Navegando por Autor "Costa, Raquel Thaís Arcari da"
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- ItemAcesso AbertoAchadouros de infância: processos cartográficos entre docências e Educação Infantil(2024-12) Costa, Raquel Thaís Arcari da; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Olegário, Fabiane; Schwertner, Suzana; Machado, Niqueli StreckEste estudo apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino. O objetivo foi investigar como a infância, compreendida como potência de pensamento, força política e tempo sensível, interroga as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Pensar a infância contemporânea diz respeito a compreender uma construção social e histórica que foi caracterizando e rotulando essa infância em seus modos de ser e agir (Bujes, 2002). Além disso, é pesquisar e vasculhar quais outras possibilidades essa infância é capaz de construir, isto é, realizar um processo de desconhecer a infância. A escola, como instituição habitada pela infância da Educação Infantil, torna-se um território possível para entender as interrogações que a infância transmite em relação às práticas pedagógicas, ao que ela vivencia nesse espaço. Nessa perspectiva, o estudo concretizou-se a partir do método cartográfico embasada nos autores Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Rolnik (2006). Os participantes envolvidos nos ensaios cartográficos foram uma professora de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Encantado-RS e as crianças de sua turma de Maternal A (2 a 3 anos de idade). As ferramentas para desenvolver o trabalho cartográfico foram o diário de bordo (Mella, 2016), utilizado pela pesquisadora cartógrafa, o diário acompanhante, utilizado para os registros da professora da turma, e a câmera fotográfica. Para potencializar os encontros, outra ferramenta foi criada pela pesquisadora, um Achadouro de Inventos, inspirado na poesia Achadouros - memórias inventadas, de Manoel de Barros (2015). Esse Achadouro de Inventos foi o nome dado para as três caixas entregues para a professora titular durante o processo. Dentro de cada Achadouro de Inventos havia também disparadores do pensamento, composições inspiradas em artistas brasileiros (Mariana Guimarães1 e Augusto Bueno2 ) e no próprio ato de criar da pesquisadora. A construção dos disparadores contaram com fios, elementos da natureza e linhas da infância, a partir do desenho. Através da escrita no diário de bordo da pesquisadora, dos diálogos, das fotografias e das observações realizadas, constatou-se que a infância da Educação Infantil não só interroga, mas sugere movimentos e ações para as práticas docentes. A infância interroga ao descobrir, ao desvendar e ao criar através das suas múltiplas linguagens. Entre as infâncias que habitam um espaço escolar, existe lugar para o devir-criança (Kohan, 2007), detectável nas sutilezas das crianças durante as práticas pedagógicas. Por fim, conclui-se que uma docência que pesquisa, planeja e convida as infâncias a experimentarem vivências lúdicas e de experimentação contribui para um espaço escolar que provoca a interrogação, a sugestão e a participação dessa infância.