Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Andres, Sandra Dorvelí"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAlinhamento do perfil dos gestores de produção de uma indústria de laticínos em relação às competências requeridas pela empresa(2014-11) Franciosi, Cássia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Este estudo tem como objetivo principal verificar o alinhamento do perfil dos gestores de produção de uma indústria de laticínios com as competências requeridas pela empresa. A Unidade em estudo localiza-se no Vale do Taquari RS. O Estudo apresenta como objetivos específicos: Identificar as competências organizacionais; Identificar na percepção dos gestores de produção qual o estilo de liderança predominante e, após, confrontar as competências organizacionais com a percepção do perfil de competências dos gestores. Na fundamentação teórica foram abordados diferentes conceitos de autores da área de Recursos Humanos, como gestão por competências, liderança, estilos de liderança e objetivos organizacionais. A população da pesquisa é formada por 6 (seis) gestores da área de produção da referida Unidade de Laticínios. Nos procedimentos metodológicos o método predominante é o descritivo, o mesmo ocorrendo na análise dos dados, que foi feita de forma quantitativa e qualitativa. Constatou-se que o alinhamento entre competências e gestores está em parte de acordo com as competências requeridas pela empresa e o estilo de liderança predominante identificado é o democrático, sendo que os gestores de produção são orientados para pessoas e tarefas simultaneamente.
- ItemAcesso AbertoUma análise da satisfação dos colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi Botucaraí/RS em relação aos benefícios recebidos(2015-11) Silva, Vanessa Borba Da; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264As organizações procuram cada vez mais pessoas engajadas para trabalharem em suas empresas. Com esse propósito, muitas empresas se comprometem a recompensar seus empregados com remunerações e benefícios a fim de incentivá-los, buscando obter maior eficiência no serviço prestado, pois o que motiva as pessoas é a satisfação de suas necessidades. Logo, as empresas precisam dar atenção especial aos seus colaboradores, eles fazem a diferença em uma organização, com os colaboradores satisfeitos a organização poderá obter o sucesso, já com a insatisfação dos colaboradores poderá obter o fracasso. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência dos benefícios, oferecido pela Sicredi Botucaraí/RS, na satisfação de seus colaboradores, bem como identificar quais são os benefícios considerados mais importantes na percepção deles. Para a elaboração deste projeto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, direcionados à área de recursos humanos, bem como, uma pesquisa documental junto à cooperativa e foi utilizada também a pesquisa descritiva. A pesquisa foi de caráter quantitativo, que buscou identificar as características do público alvo e foram analisados estatisticamente. Foi utilizado o método de pesquisa survey, com aplicação de questionário a uma amostra probabilística e através dos resultados da pesquisa foi possível identificar que os benefícios que geram maior satisfação aos colaboradores é o plano de saúde e o auxílio alimentação. Ao final do trabalho foram sugeridas melhorias que podem contribuir e orientar a empresa sobre os benefícios abonados, de forma a buscar melhorar os pontos fracos e aprimorar os pontos fortes da cooperativa, bem como as referências que balizam a teoria do estudo.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de desempenho: um modelo para um hospital de médio porte(2015-06) Osbel, Aline Dell; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264As organizações atuam no mercado na expectativa de serem eficientes no processo a fim de atender seus clientes com eficácia, uma vez que eles tornam-se mais exigentes quanto à qualidade de serviço prestado. Para melhorar seu desempenho, uma das ferramentas utilizadas na gestão de pessoas é a avaliação de desempenho, que proporciona um entendimento entre funcionário e supervisor, além de conseguir mediar, de forma eficaz, sobre algum conflito existente na organização. Este trabalho caracteriza-se, quanto à natureza, como uma pesquisa aplicada; quanto ao problema, qualitativa; quanto aos objetivos, exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, documental. Teve o objetivo geral de estruturar um modelo de avaliação de desempenho para um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul, a partir de um diagnóstico realizado através de entrevista, e de propor ações de implantação do modelo proposto.
- ItemAcesso AbertoCompetências do menor aprendiz: um estudo no município de Lajeado-RS(2019-05) Künzel, Raquel Jandréia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Com o aumento da concorrência entre as empresas, aumenta a concorrência entre os candidatos às vagas e o governo para mudar esse tipo de estatística criou políticas de inserção dos jovens no mercado trabalho, como a do Menor Aprendiz através de entidades aptas a desenvolverem os cursos necessários para que o menor seja inserido no mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho teve o objetivo de identificar as competências do menor aprendiz necessárias à permanência dos menores aprendizes nas empresas contratantes. No referencial teórico são abordados conceitos sobre evolução do trabalho, juventude, desafio da inserção dos jovens no mercado de trabalho, competência, valores e atitudes, processo de aprendizado e entidades de ensino. Esta pesquisa foi exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa, sendo os dados coletados por meio de um questionário com os menores aprendizes e empresas contratentes, obtendo-se uma amostra de 182 estudantes e 18 empresas participantes. Os resultados dessa pesquisa revelam que as competências adquiridas pelos menores respondentes não diferem muito das esperadas pelas empresas, apenas estão em ordem cronológica alternada, sendo elas: relacionamento interpessoal, motivação, organização e comunicação. Os valores e atitudes esperados pelas empresas e importantes aos menores aprendizes são honestidade e humildade.
- ItemAcesso AbertoeSocial: percepção dos empregadores, clientes de um escritório contábil, frente às rotinas trabalhistas(2015-06) Schaeffer, Lisandra Francine; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Todos os empregadores serão obrigados a enviar a nova declaração das informações sociais, o eSocial, independentemente de porte econômico ou do tipo de tributação. Diante disso, é fundamental conhecer a cultura organizacional existente dentro de cada empresa, a importância de possíveis mudanças organizacionais, que são imprescindíveis para o melhoramento da gestão das rotinas trabalhistas, e os impactos deste programa no dia a dia da organização. Assim, o objetivo desta pesquisa se trata de avaliar a percepção que os empregadores têm do eSocial, e a sua adequação à nova forma de declaração de informações sociais. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados conceitos de bibliografias de autores especialistas nas áreas de cultura e de mudança organizacional, eSocial, além de consulta na legislação trabalhista. Para o desenvolvimento metodológico, fez-se necessária a utilização da pesquisa documental em relatórios trabalhistas dos pesquisados e demais documentos pertinentes à área para coleta de informações, além da aplicação de questionários aos cento e trinta e um (131) empregadores.
- ItemAcesso AbertoGestão participativa em cooperativa de crédito(2017-01) Silva, Paulo Oliveira Da; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264A gestão participativa em uma cooperativa de crédito possibilita a criação de uma aliança entre os associados, que passam a conhecer e ter maior participação na cooperação. O mundo, hoje, é marcado pela globalização, pelo crescimento e por mudanças constantes no ambiente cooperativo. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo descrever a percepção dos associados e não associados em relação à gestão participativa na cooperativa de crédito. Para o alcance do objetivo, o estudo abordou teorias sobre gestão participativa, cooperativa de crédito e cooperativismo. O método deste estudo foi de natureza exploratória e qualitativa, sendo que a técnica de coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com o gestor, associados e não associados da cooperativa de crédito. Obteve-se como resultado a satisfação dos associados da cooperativa, pela sua estrutura, pelo relacionamento e seus benefícios. Por isso, buscam incentivar os que ainda não estão associados. Os não associados justificam que apesar das boas referências, da sua importância na empresa, há alguns critérios na utilização dos produtos oferecidos que os deixam na dúvida, mesmo que recebam informações sobre a cooperativa. Foram sugeridas propostas de melhorias, como palestras sobre os princípios básicos de cooperativismo, criação de um comitê educativo, lançamento de novas linhas de créditos e aplicações e introdução de novas políticas na participação das sobras.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos acadêmicos de ciências contábeis da Univates sobre o clima organizacional nas organizações em que atuam(2018-09-05) Santos, Giovane Eduardo; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Os colaboradores precisam se sentir motivados e reconhecidos para que tenham satisfação e comprometimento com a organização, para que juntos busquem os objetivos almejados e o crescimento necessário. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi descrever a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIVATES sobre o clima organizacional nas organizações em que atuam, através de uma pesquisa aplicada, de caráter quali-quantitativo, por um questionário em escala Likert, sobre os fatores motivacionais que afetam o ambiente de trabalho para o desempenho de suas atividades. No referencial teórico, são abordados temas como cultura organizacional, gestão de pessoas, clima organizacional e fatores motivacionais. A amostra da pesquisa foi constituída de 148 participantes. O estudo apresentou como resultado, que a grande maioria dos respondentes acredita que todos os fatores são importantes para se ter um bom clima organizacional nas empresas em que atuam. Porém, em alguns fatores, como a remuneração, a liderança e a comunicação, muitos desses respondentes estão insatisfeitos, destacando-se também o fato de não existir plano de carreira nas organizações. Por outro lado, as condições de trabalho é o fator em que os respondentes estão mais satisfeitos.
- ItemAcesso AbertoPercepção sobre os estilos de liderança e seus possíveis impactos sobre a produtividade: um estudo aplicado na metalúrgica Hassmann S/A(2014-11) Hassmann, Letícia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Nas organizações, o patrimônio humano tem sido cada vez mais demandado, uma vez que as transformações econômicas, sociais e tecnológicas se tornam cada vez mais frequentes. Assim as pessoas se tornam indispensáveis para que a empresa alcance seus objetivos. Para tanto, essas pessoas precisam estar dispostas a contribuir e a se comprometer com a organização, e neste importante e contínuo processo a figura do líder torna-se vital. Sua eficácia pode ser medida através da capacidade que tem de motivar seus liderados através dos mais variados estilos de liderança. O objetivo principal deste estudo foi relacionar os estilos de liderança encontrados nas estamparias da Metalúrgica Hassmann S/A, com os índices de produtividade existentes. Para isso, buscou-se identificar os estilos de liderança dos responsáveis de cada um dos setores de estamparia, comparar as opiniões de líderes e subordinados coletadas através do questionário e entrevista em profundidade, bem como verificar qual a relação entre liderança e produtividade, e por fim, elaborar propostas de melhorias para a organização através dos resultados encontrados. Esta pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva por ter utilizado a entrevista em profundidade e o questionário para a coleta de dados, tendo sido analisada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que o estilo de liderança não é o único fator responsável pelo desempenho da produtividade. Soma-se ao fator liderança outros componentes como, por exemplo, no caso da Hassmann, o setup, a maior causa para a baixa produtividade, o próprio comprometimento dos funcionários para com o trabalho, a utilização de equipamentos de trabalho adequados, boa remuneração e, por fim, o reconhecimento.
- ItemAcesso AbertoPlano de cargos no município de Muçum/RS com foco em gestão por competências(2015-11) Chiminazzo, Patricia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264A gestão de pessoas se constitui em um desafio para as empresas, sejam elas da iniciativa privada ou pública. Fazer com que elas tenham um desempenho eficiente, para que atinjam seus objetivos, é o que busca o setor responsável pelo gerenciamento das pessoas. No setor público, o assunto é mais melindroso, pois existe uma gama de normas que regulam a admissão e a demissão de pessoas. A presente pesquisa abordou a literatura sobre o assunto, buscando encontrar orientações para atingir o objetivo, que foi desenvolver um plano de cargos, com base na gestão por competência, para a gestão pública municipal de Muçum/RS. A literatura pesquisada evidencia a necessidade de mudanças de paradigmas no gerenciamento de pessoas, especialmente quando enfocada a gestão por competência. Com base nos dados existentes, foi realizada uma comparação de atribuições com a iniciativa privada e com outros municípios. A partir da literatura pesquisada, foi sugerida a adoção do modelo de Leme (2015) e proposto um novo plano com indicações de competências comportamentais e técnicas.