Engenharia da Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia da Computação por Orientador "Pretto, Fabrício"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAplicando os conceitos de BI no módulo Occurrence Manager do sistema Strategic Adviser(2019-01-16) Pritsch, Rodrigo Alan; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476O sistema de gestão Strategic Adviser (SA) possui vários módulos de trabalho e um deles é o Occurrence Manager (OM), responsável por armazenar as informações de ocorrências registradas na aplicação. O módulo OM possui algumas limitações estruturais devido a sua capacidade de adicionar e retirar campos dos seus tipos de ocorrências. A estruturação das tabelas do OM, no banco de dados do SA, foi desenvolvida visando tornar o módulo o mais genérico possível, porém essa generalização dos dados torna inviável comparar informações de tipos de ocorrências distintos. Com a expansão de clientes e usuários do sistema, tornou-se essencial criar uma alternativa que disponibilize aos usuários o dinamismo necessário para possibilitar o cruzamento, comparação e visualização, de todas as informações do OM. Este trabalho utiliza os conceitos de Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios, para gerar uma nova estrutura de banco de dados. Por meio de uma base de dados especificamente desenvolvida para contemplar esta necessidade, junto a uma série de scripts para automatização do processo, cria-se a possibilidade do cruzamento dos campos de todas as ocorrências do sistema, disponibilizando ferramentas, como tabelas pivot e dashboards, de fácil manipulação e visualização para os usuários finais.
- ItemAcesso AbertoAplicativo para navegação indoor utilizando a câmera como sensor de posicionamento(2018-08-13) Schwertner, Francisco; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476A popularidade dos dispositivos móveis, imensamente populares e equipados com sistemas de posicionamento global e conectividade com a Internet, propulsionaram o uso de serviços baseados em localização. Estes serviços promovem uma interação personalizada com o ambiente, com isso as pessoas podem encontrar a exata localização em um mapa, descobrir a melhor rota entre dois pontos, buscar e oferecer serviços e produtos próximos. Entretanto, os ambientes indoor ainda não possuem uma solução padrão para localização estabelecida, devido `as dificuldades de inferir o posicionamento no interior das construções. Alternativas utilizando técnicas de posicionamento visual, empregando a câmera do dispositivo, vêm sendo concebidas. Este trabalho analisou o uso da câmera de um smartphone como sensor de movimento em ambientes indoor, através da odometria visual. Além disso foram empregadas técnicas CBIR para reconhecimento da localização a partir de imagens. Um aplicativo para Android foi criado baseado no modelo de desenvolvimento híbrido. Os resultados dos testes relacionados a odometria visual mostraram que a técnica é capaz de captar o movimento do agente, porém o experimento não foi capaz de reproduzi-la com a precisão adequada. Contudo, foi possível verificar o desempenho do WebAssembly no processamento de imagens, desenvolvendo um algoritmo com a biblioteca OpenCV, portando o código C++ para web.
- ItemAcesso AbertoApp Bundle e Dynamic Delivery: modulação de apps para Android(2019-12) Ely, Leo; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476Aplicativos móveis são cada vez mais importantes na sociedade. Com a evolução tecnológica e o surgimento de smartphones, tablets e outros dispositivos com inúmeros novos recursos, os sistemas operacionais portáteis impulsionaram o desenvolvimento de aplicações para os mais diversos fins. Paralelamente, os processos de desenvolvimento evoluíram consideravelmente, devido aos desafios originados com os avanços da tecnologia. Decorrente de tal progresso, originaram- se problemáticas como o controle do tamanho dos aplicativos, a criação de novos meios de distribuição de apps e a viabilidade de modularização dos mesmos. Sendo assim, o presente trabalho realiza um estudo na documentação do novo formato de envio e desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional Android, enfatizando a modularização dos recursos. Além disso, são apresentados os processos de criação de uma aplicação para o referido sistema operacional, utilizando os recursos de modularização. Testes de recursos técnicos foram realizados, verificando dados como o tamanho do aplicativo e dos módulos e o gerenciamento da entrega dos mesmos. Por fim, apresentam-se as conclusões baseadas nos resultados obtidos, as quais exibem os prós e contras da tecnologia examinada pelo presente trabalho.
- ItemAcesso AbertoAUTOM8 - ferramenta web para gerenciamento, manutenção e atualização remota de sistemas operacionais e aplicativos(2020-06) Gasparini, Heryk; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476A gestão e o controle das estações de rede segundo os conceitos da governança da TI e da gerência de redes de computadores, permitem a uma organização alcançar maior eficiência na gestão de recursos de TI. As soluções disponíveis no mercado para o gerenciamento de estações de rede por meio de um software possuem um alto valor financeiro. A necessidade de manutenção de software e hardware é frequente e exige monitoramento e correções de falhas. O gerenciamento remoto permite aos profissionais e departamentos de TI realizar manutenções preventivas e corretivas de forma eficiente. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta composta por uma aplicação web, chamada de gerente, e uma aplicação cliente, instalada nas estações atuando como um agente de rede para realizar a comunicação entre os sistemas. O intuito do desenvolvimento da solução é otimizar os recursos e processos de gerenciamento, manutenção e atualização remota de software operacional e aplicativo de estações de rede. A solução desenvolvida permite fazer a gestão de estações de rede de forma remota e eficiente. Através do acompanhamento dos registros e criação de tarefas automatizadas, a aplicação web coordena a execução na aplicação cliente instalada nas estações de rede.
- ItemAcesso AbertoBLUEPATH: Sistema de localização indoor(2018-11) Mittelstadt, Raul Silverio; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476Localizar-se atualmente tornou-se um desafio a ser enfrentado. Com o desenvolvimento das cidades, a quantidade de rotas e lugares aumentou consideravelmente. Para suprir essa necessidade de chegar em lugares desconhecidos ou a melhor rota a seguir, surgiu o GPS que se tornou popular rapidamente, devido a sua grande efetividade e quantidade de ferramentas. No entanto, o GPS tem suas limitações no que diz respeito à precisão, o que inviabiliza sua utilização em ambientes internos. Neste sentido este trabalho apresenta a proposta de criação de um aplicativo de localização indoor, para localização de uma pessoa dentro de um ambiente fechado. Para atingir tal objetivo, foram distribuídos transmissores Bluetooth em um ambiente interno, para que o aplicativo consiga por meio dos transmissores determinar a localização. Para determinar a localização, foram utilizadas técnicas de meios de orientação como: RSSI (Received Signal Strength Indicator) e ToA (Time of Arrival). Um estudo detalhado das tecnologias e técnicas envolvidas, contemplam o escopo deste trabalho. Com os resultados obtidos foi possível determinar a localização do smartphone em um ambiente interno.
- ItemAcesso AbertoColeta de dados com dispositivos móveis: um estudo de caso aplicado à produção avícola(2014-03-20) Pretto, Samuel José; Pretto, FabrícioA importância de ter informações atualizadas no meio empresarial é fundamental para definir o modo como os gestores decidem, planejam e, em alguns casos, como produtos e serviços são produzidos. A fim de garantir que as informações estejam rapidamente disponíveis, o uso de aplicativos para dispositivos móveis na coleta de dados pode ser uma alternativa eficaz, pois a informação pode ser atualizada na base de dados de um sistema, sempre que o dispositivo se conectar com a Internet. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a produção avícola, onde foi desenvolvido aplicativo para efetuar a coleta de dados sobre a criação de aves, como o índice de mortalidade e o consumo de água, e disponibilizar as informações por meio de uma interface Web para que os gestores possam analisar e recomendar ações de correção no intuito de melhorar os indicadores de produtividade.
- ItemAcesso AbertoControle de acesso a eventos utilizando reconhecimento facial(2023-11) Audibert, João Pedro Basso; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476; Diemer, Mouriac Halen; Wolf, Alexandre StürmerO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma aplicação de reconhecimento facial para dispositivos móveis para controle de acesso e reconhecimento automatizado de pessoas. A justificativa do desenvolvimento do sistema se deve à comum existência de filas em eventos sociais. Soma-se isso, a possibilidade de falsificação de documentos e a perda dos métodos garantidores de acesso. A autenticação é a base para o desenvolvimento da pesquisa e é feita por biometria, neste caso identificação facial. O estudo, conduzido de forma exploratória, se direciona à procura de técnicas para a implementação de uma ferramenta acessível e de código aberto. Focou-se na área de reconhecimento facial para controle de acesso. Foi criada uma solução utilizando as linguagens de programação Python, para o processamento, a qual apoia se na biblioteca face_recognition para realizar o reconhecimento. Para o mobile, foi utilizado React Native com auxílio do framework Expo para detecção de faces e estruturação do aplicativo. Com o desenvolvimento completo, realizaram-se testagens piloto e de campo, as quais apontaram as falhas iniciais e posteriormente, corrigidas, os resultados. Esses, por sua vez, são muito satisfatórios, o algoritmo reconheceu corretamente cerca de 90% das vezes e em tempo hábil, de aproximadamente cinco segundos.
- ItemAcesso AbertoCopyToPaste: Proposta de sistema de detecção de plágio(2013-06-11) Eckert, José Fernando; Pretto, FabrícioCom o surgimento da Internet houve muitas mudanças quanto às relações humanas, disposições de obras protegidas pelos direitos autorais e forma de ensino adotada pelas escolas e demais centros educacionais. As mudanças ocasionadas por redes sociais, centros de armazenamento de arquivos, bibliotecas digitais e o compartilhamento direto facilitaram o acesso a obras e induziram o plágio devido ao sentimento de impunidade no mundo virtual. Para mudar este paradigma o presente trabalho tem como principal objetivo orientar professores, alunos e demais cidadãos quanto à prática do plágio, demonstrando que é possível determinar valores referentes à similaridade entre documentos e identificar o plágio. Para possibilitar a identificação de plágio, este trabalho propõe vários métodos de tratamento de texto e comparação de similaridade, trazendo um resultado rico em informações e indicando pontos do texto que possuem similaridade com documentos disponíveis no mundo virtual. Com acesso livre à solução mediante cadastro, o ambiente de pesquisa proporciona a escolha do grau de comparação que determina as ferramentas que o sistema irá utilizar para realizar a busca e o tempo da análise. O resultado exibido é produzido pelo uso em conjunto de métodos de limpeza textual e comparação de similaridade.
- ItemAcesso AbertoInteração natural em ambientes virtuais para a plataforma WEB(2019-11) Netto, Matheus; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476Embora muitos dispositivos de interação tenham sido desenvolvidos para aprimorar a maneira com que interagimos com ambientes virtuais, a Interação Natural (IN) ainda é considerada a mais eficiente. A comunicação humana é naturalmente composta por gestos, expressões e movimentos. Desta forma, o processo de interação torna-se mais intuitivo, pois elimina a necessidade de esforço cognitivo no aprendizado de novos comandos na realização de tarefas. As aplicações World Wide Web (WEB) correspondem à plataforma mais utilizada no momento para a criação de novas soluções, no entanto, sua principal forma de interação ainda ocorre por meio de dispositivos tradicionais, como teclado e mouse. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um experimento de Interação Natural em ambientes virtuais para a plataforma WEB, em um ambiente interativo, utilizando a tecnologia Web Graphics Library (WebGL) e uma câmera digital. Através de técnicas destinadas a computação visual, são realizadas a leitura e interpretação dos movimentos dos usuários em tempo real. A validação dessa solução envolveu alunos dos cursos de computação de uma instituição de ensino superior. Durante os testes, os alunos interagiram através de movimentos naturais, manipulando objetos em um ambiente de Realidade Virtual (RV) em um navegador WEB. Foram avaliados critérios como: processamento dos gestos, desempenho da aplicação no cliente, precisão dos movimentos e usabilidade.
- ItemAcesso AbertoRealidade virtual no auxílio da aprendizagem da estrutura óssea(2018-02-28) Weissheimer, Cassiano Ricardo; Wildner, Maria Claudete Schorr; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476A Realidade Virtual é um ambiente tridimensional gerado por computador, que possibilita representar ou não o mundo real, onde o usuário sinta-se imerso e seja possível a navegação, a interação e a manipulação dos elementos virtuais presentes neste ambiente. Neste trabalho é desenvolvida uma aplicação de Realidade Virtual que visa auxiliar o processo de ensino, motivando os estudantes em relação ao conteúdo exposto, tornando-se um método alternativo e complementar, pois proporciona benefícios que não seriam possíveis com os métodos tradicionais. Assim, este trabalho é um estudo experimental e aplicado que tem a finalidade de descrever o desenvolvimento de uma aplicação imersiva em Realidade Virtual para dispositivos móveis voltado para auxiliar no processo de ensino de partes do corpo humano, especificamente a estrutura óssea. A validação foi realizada com estudantes do curso de Fisioterapia, onde os mesmos puderam visualizar, navegar e interagir com objetos virtuais como o crânio, braço e tórax.
- ItemAcesso AbertoRight Step: serious game de realidade aumentada para reabilitação de pacientes com hemiplegia(2018-10-09) Link, Juliano; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476O tratamento para reabilitação da hemiplegia é realizado através de várias atividades seletivas, mesmo assim muitos pacientes não se sentem instigados a executar os exercícios propostos, o que compromete a evolução do tratamento. A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia de interface avançada, que permite o usuário interagir com um sistema, sendo ela utilizada na educação, entretenimento, engenharia e na área da saúde. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para auxiliar pacientes na reabilitação dos membros inferiores do corpo, estimulando a execução dos exercícios propostos por meio da utilização da Realidade Aumentada (RA). Foi desenvolvido um ambiente interativo, fazendo o uso de um óculos de Realidade Virtual, um celular smartphone, um módulo NodeMCU, um sensor ultrassônico e um acelerômetro. Este estudo envolveu dois grupos, compostos por dois idosos cada, com problemas no processo de marcha e que já estão em tratamento da hemiplegia. Um grupo fez uso da Realidade Aumentada para auxiliar e estimular na execução dos movimentos de marcha. O outro grupo recebeu o tratamento fisioterapêutico tradicional. Os dois grupos tiveram o acompanhamento de um profissional da fisioterapia. Os experimentos foram realizados na Clínica Escola da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em sessões individuais com cada paciente, durante um período de 6 semanas. Os testes demonstraram que o uso da tecnologia pode contribuir no tratamento de pacientes com hemiplegia.
- ItemAcesso AbertoServiço de geolocalização para plataforma android(2014-06-12) Bohrer, Fernando José; Pretto, FabrícioO mercado de telefonia móvel tem crescido de forma considerável nos últimos anos e a procura por dispositivos que agreguem cada vez maior número de funcionalidades tem feito com que a comercialização de smartphones aumente. De todas as plataformas de software executadas por smartphones, a que tem apresentado o crescimento de mercado mais significativo é a plataforma Android, uma plataforma construída a partir de um consórcio de empresas que criou a Open Handset Alliance. Com a crescente interação entre usuários e seus equipamentos e com a presença destes cada vez mais no cotidiano das pessoas, é cada vez maior o volume de informações que são armazenadas nestes dispositivos. A eventual perda de um dispositivo permite a terceiros terem acesso às informações armazenadas no aparelho e esse acesso pode trazer prejuízos pessoais e financeiros. O presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um sistema que permite geolocalizar e bloquear, remotamente, smartphones que executam a plataforma Android.