Biblioteca Digital da Univates

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Desenvolvimento de Ludwigia Peruviana em solo contendo níquel
(2025-03-19) Pereira, Cristiano de Aguiar; Hoehne, Lucélia; http://lattes.cnpq.br/1088266827926373; Johann, Liana; Borsoi, Cleide; Steffens, Juliana
Os solos estão cada vez mais sendo contaminados por metais pesados (HM), esta contaminação pode ocorrer de forma natural ou antropogênica. As principais fontes antropogênicas são a indústria, o petróleo e os agroquímicos. Os HM no solo causam problemas para a sociedade, desde a diminuição da produção agrícola, contaminação das águas e dos alimentos, além de provocar doenças respiratórias, cardíacas, digestivas e câncer. Para a remoção destes poluentes existem diversas técnicas que utilizam princípios físicos, químicos e biológicos. Dentre esses, a biorremediação tem ganhado mais adeptos e estudos nos últimos anos, pois utilizam bactérias, fungos ou plantas para essa descontaminação, diminuindo custos e sendo mais sustentável. Além disso, existem plantas que podem ser tolerantes em meio contendo HM. A Ludwigia peruviana (L.) H.Hara (Onagraceae) é uma planta nativa de áreas alagadiças da América do Sul e Caribenha, a qual se mostra com um ótimo potencial fitorremediador para fósforo e nitrogênio. Logo, este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial desta planta como bioindicadora ou fitorremediadora de um solo contaminado por Ni da região do Vale do Taquari, RS. Para isto, a planta foi cultivada em solos contendo Ni. Foram avaliados parâmetros tais como: Tamanho do broto maior, número de broto, teor clorofila, massa seca, desenvolvimento radicular, número de flor e quantidade bioacumulada Ni. E como resultado L. peruviana mostrou baixa eficiência na absorção de Ni, acumulando apenas pequenas quantidades nas raízes em tratamentos com menor contaminação de Ni. Além disso, observou-se que o excesso de Ni reduziu o crescimento, a brotação, o teor de clorofila, a massa seca total, o tamanho de raiz e o desenvolvimento reprodutivo da planta. Conclui-se que a L. peruviana não é uma planta indicada para fitorremediação de áreas contaminadas com o Ni. Contudo, essa espécie pode ser utilizada como bioindicadora e em programas de revegetação de áreas degradadas, dado o seu bom desenvolvimento em solos compactados e pobres em nutrientes.
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Socioambientalismo urbano e as cidades sustentáveis sob a perspectiva do patrimônio cultural
(2025-02-06) Sonntag, Jaques; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Périco, Eduardo; Melo, Neuza Brito de Area Leão; Pereira, Clarissa de Oliveira
A presente tese propõe uma reflexão crítica e aprofundada sobre a sustentabilidade urbana no escopo do ODS 11 da ONU, com especial atenção ao papel do patrimônio cultural como elemento estruturante da identidade social e da memória coletiva. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, alicerçada em ampla revisão bibliográfica e análise documental, investigou-se a relação entre os investimentos públicos direcionados à preservação patrimonial e a efetiva inclusão das múltiplas expressões culturais no espaço urbano. Argumenta-se que, embora os indicadores internacionais qualifiquem determinadas cidades como sustentáveis com base em métricas essencialmente quantitativas, essas aferições não contemplam, de forma equitativa, as manifestações culturais periféricas e de imigração recentes. Esse viés economicista, ao priorizar investimentos voltados à conservação de bens patrimoniais historicamente legitimados, perpetua a marginalização de culturas subalternizadas e impede a construção de uma memória coletiva verdadeiramente plural e representativa. O estudo percorreu, assim, distintas dimensões do patrimônio cultural, desde sua conceituação teórica e evolução jurídica até as intersecções entre identidade, turismo e poder político. Por meio de estudo comparativo entre as cidades de Lajeado, no Rio Grande do Sul, Boa Vista, no estado de Roraima, e Tarragona, na Catalunha espanhola, analisou a identidade e o estado do patrimônio, tendo as localidades sido escolhidas por critério de afinidade pessoal, identidade de critérios e desafios e oportunidades existentes As análises apontaram que a patrimonialização não se restringe a um processo técnico de preservação, mas se insere em complexas disputas de pertencimento e reconhecimento, frequentemente influenciadas por relações assimétricas de poder. Além disso, constatou-se que a sustentabilidade cultural demanda investimentos financeiros e sobretudo, estratégias participativas e inclusivas que garantam a perpetuação das diversas expressões culturais no ambiente urbano. Ao fim, a tese reafirma a necessidade de ressignificar as políticas de preservação patrimonial no contexto das cidades sustentáveis, adotando um paradigma que transcenda a visão reducionista do patrimônio como mero vestígio histórico. Propõe-se, assim, uma abordagem que integre o patrimônio cultural como elemento vivo e dinâmico, imprescindível à coesão social e à construção de uma sustentabilidade verdadeiramente inclusiva e intergeracional.
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A epidemiologia das doenças psiquiátricas antes e durante a pandemia da covid-19
(2024-08-08) Tolfo, Gladis Ramos; Não possui; Silva, Guilherme Liberato da; http://lattes.cnpq.br/9587693374011290; Brietzke, Alinne Patricia; Roncada, Cristian; Lohmann, Paula Michele
Dentre as patologias mais comuns na população em geral, observa-se depressão e ansiedade, com maior agravamento dos sintomas durante a pandemia da COVID-19. Este estudo tem como objetivo avaliar a incidência de transtornos mentais tais como depressão e ansiedade; bem como associar com o contexto pandêmico da COVID-19. A população deste estudo está composta por usuários que procuraram atendimento médico por demanda espontânea nas unidades básicas de saúde (UBSs) no município de Lajeado- Vale do Taquari/Rio Grande do Sul, Brasil. O período dos prontuários que estão selecionados foi de entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022, configurando assim o período do antes e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística realizada usando o JAMOVI (Version 2.3) [Computer Software] (2022) e R Core Team (2021). Foram analisados 8335 prontuários de indivíduos que estavam incluídos nos critérios de seleção e distribuídos em 36 municípios do Vale do Taquari/RS. A média de Idade da população amostrada foi de 45.5 ± 16.1 (mediana 44), sendo que 6038 (72.3%) pertencentes ao sexo feminino e 2316 (27.7%) do sexo masculino, apresentando diferença significativa na proporção dos sexos (p<0.001). Foi possível verificar um aumento do número de pessoas que buscaram serviços por causa da depressão e ansiedade, entre antes e durante a pandemia. Quanto a Depressão, podemos pressupor que existe uma diferença significativamente menor de indivíduos do sexo masculino de 12% em comparação com indivíduos do sexo feminino. Medidas de intervenção efetivas, expeditas e práticas que sejam compatíveis com as políticas públicas de saúde mental de prevenção devem ser desenvolvidas e implementadas para manter o bem-estar da saúde mental da população, não importando a sua faixa-etaria e sexo.
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Funções afim e quadrática: revisão de conteúdo para o 3º ano do Ensino Médio utilizando o software Desmos
(2025-04-04) Lopes, Raí da Silva; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Schorr, Maria Claudete; https://lattes.cnpq.br/3082562661107450; Quartieri, Marli Teresinha; Dullius, Maria Madalena; Moro, Fernanda Teresa
A presente pesquisa teve como objetivo investigar em que aspectos o software Desmos pode contribuir em uma revisão de conteúdos relacionados às funções Afim e Quadrática. Para isso, foi realizada uma intervenção, em sete encontros, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rocha Leal, no município de Guajará-Mirim/RO. Nesta pesquisa, foi utilizada a abordagem caracterizada como qualitativa. Para a revisão dos conteúdos, foram elaboradas atividades sobre funções Afim e funções Quadráticas, para serem resolvidas com a utilização do software Desmos. Os instrumentos para a coleta de dados foram: anotações no diário de campo, gravador de áudio, as respostas das atividades e o registro por meio de fotos. A análise dos dados foi feita de forma descritiva e cronológica. Os resultados apontam que a maioria dos alunos teve facilidade para inserir as funções no software Desmos. Em adição, os alunos comentaram que o recurso utilizado auxiliou na resolução das atividades com rapidez e precisão, em especial, na construção dos gráficos. Um ponto frágil registrado diz respeito ao fato de alguns alunos terem cometido erros nos cálculos e apresentarem dificuldades em descrever os conceitos matemáticos analisados. Desta dissertação também foi produzido um Produto Educacional intitulado “Revisão de funções Afim e Quadrática Utilizando o Software Desmos”, o qual representa uma sugestão de roteiro para os professores empregarem em sala de aula, no ensino das funções Afim e Quadrática, com o uso do software Desmos como recurso metodológico.
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O programa bolsa família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará
(2024-12-19) Pereira, Maria Beatriz Pacheco; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; Olegário, Fabiane; Vivian, Danise; Kaercher, Nestor André
A dissertação é uma das exigências do curso de mestrado da Universidade do Vale do Taquari – Univates, na linha de pesquisa Ciências Sociedade e Ensino. Foi realizada no Distrito de Mosqueiro, Região Norte do Pará, na Metrópole de Belém tem como tema: O Programa Bolsa Família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará. A investigação teve como objetivo geral identificar o impacto do Programa Bolsa Família no desempenho escolar dos alunos do 9º ano. A pesquisa qualitativa exploratória, se aproximando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa exploratória, os dados para a análise se originaram de questionário, a base metodológica se debruça na análise de conteúdo de Bardin (2016), emergindo as seguintes categorias: (1) O PBF: Aspectos quantitativos e socioantropológicos; (2) O PBF e a condicionalidade: frequência, evasão e justificativa de ausências, (3) O PBF e o desempenho escolar e (4) O PBF e a participação da família. Ao término desta investigação, entende-se que o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, estabelece regras, entre elas, a permanência dos beneficiários na escola, com isso busca minimizar a evasão, sem a preocupação com o desempenho escolar, o que é identificado a partir da análise dos dados. Enquanto que o Programa “Bora Estudar” do estado do Pará além da frequência considera a participação nas atividades escolares individuais e coletivas premiando os alunos que têm bom desempenho escolar contando com o apoio das famílias.