Engenharia da Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia da Computação por Orientador "Malheiros, Marcelo De Gomensoro"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise de um servidor de baixo custo para hospedar um honeypot utilizando Raspberry Pi(2019-11) Azevedo, Jonathan Felten; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187Possuir segurança e confidencialidade de dados em dispositivos conectados à Internet é um grande desafio. Conforme a tecnologia vai evoluindo, novas formas de ataques cibernéticos surgem e, assim, geram um enorme perigo aos usuários e às corporações. Da mesma maneira, novas ferramentas para prevenção são criadas, como os honeypots. Estes ainda são pouco conhecidos, mas possuem um papel extremamente importante na identificação e no combate a ameaças. Este trabalho tem o objetivo de analisar um servidor de baixo custo para atuar como um honeypot. Para isso, um dispositivo Raspberry Pi foi configurado de várias maneiras, simulando uma máquina vulnerável com a finalidade de distrair o atacante e atuar como detector de ataques. Por meio de alguns cenários e ferramentas, foi possível realizar testes e analisar a viabilidade de utilizar o Raspberry Pi para essa função, em diferentes situações, de acordo com seu desempenho e baixo custo. Foi evidenciado que o Raspberry Pi consegue hospedar um honeypot, mas sua efetividade irá depender da eficiência do software utilizado e também do tamanho e complexidade da rede em que ficará esse dispositivo.
- ItemAcesso AbertoAprimoramento de um simulador didático de Redes de Computadores(2014-03-20) Poletti, Cristiano Führ; Malheiros, Marcelo De GomensoroAs redes de computadores fazem parte da vida diária de empresas e de usuários domésticos, sendo uma das áreas mais importantes para a formação de profissionais de Computação. Mesmo sendo um tópico relevante, existem relativamente poucas ferramentas de apoio ao ensino de Redes de Computadores. Com este objetivo, Müller (2010) propôs o desenvolvimento de um novo simulador de redes, ainda que com algumas limitações. O presente trabalho descreve a implementação de novas funcionalidades e aperfeiçoamento de recursos já desenvolvidos anteriormente. Em particular, pretende-se expor, de forma gráfica, as etapas do processo de estabelecimento de conexões TCP e permitir que protocolos como HTTP e ICMP possam ser respondidos automaticamente, simulando o funcionamento de um servidor.
- ItemAcesso AbertoAprimoramento do sistema de previsão de enchentes(2014-03-20) Rabaioli, Nataniel; Malheiros, Marcelo De GomensoroAs inundações são um dos principais e mais devastadores fenômenos naturais, e que frequentemente atingem a região do Vale do Taquari. A utilização de modelos hidrológicos tem se mostrado importante, provendo previsões com precisão e antecedência adequadas. A validade desta abordagem tem sido comprovada por estudos desenvolvidos na região, como os realizados por Ferreira (2007), Eckhardt (2008) e De Conto (2009). Para a obtenção de resultados ainda melhores é necessário aperfeiçoar os modelos hidrológicos e obter fontes de dados mais confiáveis. É justamente esta a motivação deste trabalho. Através do aprimoramento do sistema desenvolvido anteriormente por De Conto (2009), este trabalho permite a generalização dos modelos hidrológicos, a criação de uma interface administrativa, o uso de mais fontes de coleta de dados, a geração de relatórios e a visualização de dados intermediários de entrada e saída para os pontos de controle de uma simulação, através de uma aplicação web. O sistema foi testado utilizando dados extraídos do site da Defesa Civil, alcançando resultados nas simulações próximos aos dos trabalhos anteriores. Entende-se que a aplicação desenvolvida permite explorar e refinar os modelos de simulação hidrológica, além de gerenciar as séries históricas coletadas, provendo uma ferramenta de apoio importante para o processo de previsão de enchentes.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da estratégia de aprendizado NEAT aplicada a um jogo eletrônico de console 8 Bits(2018-10-11) Soder, Alan; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187A busca pelo desenvolvimento de um programa que realize funções do cérebro humano começou junto com o início da computação eletrônica. Desde então, muitas pesquisas foram realizadas para alcançar este objetivo, em geral dentro da grande área de Inteligência Artificial. Um avanço recente foi a substancial redução do custo de equipamentos utilizados para processar redes neurais, facilitando a execução de algoritmos de aprendizado em computadores pessoais e dando novo impulso ao desenvolvimento de novos algoritmos. Um deles é o NEAT, que tem como objetivo criar uma rede neural artificial que evolui através de mudança em sua topologia e alteração de pesos das suas conexões, seguindo a abordagem de algoritmos genéticos. Esta monografia tem como objetivo avaliar o NEAT quando aplicado ao aprendizado de um jogo eletrônico. Foi escolhido para isto o jogo Gradius do Nintendo Entertainment System (NES), que funciona dentro de um emulador, interagindo e sendo controlado por uma rede neural dinâmica. Partindo de zero conhecimento, a rede neural artificial foi capaz de jogar sozinha um trecho do jogo, efetuando ações que normalmente seriam realizadas por seres humanos.
- ItemAcesso AbertoAvaliação e análise de consumo de energia multinível em hardware modular(2015-06) Fronchetti, Jonas; Velho, Pedro A. M. De Campos; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; Wolf, Alexandre Stürmer; Giacomolli, Anderson AntônioO Brasil teve aumento exponencial no consumo de energia elétrica nos últimos anos. Além da natural expansão e construção de novas usinas, é importante haver uma transformação no modo de consumir energia, reduzindo riscos ambientais. Portanto, torna-se essencial reduzir a utilização da energia, e para isso, é necessário desenvolver formas de monitoramento e medição do consumo energético. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para medição do consumo energético multinível em sistemas computacionais, possibilitando uma análise do consumo em três níveis de uma plataforma modular de hardware. Para este desenvolvimento foi utilizada a linguagem de programação C, apoiada por hardware externo dedicado, permitindo medições entre a fonte e a rede elétrica, entre a fonte e a placa principal, e internamente na placa de seus componentes. O foco é obter dados precisos de tensão e corrente em vários pontos do sistema, ocultando a complexidade e apresentando uma API simples para o programador.
- ItemAcesso AbertoEstudo e desenvolvimento de uma solução baseada em padrões abertos para sincronização de slides com streaming de áudio e vídeo(2014-09-02) Neto, Armando Taffarel; Malheiros, Marcelo De GomensoroEste trabalho apresenta uma solução para sincronização de slides com um streaming de áudio e vídeo utilizando apenas tecnologias livres de patentes e de código fonte aberto. O objetivo principal é simular virtualmente um ambiente nãointerativo de sala de aula. A solução contempla os quatro estágios de streaming: captura, codificação, distribuição e visualização. Ela foi desenvolvida combinandose uma série de tecnologias existentes e adaptandose algumas delas. Diversos testes foram feitos e diferentes cenários foram simulados com o intuito de construir uma solução flexível e robusta. Desta forma, este trabalho pretende contribuir para o crescimento do ensino à distância, especialmente no que diz respeito ao uso de soluções livres.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre ferramentas de realidade aumentada em ambientes de baixo custo(2014-08-14) Silva, Nasair Júnior Da; Malheiros, Marcelo De GomensoroA Realidade Aumentada vem cada vez mais tomando espaço como uma forma alternativa de interação com o usuário, principalmente por causa do grande poder de processamento das máquinas atuais. Este trabalho visa estudar as principais ferramentas disponíveis em Software Livre para criação de aplicações usando Realidade Aumentada, analisando suas características, aplicabilidade, funcionalidades, comparativos e dificuldades na utilização.
- ItemAcesso AbertoGerador automático de exercícios para apoio ao ensino de programação(2015-11) Tramontina, Pedro Ernesto; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; Franzen, Evandro; Dertzbacher, JulianoAtravés de pesquisas realizadas na área de ensino, especificamente na área de programação, foi identificado que o método utilizado para ensinar a programar ainda segue o formato tradicional, limitando o processo de aprendizado e causando uma grande taxa de reprovação em disciplinas como as de algoritmos e programação. Com isso, diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas para melhorar o processo de ensino e aumentar a disseminação do conhecimento. Além disso, técnicas como a gamificação estão sendo aplicadas para aumentar a motivação dos alunos na busca pelo conhecimento. Entretanto, percebeu-se que estes ambientes online de apoio ao ensino que disponibilizam exercícios, possuem apenas uma lista simplificada de atividades, obrigando os usuários a realizarem sempre as mesmas tarefas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver um software gerador de exercícios de programação, visando uma variação das atividades nestas ferramentas de autoestudo, além de auxiliar professores no processo de ensino, facilitando a criação e disponibilização de listas de exercícios.
- ItemAcesso AbertoShippingShare – plataforma para compartilhamento de frete(2018-02-28) Marmitt, Jonathan; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187Compras através da Internet aumentam continuamente, impulsionadas por fatores como privacidade e comodidade, em um mundo onde as lojas estão abertas 24 horas por dia. Com apenas alguns cliques, é possível ir de uma loja para outra e comparar preços automaticamente. Apesar dos benefícios, um aspecto torna-se crucial neste processo: o custo do frete, o que pode ser até o motivo de desistência de uma compra. Este trabalho propõe a criação de uma plataforma de compra compartilhada, semelhante a uma rede social, oferecendo interação entre os interessados, e, com apenas uma compra efetiva, fazer com que todos envolvidos economizem no valor do frete. Ao final do processo, a plataforma também ajuda a resolver um problema crucial para as transportadoras: last mile delivery, visto que a entrega é feita diretamente entre comprador e participante, não envolvendo serviços terceirizados.
- ItemAcesso AbertoSimulação de padrões biológicos através de reação-difusão em superfícies submetidas ao crescimento(2019-01-16) Fensterseifer, Henrique; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187Este trabalho consiste na exploração da síntese de texturas usando a simulação de sistemas biológicos, especificamente voltados à formação de padrões através de modelos de reação-difusão, com foco no modelo original não-linear de Alan Turing. Para tanto, foi necessário estudar diversos conceitos de Computação Gráfica, analisando técnicas como síntese de imagens e mapeamento de texturas, incluindo também conhecimentos de Química e Biologia relacionados aos modelos de reação-difusão, como seu funcionamento e sua aplicabilidade na morfogênese e no desenvolvimento de padrões. É implementada e descrita a simulação destes sistemas sobre grades bidimensionais com aplicação de crescimento, visando subsidiar a aplicação dos resultados em malhas geométricas tridimensionais sofrendo crescimento e deformação da superfície. Ao contrário da maioria dos trabalhos relacionados que sintetizam texturas em domínios estáticos, este trabalho produziu novos padrões sintéticos visualmente comparáveis a espécies animais existentes. Em particular, o mapeamento sistemático dos parâmetros que controlam o sistema de reação-difusão com a adição de crescimento, permitiu que fossem descritos os comportamentos típicos do crescimento nestes sistemas e ainda aumentar a gama de padrões que podem ser criados. Por final, pode-se dizer que este modelo matemático ainda não foi esgotado, tendo se mostrado capaz de gerar padrões inéditos e com capacidade intrigante de alcançar semelhança com a Natureza.
- ItemAcesso AbertoSistematização do processo de mineração e análise de dados aplicado ao setor público(2020-06) Bruxel, Cândida Maria; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187A Mineração de Dados é o processo de identificar padrões, regras, correlações e anomalias em conjuntos de dados para extrair conhecimento e ajudar gestores na tomada de decisão, além de ser uma área multidisciplinar, incluindo tecnologias de armazenamento, técnicas de Inteligência Artificial, algoritmos de Aprendizado de Máquina e estratégias de Visualização Científica. Este trabalho teve por objetivo explorar uma metodologia de Mineração e Análise dos Dados, utilizando como estudo de caso informações oriundas do setor público. Para tanto, foi estruturada uma base de dados com dados consolidados e então diversas técnicas de Mineração de Dados foram aplicadas, seguindo a metodologia Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM). Além do resultado imediato de descobrir informações úteis e ainda desconhecidas, este trabalho procurou analisar ferramentas e algoritmos atualmente disponíveis, assim como refletir sobre como as informações mineradas podem ser retornadas de forma interativa para um gestor público.