proposição de problemas contextualizados. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte, com professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Preliminarmente, os professores realizaram uma avaliação e validação da proposta de produto educacional, enquanto que os estudantes participaram de uma intervenção didática nos anos de 2023 e 2024. A problemática que norteou este estudo é: Quais contribuições a TSD oferece no desenvolvimento da aprendizagem significativa de Limites e Derivadas a licenciandos em Matemática? Para tal, tem-se por objetivo geral: investigar contribuições da TSD para desenvolvimento de aprendizagem significativa de Limites e Derivadas com licenciandos em Matemática. A pesquisa está centrada nos pressupostos de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa utilizando como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. Foram desenvolvidas atividades investigativas para subsunçores, organizadores prévios e situações didáticas, além de uma atividade de avaliação que tinha a intenção de evidenciar os conhecimentos construídos. Para análises e discussão de resultados foram utilizados registros em um diário de campo, aplicação de questionários, entrevistas, construção de mapas mentais e análise das respostas aos problemas propostos. Os resultados indicam que a TSD contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem significativa por meio do planejamento de sessões de ensino, concepção e elaboração de atividades, postura mediadora em sala de aula, observação da dialética que precede a aprendizagem e formalização do saber matemático envolvido, numa proposta de ensino que instiga o estudante ao protagonismo e autonomia em sala de aula. Há indícios de que usar a TSD pode reverberar na utilização dos pressupostos teóricos da TAS, instigando a predisposição para aprender, investigando e utilizando os conhecimentos prévios, propondo o desenvolvimento de um material didático potencialmente significativo e estimulando uma aprendizagem que agregue significado na vida do estudante. Com isso, pode-se afirmar que o uso da TSD em propostas de ensino de Limites e Derivadas contribuiu para que os estudantes fossem instigados à aprendizagem significativa, seja diferenciando progressivamente ou reconciliando integrativamente os conhecimentos abordados, culminando em uma consolidação de saberes em sua estrutura cognitiva.