Navegando por Autor "Alves, Nayara França"
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- ItemAcesso AbertoA integração de atividades experimentais e computacionais o ensino de Óptica Geométrica: uma abordagem sobre a construção dos conhecimentos fundamentada na teoria da aprendizagem significativa(2018-12) Alves, Nayara França; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Rosa, Cleci Teresinha Werner Da; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Marchi, Miriam InesA presente dissertação aborda a utilização de atividades experimentais integradas às atividades computacionais como recursos para avaliar indícios de Aprendizagem Significativa no ensino de Óptica Geométrica. Tendo como situação problema: Como a realização de uma estratégia metodológica que integra recursos experimentais e computacionais voltados para o ensino de Óptica Geométrica pode contribuir significativamente na aprendizagem dos alunos? Nesse contexto, a sede para realização desta pesquisa foi uma instituição federal de ensino do munícipio de Macapá-AP, no qual participaram vinte estudantes do III semestre do curso superior de Licenciatura em Física. Possuindo os seguintes objetivos específicos: Averiguar os conhecimentos prévios dos alunos do III semestre do curso superior de Licenciatura em Física sobre a Óptica Geométrica; Elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais utilizando-se dos conhecimentos prévios dos alunos; Descrever os indícios de aprendizagem significativa que surgiram no desenvolvimento das atividades; Avaliar os aspectos motivacionais dos alunos quanto ao ensino de Física; e Reconhecer quais implicações pedagógicas surgiram para o ensino de Óptica Geométrica após a realização dessa proposta integradora. A pesquisa possui natureza qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados: Questionário Estruturado Inicial; guias POE; Questionário Estruturado de Percepções sobre o uso de atividades experimentais integradas às computacionais no ensino de Física; anotações realizadas no diário de campo; fotos; vídeo gravações e áudio gravações. A análise de dados foi realizada de maneira descritiva e cronológica. Desta forma, foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes, por meio do Questionário Estruturado Inicial, tendo em vista, por exemplo, conhecimentos sobre os princípios de propagação da luz. Neste interim, para a construção das atividades integradas levou-se em conta esses subsunçores, no qual após a produção e uso deste material, concluiu-se que este mostrou ser potencialmente significativo, pois proporcionou aos aprendizes a interação dos subsunçores com novos conhecimentos e a construção de novos conhecimentos, o que pode ser notado através da presença da reconciliação integradora. Nesse sentido, após o uso das atividades experimentais integradas às computacionais voltadas para o ensino de Óptica Geométrica, percebeu-se que os estudantes reagiram de forma positiva apresentando aspectos motivacionais, interesse, engajamento, ocorrendo, ainda, a interação entre os pares, no caso, aluno- aluno e aluno- professora. Portanto, conclui-se que o uso dessas atividades como ferramenta educacional podem contribuir para o desenvolvimento da construção de conhecimentos voltados para o ensino de Física.
- ItemAcesso AbertoPráticas experimentais integradas às simulações computacionais para a mobilização de significados em Óptica Geométrica(2023-06) Alves, Nayara França; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Rizzatti, Ivanise Maria; Bogdan, Radu; Dullius, Maria Madalena; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppO ser humano possui em sua essência a necessidade de compreender o mundo ao seu redor, e esse mesmo comportamento pode ser implementado no ensino de Física a partir de metodologias diferenciadas com a perspectiva de facilitar a compreensão dos fenômenos físicos e suas aplicabilidades no dia a dia. Nesta direção, escolheu-se implementar em sala de aula as atividades experimentais integradas às atividades computacionais como recursos para avaliar indícios de aprendizagem significativa e significativa crítica no ensino de Óptica Geométrica. Para embasar a construção dessas atividades e análise dos dados coletados utilizou-se as teorias da Aprendizagem Significativa e Significativa Crítica. A problemática respondida nesta pesquisa foi como uma sequência didática, fundamentada no método POE, que utiliza de maneira integrada atividades experimentais e simulações computacionais pode contribuir de maneira significativa na aprendizagem e significativa crítica para o ensino de Óptica Geométrica? Realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Câmpus Macapá, contou com a colaboração de 91 alunos do segundo ano do ensino médio. O objetivo geral foi averiguar a mobilização de significados a partir de indícios de aprendizagem significativa e significativa crítica que surgiram durante a introdução de uma sequência didática, fundamentada no método POE, que integrou atividades experimentais com as simulações computacionais direcionadas para o ensino de Óptica Geométrica. A partir de inquietações sobre o termo integração, foi realizado um estudo bibliográfico minucioso entre os anos de 2009 a 2019 sobre as possíveis formas de integração, e consoante análise de dados originou-se uma nova concepção para o significado de integração no ensino de Física, onde a inserção de diferentes recursos didáticos não deveria considerar de forma literal o conceito do verbo integrar, argumentando-se que as atividades que façam uso de diferentes recursos didáticos devem possuir sinergia desde a fase de escolha desses materiais à sua elaboração, a considerar o uso de perguntas investigativas, oportunizando ao aluno diferentes formas de estudar o mesmo conteúdo. De natureza qualitativa, descritiva e cronológica, os instrumentos de coleta de dados foram: questionário estruturado inicial; atividades experimentais integradas às simulações computacionais fundamentadas no método POE; questionário de satisfação e percepções; anotações realizadas no diário de campo; fotos; videogravações e audiogravações. O Produto Educacional (PE) desta tese denominado Experimentos e Simulações Computacionais no ensino de Óptica Geométrica foi fundamentado na metodologia intervencionista Design Based Research, e passou por refinamentos durante cinco intervenções com públicos distintos em diferentes períodos de tempo. Após a inserção deste PE, foram identificados indícios de aprendizagem significativa e significativa crítica a partir da mobilização dos significados após o uso de diferentes atividades investigativas com diferentes recursos didáticos. Os alunos utilizaram-se dos organizadores prévios apresentados pela pesquisadora e seus conhecimentos prévios para solucionar as atividades propostas, em que foram identificados indícios de aprendizagens por recepção; por descoberta; subordinação; superordenação; combinatória; representacional; conceitual; proposicional; os dois processos dinâmicos da diferenciação progressiva e reconciliação integradora; bem como os onze princípios da aprendizagem significativa. Os alunos aprovaram o uso integrado das atividades propostas, vez que proporcionaram momentos de dinamismo, ludicidade, predisposição para aprender o conteúdo de maneira investigativa, interação entre os pares e com a pesquisadora.