Navegando por Autor "Carvalho, Carlos Rodrigues de"
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- ItemAcesso AbertoEnsino de diferentes significados da multiplicação utilizando recursos tecnológicos digitais(2024) Carvalho, Carlos Rodrigues de; Quartieri, Marli Teresina; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Groenwald, Claudia Lisete Oliveira; Muller, Ana Paula Krein; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Giongo, Ieda MariaA pesquisa apresenta os resultados de uma prática pedagógica envolvendo o ensino de diferentes significados da multiplicação, utilizando recursos tecnológicos digitais. Neste sentido, o objetivo geral foi desenvolver uma proposta para o ensino de diferentes significados da operação de Multiplicação, por meio do uso de tecnologias digitais, junto a alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está fundamentado em autores como Kuhn e Pereira (2020), Piratoba-Gil (2021), Silva (2019), Rosa (2019), Silva e Santos (2022), entre outros. Quanto à metodologia, a abordagem é de natureza qualitativa aproximando-se de um estudo de caso. Foram utilizados diversos instrumentos de coleta de dados, incluindo o uso de questionário, registro de imagens, material impresso e registro de observações. A prática pedagógica foi realizada ao longo de oito encontros, totalizando vinte e três horas-aula, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, numa escola da rede municipal de Santo Antônio de Lisboa, no estado do Piauí. Encerrada a pesquisa, foram utilizadas as vivências dos encontros e a análise do material coletado como referência. Com base nos referenciais teóricos discutidos, pode-se inferir que os alunos desenvolveram estratégias, que permitiram reconhecer e resolver diferentes atividades relacionadas aos diferentes significados da multiplicação. As atividades incluíram a adição de parcelas iguais, a disposição retangular, o raciocínio combinatório e a proporcionalidade. Além disso, foi possível inferir que o ensino da multiplicação foi potencializado pelo uso de recursos tecnológicos digitais, pois o uso pedagógico destes recursos estimulou os alunos a interagirem e a refletirem sobre os diferentes significados da multiplicação. Ademais, permitiram criar oportunidades para que os estudantes pensassem criticamente, levantassem hipóteses, elaborassem ideias matemáticas e buscassem respostas e argumentos necessários para a construção do conhecimento em estudo. Ao final, foi elaborado um produto educacional intitulado “Sequência de atividades para o ensino de diferentes significados da Multiplicação, utilizando recursos tecnológicos digitais”, que se encontra disponível para os interessados em utilizá-lo e adaptá-lo, conforme necessário, na página do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências Exatas da Univates.
- ItemAcesso AbertoUtilização dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris no Ensino das Quatro Operações Fundamentais da Matemática(2019-08) Carvalho, Carlos Rodrigues de; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Quartieri, Marli Teresina; Schuck, Rogério José; Kuhn, Malcus CassianoAtualmente, vivenciamos a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia; portanto, o professor e a escola precisam buscar diferentes formas de ensinar o aluno contemporâneo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como os Softwares Tux of Math Command e Gcompris podem contribuir para o ensino de Matemática, envolvendo as operações de adição, subtração multiplicação e divisão, em uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental, do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, Escola localizada no Município de Santo Antônio de Lisboa-PI. Para atendê-lo, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: desenvolver atividades envolvendo o estudo das quatro operações matemáticas por meio dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris; avaliar se as práticas desenvolvidas contribuíram para melhorar as habilidades de cálculo de Matemática e analisar, sob o olhar dos alunos, o auxílio dos softwares Tux of Math Command e Gcompris no ensino de Matemática envolvendo o estudo das quatro operações. A pesquisa se justifica por despertar o interesse dos alunos à necessidade de compreensão das quatro operações fundamentais por meio de recursos informatizados. O estudo esteve fundamentado em autores como Borba e Penteado (2001); Moran (2000); Valente (1997); Siqueira (2011), Portugal e Murarolli (2015); Tavares (2015); Magalhães et al. (2013), entre outros. Em termos de metodologia, a pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa e caráter descritivo de observações e registros, aproximando-se de um estudo de caso, em que diversos instrumentos de coleta foram utilizados; dentre eles, o uso de questionário, registro de imagens, cadernos dos alunos. A intervenção pedagógica ocorreu em sete encontros, totalizando dezesseis horas aulas. Com a aplicação das atividades, foi possível perceber que as práticas desenvolvidas contribuíram para melhorar a compreensão dos conceitos de Matemática abordados, pois os estudantes participavam com entusiasmo, cumpriam os desafios e ainda ficavam na expectativa do que haveria na aula seguinte. Dessa forma, aprenderam com mais facilidade, demonstrando um interesse maior pelos assuntos trabalhados em sala de aula.