Ensino de Ciências Exatas
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Browsing Ensino de Ciências Exatas by browse.metadata.advisor "Moreira, Marco Antonio"
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- ItemOpen AccessAprendizagem significativa de limites e derivadas por meio da Teoria das Situações Didáticas no Cariri Cearense(2024-11) Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos; Dullius, Maria Madalena; Moreira, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Santarosa, Maria Cecília Pereira; Alencar, Alexsandro Coelho; Alves, Francisco Regis VieiraEsta tese foi concebida a partir da elaboração, desenvolvimento e reflexões de um produto educacional, na forma de uma sequência didática, para o ensino de Limites e Derivadas com vistas a proporcionar aprendizagem significativa. A investigação foi conduzida segundo a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) subsidiando ações didáticas por meio da proposição de problemas contextualizados. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte, com professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Preliminarmente, os professores realizaram uma avaliação e validação da proposta de produto educacional, enquanto que os estudantes participaram de uma intervenção didática nos anos de 2023 e 2024. A problemática que norteou este estudo é: Quais contribuições a TSD oferece no desenvolvimento da aprendizagem significativa de Limites e Derivadas a licenciandos em Matemática? Para tal, tem-se por objetivo geral: investigar contribuições da TSD para desenvolvimento de aprendizagem significativa de Limites e Derivadas com licenciandos em Matemática. A pesquisa está centrada nos pressupostos de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa utilizando como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. Foram desenvolvidas atividades investigativas para subsunçores, organizadores prévios e situações didáticas, além de uma atividade de avaliação que tinha a intenção de evidenciar os conhecimentos construídos. Para análises e discussão de resultados foram utilizados registros em um diário de campo, aplicação de questionários, entrevistas, construção de mapas mentais e análise das respostas aos problemas propostos. Os resultados indicam que a TSD contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem significativa por meio do planejamento de sessões de ensino, concepção e elaboração de atividades, postura mediadora em sala de aula, observação da dialética que precede a aprendizagem e formalização do saber matemático envolvido, numa proposta de ensino que instiga o estudante ao protagonismo e autonomia em sala de aula. Há indícios de que usar a TSD pode reverberar na utilização dos pressupostos teóricos da TAS, instigando a predisposição para aprender, investigando e utilizando os conhecimentos prévios, propondo o desenvolvimento de um material didático potencialmente significativo e estimulando uma aprendizagem que agregue significado na vida do estudante. Com isso, pode-se afirmar que o uso da TSD em propostas de ensino de Limites e Derivadas contribuiu para que os estudantes fossem instigados à aprendizagem significativa, seja diferenciando progressivamente ou reconciliando integrativamente os conhecimentos abordados, culminando em uma consolidação de saberes em sua estrutura cognitiva.
- ItemOpen AccessEnsino de eletromagnetismo por meio de atividades experimentais e computacionais em uma escola família agroextrativista no interior do Amapá(2023-06) Gama Júnior, Rosivaldo Carvalho; Paulo, Iramaia Jorge Cabral De; Moreira, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Neide, Ítalo Gabriel; Perez, Silvana; Nobre, Francisco Augusto Silva; Santarosa, Maria Cecília PereiraMesmo com tantos recursos educacionais disponíveis para melhorar o Ensino de Física, ainda há certa carência quanto ao uso dessas ferramentas. Nesse sentido, esta tese aborda a integração de atividades experimentais e computacionais como recursos didáticos para favorecer a Aprendizagem Significativa de conteúdos do eletromagnetismo. O referencial teórico que embasou as atividades e a análise dos resultados foi a Teoria da Aprendizagem Significativa e alguns princípios de Freire. O questionamento que se buscou responder com este estudo e que serviu como guia foi: como o uso de atividades experimentais e computacionais potencializa a Aprendizagem Significativa de conceitos do eletromagnetismo para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola família agroextrativista no interior do Amapá? O estudo foi realizado na Escola Família Agroextrativista no interior do Amapá, tendo, como sujeitos, alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio. Os objetivos específicos elencados para este estudo foram: identificar os conhecimentos prévios dos educandos sobre eletromagnetismo; elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais para abordagem do conteúdo do eletromagnetismo; identificar evidências de Aprendizagem Significativa do eletromagnetismo desenvolvidas nas atividades; analisar as percepções dos educandos após as atividades realizadas. O estudo foi de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram os seguintes: um questionário de conhecimentos prévios, indagações dos alunos, mapas mentais, cinco guias Predizer, Observar e Explicar (POE), um questionário de receptividade, diário de campo, fotos e filmagens. Os resultados foram analisados e discutidos de maneira descritiva e cronológica. Os resultados apontaram: os organizadores prévios e os diálogos construídos contextualizaram e problematizaram, possibilitando aos alunos apresentarem ideias gerais do conteúdo, além de motivá-los para participar das atividades subsequentes; o uso produto educacional por meio das atividades experimentais e computacionais proporcionou indícios de aprendizagem com significados mais ampliados, estáveis e elaborados, auxiliando os alunos no processo da diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. Ainda, esses recursos instrucionais não substituem a presença do professor, por isso o diálogo foi fundamental para a negociação e construção de significados; os alunos sinalizaram que gostaram das atividades experimentais e computacionais, demonstrando interesse em trabalhar com esse tipo de atividade em outros conteúdos de Física e outras disciplinas, pois foi algo inovador para eles.