Engenharia da Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia da Computação por Orientador "Franzen, Evandro"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de um módulo para conversão de linguagem natural em SQL em um sistema de gestão(2024-12-11) Endrizzi, Nícolas Cristiel; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310; Schorr, Maria Claudete; Dertzbacher, JulianoOs sistemas de gestão geram uma ampla gama de informações de diversas áreas e perspectivas, o que os tornam essenciais e flexíveis e por conta disso complexos. Esta complexidade frequentemente dificulta e encarece a busca de informações dentro do sistema. Diante desta dificuldade enfrentada pelos gestores do sistema ao acessar informações no sistema de gestão e seu impacto no fluxo de trabalho, a pesquisa proposta neste trabalho tem como objetivo principal facilitar essa interação, proporcionando uma resposta rápida e objetiva de acordo com as intenções impostas pelos gestores, interagindo com bancos de dados por meio da linguagem natural com o aproveitamento do potencial dos Large Language Models (LLMs) que utiliza métodos de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Este estudo aborda o desenvolvimento de um sistema que combina a linguagem natural com consultas Structured Query Language (SQL) em ambientes de gestão empresarial, utilizando um assistente da OpenAI previamente treinado com dados relacionados ao sistema da empresa a Suíte SA, que interpretará os textos imputados pelos usuários, a qual utiliza o modelo GPT-4o, que por sua vez irá processar as informações recebidas por meio de um gateway de conexão e retornar as informações formatadas e direcionadas a uma interface desenvolvida dentro do sistema de gestão. O principal objetivo é permitir que o usuário se comunique de forma natural com o sistema, facilitando a busca pelos elementos em uma única aplicação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, de procedimento bibliográfico e documental, por meio de testes, a qual foi selecionado um grupo de colaboradores da Interact Suíte SA, do setor de Produto e Desenvolvimento, que responderam um formulário e através das respostas foi possível comprovar a eficácia da utilização de um modelo para fazer a interpretação da linguagem natural para consultas SQL.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo entre os sistemas gerenciadores de banco de dados PostgreSQL e MongoDB para o armazenamento e busca de metadados MARC(2017-01) Fiegenbaum, Jader Osvino; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310A utilização de sistemas de gestão de acervo reduz o trabalho e o custo interno das bibliotecas, além de recuperar mais rapidamente a informação para os usuários. Atualmente, a utilização desses sistemas é fundamental, principalmente devido ao volume de informação, a qual deverá ser catalogada e recuperada. O surgimento do formato MARC em 1960 é um dos fatores que possibilitou o desenvolvimento desses sistemas, pois é um marco que representa a transição da catalogação em fichas catalográficas para computador. Apesar do MARC apresentar uma estrutura flexível e dinâmica, muitos sistemas de gestão de acervos utilizam bancos de dados relacionais, que em sua maioria utilizam estruturas mais rígidas para o armazenamento de dados. O propósito deste estudo é desenvolver um protótipo para comparar quantitativamente e qualitativamente a adesão e performance dos SGDB's PostgreSQL e MongoDB para o armazenamento e busca de metadados MARC. Neste estudo serão abordados conceitos de dados e metadados, bem como sua visão geral, os principais conceitos dos modelos NoSQL e relacional e as principais características dos SGDB's PostgreSQL e MongoDB.
- ItemAcesso AbertoFerramenta de coleta e análise de estatísticas para sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL(2015-11) Tomasini, Fabiano; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310O crescimento das empresas e organizações tem evidenciado a importância da informação para a tomada de decisões, sendo que o volume, cada vez maior de dados, têm exigido atenção com a velocidade com que as informações são obtidas e gera preocupações quanto a forma com que os dados são armazenados. É fundamental garantir a integridade das informações e um bom desempenho em seu acesso. Algumas dessas preocupações podem ser amenizadas, através de algumas ações que podem ser tomadas em relação ao SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) escolhido. O trabalho em questão tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta que possibilite identificar, de forma visual, possíveis problemas de desempenho em relação ao SGBD. Através da ferramenta desenvolvida são coletadas estatísticas do banco de dados, permitindo detectar impasses que estejam relacionados a administração do banco de dados, podendo assim, tornar visível a necessidade de criação de índices e alterações em configurações do sistema utilizado. A ferramenta facilita a otimização e o monitoramento do sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL.
- ItemAcesso AbertoMineração de dados aplicada ao relacionamento com clientes em empresas do ramo de materiais de construção(2015-06) Heinen, Marcos Eduardo; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310; Franzen, Evandro; Dertzbacher, Juliano; Wildner, Maria Claudete SchorrO volume de dados armazenado pelos sistemas de gestão atuais tem aumentado gradativamente. A obtenção de informação por meios tradicionais não mostra de forma clara novas tendências ou padrões de comportamento que os consumidores vêm apresentando. O processo de mineração de dados aparece como aliado para obter informações valiosas em grandes quantidades de dados. Este trabalho descreve os fundamentos do processo de “descoberta de conhecimento em base de dados” e as principais técnicas da mineração de dados. É avaliada a estrutura do banco de dados de um sistema gerencial de duas empresas do ramo de materiais de construção e são utilizadas as ferramentas WEKA e Microsoft Analisys Services para a aplicação de algoritmos nos dados selecionados. Foi possível comparar as duas ferramentas, identificar qual empresa teve maior ganho no processo, pontos que podem ser melhorados no sistema de gestão e na manutenção dos dados armazenados por este.