Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Perfil institucional

Balanço Social

2017

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), é uma instituição de ensino qualificada como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices) pela Portaria nº 667, de 05/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC). A Instituição é associada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e à Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc). Nos seus quase 50 anos de existência, sua trajetória passou por diversas etapas, integrando ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e prestação de serviços, beneficiando pessoas, organizações e comunidades envolvidas nesse processo.

Na Univates, o compromisso social sempre esteve presente em suas ações, destacando-se desde o início a sua vocação comunitária. Ao se envolver com o Vale do Taquari, a Instituição cresceu a partir das demandas da própria região. Com isso, a história da Univates se confunde com a história dessa região.

Em números

Cursos de graduação e sequencial

46
Cursos de graduação
1
Curso superior de
formação específica
2016
48
2017
47

Cursos de pós-graduação

38
Especializações
5
Mestrados
3
Doutorados
2016
37
2017
46

Cursos técnicos

17
Cursos técnicos
2016
19
2017
17

Cursos de educação continuada

269
Cursos de educação continuada
2016
288
2017
269

Alunos

2016
15.348
2017
13.923

* Em 2017, foram 13.923 alunos (7.838 alunos de cursos de graduação, 84 de curso superior de formação específica, 1.649 de cursos técnicos, 386 de cursos Lato Sensu, 282 de cursos Stricto Sensu - 185 de Mestrado e 97 de Doutorado - e 3.684 alunos em cursos de educação continuada)

Diplomados

2016
1.456
2017
1.429

* Em 2017, foram 1.429 diplomados (935 diplomados de cursos de graduação, 42 de curso superior de formação específica, 223 de cursos técnicos, 176 de cursos Lato Sensu e 53 de cursos Stricto Sensu - 43 de Mestrado e 10 de Doutorado)

Técnico-Administrativos

2016
579
2017
598

Professores

2016
496
2017
507

Histórico

1964

Fundação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).

1968

Autorização do MEC para a criação de extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Lajeado.

1969

Abertura do curso de Letras, primeiro curso de graduação da Univates.

1972

Transformação da Apeuat em Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates).

1975

Criação da Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat).

1976

Criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat). Desvinculação da Fates junto à UCS.

1985

Alteração do nome da Felat para Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari (Feclat).

1997

União da Feclat e da Faceat em uma única Instituição de Ensino Superior (IES), criando a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), mantida pela Fates.

1998

Instalação de campus em Encantado.

1999

Credenciamento da Univates pelo MEC como Centro Universitário.

2000

Substituição da Fates pela Fuvates.

2006

Início do Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, primeiro mestrado da Univates.

2012

Início do Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento, primeiro doutorado da Univates. Formalização do recredenciamento do Centro Universitário UNIVATES pelo MEC.

2014

Credenciamento da Univates para oferta de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EAD). Qualificação da Univates como Ices.

2017

Transformação em universidade, a Universidade do Vale do Taquari - Univates. Aprovada a criação de cinco polos de EAD, sendo um no município de Estrela, um em Serafina Corrêa, um em Soledade, um em Taquari e um em Venâncio Aires.

Missão, visão e princípios

Missão

Gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida.

Visão

Ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.

Princípios

Pluralidade, liberdade, autonomia intelectual, natureza comunitária, responsabilidade socioambiental, autossustentabilidade, excelência acadêmica, formação integral, transparência, associativismo, justiça e equidade.

Localização

Situada em Lajeado, no Vale do Taquari, distante cerca de 100 km da capital do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a Univates também possui um campus no município de Encantado, no RS. Em 2017, entre os meses de novembro e dezembro, foi aprovada a criação de cinco novos polos de educação a distância (nos municípios de Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari e Venâncio Aires), além dos já existentes (no município de Encantado e em Lajeado).

O campus de Lajeado pode ser visitado no site da Univates, por meio do tour virtual.

Polos Univates

Campus Lajeado

Área total: 566.262,59 m²
Área construída: 80.687,55 m²

Campus Encantado

Área total: 176.172,00 m²
Área construída: 3.116,89 m²

Univates no mundo

A Univates está presente em outras partes do mundo por meio de convênios ou parcerias internacionais. Esses acordos buscam estender o leque cultural de discentes e funcionários (docentes e técnico-administrativos) da Instituição por meio de mobilidade acadêmica, cursos de dupla diplomação, pesquisa, entre outros. A Univates finalizou o ano de 2017 com convênio para mobilidade acadêmica com 63 instituições de 28 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Letônia, Macau, Marrocos, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.

Governança

Mantenedora

A Univates é mantida pela Fuvates, de caráter comunitário e beneficente, que tem como objetivo central a manutenção do Ensino Superior no Vale do Taquari.

A Fuvates possui quatro órgãos em sua estrutura: Assembleia Geral, Conselho de Administração, Presidência e Conselho de Curadores.

A Assembleia Geral, órgão máximo de deliberação da Fuvates, é composta de 12 representantes de entidades do Poder Público regional, 81 da comunidade acadêmica da mantida, 29 de instituições e organizações de caráter regional e ex-presidentes da entidade. A cada quatro anos, cabe à Assembleia eleger o presidente e o vice-presidente da Fundação e demais membros do Conselho de Administração, seu órgão executivo, além de eleger os representantes da Assembleia no Conselho de Curadores.

A Assembleia encarrega o Conselho de Administração de acompanhar a administração das atividades de suas mantidas com reuniões periódicas, de caráter aconselhador e de monitoramento. Os conselheiros, escolhidos entre os cidadãos dos 36 municípios do Vale do Taquari, levam para dentro da administração da Univates os anseios da região e são salvaguardas da missão institucional.

Já o Conselho de Curadores, de atuação independente, cuja principal atribuição é fiscalizar a aplicação das boas práticas contábeis e o resguardo do patrimônio da Fundação, conta com representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), da Subseção da Ordem dos Advogados de Lajeado e da Assembleia Geral da Fuvates.

A Univates planeja suas atividades utilizando um processo de gestão participativa, envolvendo diferentes segmentos da Instituição e da comunidade externa organizados em Conselhos, Câmaras e Colegiados.

Nos Conselhos de Administração e de Curadores da Fuvates, e no Consun, por exemplo, é garantida a representação da comunidade externa.

Presidência

Presidente: Carlos Cândido da Silva Cyrne

Vice-Presidente: Oto Roberto Moerschbäecher

Conselho de Administração *

Conselheiros:

Titulares:

Presidente: Carlos Cândido da Silva Cyrne

Vice-presidente: Oto Roberto Moerschbäecher

Adilson Carlos Metz

Bruno Pivatto

Ervino José Scheeren

Ivete Susana Kist

Renata Casagrande Galiotto


Suplentes:

Cláudio André Klein

Dalor Roberto Heberle

Eloni José Salvi

Luiz Inácio Petry

Roque Danilo Bersch

Conselho de Curadores *

Conselheiros:

Titulares:

Presidente: Valmor Arsildo Kappler

Vice-presidente: Giuvan Rotta de Azambuja

Adriano José Azeredo

Dalva da Silva Pohren

Dani José Petry


Suplentes:

Alessandra Glufke

Ari Künzel

Miguel Arenhart

Roberta Salvini

Sandro Nero Faleiro

* Na reunião da Assembleia Geral da Fuvates realizada em novembro de 2016, foram eleitos os dirigentes da entidade para o período de 2017 a 2020.

Mantida

Como a Fuvates mantém, até o momento, uma única entidade de Ensino Superior, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, delega-lhe a gestão das atividades e a administração do seu orçamento.

No Conselho Universitário (Consun), órgão normativo, consultivo e deliberativo superior da administração universitária, têm assento seis representações da comunidade regional, ao lado de membros da comunidade acadêmica da Univates. Essa participação comunitária permite à Instituição grande inserção na região como agente propulsor de mudanças, de crescimento planejado e do desenvolvimento integrado.

Conselho Universitário (Consun)
ComposiçãoMembros
Titular(es)Suplente(s)
I - Reitor - seu presidenteNey José Lazzari-
II - Vice-reitorCarlos C. da S. Cyrne-
III - Pró-reitores de áreaCarlos C. da S. Cyrne - Proen-
Maria Madalena Dullius - Propex-
Júlia Elisabete Barden - Prodesi-
Oto Moerschbäecher - Proad-
IV - Diretores dos CentrosEdí Fassini - CEP-
Sandro N. Faleiro - CGO-
Fernanda Brod - CCHS-
Daniel Lehn - Cetec-
Magali Grave - CCBS-
V - Um representante dos coordenadores de curso de cada Centro, eleito por seus paresCGOAdriano J. Azeredo-
CCHSDaniel G. S. FerreiraMarta L. Piccinini
CCBSLydia C. E. KoetzTemis R. J. Bohrer
CetecManfred CostaEvandro Franzen
VI - Um professor de cada Centro, eleito por seus paresCGOValmor A. KapplerCíntia Agostini
Alexandre Feil
João Carlos Britto
CCHSRogério J. SchuckEvandro Weisheimer
Tiago Weizenmann
Angélica V. Munhoz
CCBSMaria Isabel LopesOlinda Maria F. L. Saldanha
Adriane Pozzobon
André Jasper
CetecÍtalo G. NeideMerlin Diemer
Fabrício Pretto
Carlos H. Lagemann
VII - Um professor dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, eleito por seus paresAndré JasperCláucia Volken de Souza
VIII - Um representante dos discentes regulares da UnivatesLuiz Fernando Martins FonsecaAndrés Marques Rodrigues
IX - Um representante dos discentes de Pós-Graduação Stricto SensuEduardo Martins de SouzaCristiani Reimers
X - Um representante dos funcionários técnico-administrativos da UnivatesCaroline PfingstagVanessa Junior da Silva
XI - Um representante do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat)Cíntia AgostiniEdegar Antônio Cerbaro
XII - Um representante da entidade mantenedoraRoque Danilo Bersch-
XIII - Um representante das demais mantidas da Fuvates--
XIV - Um representante dos jubilados ou diplomados aprovado pelo Consun, segundo regulamento próprio--

Fonte: Assessoria Jurídica/Univates, 2017.

Legenda: Proen - Pró-Reitoria de Ensino; Propex - Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação; Prodesi - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional; Proad - Pró-Reitoria de Administração; CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Cetec - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais; CGO - Centro de Gestão Organizacional; CEP - Centro de Educação Profissional.

Reitoria

Reitor: Prof. Me. Ney José Lazzari

Vice-reitor: Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne

Pró-reitor de Administração: Prof. Me. Oto Roberto Moerschbäecher

Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional: Profª Dra. Júlia Elisabete Barden

Pró-reitor de Ensino: Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne

Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação: Profª Dra. Maria Madalena Dullius

Observação: no final de 2016 o reitor e vice-reitor foram eleitos para novo mandato iniciado em 2017 com término em 2020. Os pró-reitores, auxiliares imediatos do reitor para as diversas áreas, são de livre escolha do reitor.


Saiba mais sobre a Univates: www.univates.br/institucional

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico da Univates está fundamentado nos pilares da missão, visão e princípios da Instituição, sendo entendido como um instrumento de gestão que busca, de forma estruturada, indicar os caminhos futuros da Instituição.

O Grupo de Reflexão Estratégica, formado, em 2017, pela Reitoria, diretores de Centro, setor de Planejamento e Avaliação Institucional e por áreas convidadas, como a direção da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dipes), da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem como objetivo conduzir e (re)discutir o planejamento estratégico da Univates dentro de uma estrutura composta de três níveis:

- reflexão estratégica - responsável por pensar estrategicamente a Univates, elaborar diretrizes e estratégias e tomar decisões que impactam o futuro da Instituição;

- governança - responsável por estudar e debater assuntos considerados pertinentes ou demandados pelo Grupo de Reflexão Estratégica para apoiá-lo ou assessorá-lo nas tomadas de decisão;

- colaboradores - responsáveis pela efetivação das ações do planejamento estratégico.

Projeto Pedagógico Institucional

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia as práticas acadêmicas da Instituição, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais específicos. O PPI expressa a visão de mundo contemporâneo e do papel da educação superior em face de nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo que explicita o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional.

Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado a partir do planejamento estratégico da Univates, é o instrumento de planejamento e gestão que abrange um período de cinco anos. Considera a identidade da IES no âmbito da sua filosofia de trabalho, da missão a que se propõe, das estratégias para atingir suas metas e objetivos, da sua estrutura organizacional, do PPI, observando as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou visa a desenvolver.

Pontos de balizamento da conduta ética

Com base em princípios éticos, os quais a Univates acredita serem imprescindíveis para sua existência como instituição digna, respeitável, confiável e competente no seu campo de atuação, instituíram-se, em 2011, os pontos de balizamento da conduta ética da Instituição. São eles: dignidade humana; igualdade de direitos, de tratamento e de oportunidades; justiça; transparência; pluralidade; autonomia; compromisso comunitário; meritocracia; e promoção da formação humanística.

Programa de Integridade

O Programa de Integridade (Pró-i), que teve efetivamente sua criação aprovada pelo Consun no ano de 2017, objetiva aperfeiçoar a cultura de integridade e conformidade, em consonância com as normas, políticas e diretrizes institucionais e as normas legais externas concernentes ao assunto, detectando, prevenindo e buscando resolver desvio(s) ou inconformidade(s) que possa(m) ocorrer, de modo a reforçar a cultura ética, associar os marcos normativos existentes e estabelecer a instância procedimental desse programa.

Somos Participação, Somos Univates

O programa “Somos Participação, Somos Univates!” teve como objetivo promover a participação ativa e construtiva de estudantes e funcionários por meio do recebimento de propostas de investimentos, programas ou inovações em qualquer área ou espaço da Univates.

Em 2017, foram destinados R$ 200.000,00 para a execução deste programa.

Destaques e conquistas 2017

Janeiro

  • A Univates e o Observatório Social de Lajeado (OSL) firmaram convênio para estabelecer ações voltadas ao tema da educação fiscal com a comunidade regional. As ações têm como objetivo instrumentalizar o cidadão para o exercício da democracia participativa.

Fevereiro

  • Curso de Engenharia Química completa cinco anos;
  • Curso de Psicologia completa 10 anos;
  • Curso de Fisioterapia completa 15 anos.

Março

  • Realizada a primeira edição da International Week Univates (IWU), que teve como objetivo proporcionar a integração da comunidade acadêmica em torno da discussão e reflexão global sobre temáticas comuns em contextos distintos. Foram recebidos 10 convidados estrangeiros oriundos de universidades conveniadas com a Univates;
  • O curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Univates recebeu conceito máximo (5) em avaliação in loco do MEC para fins de reconhecimento do curso;
  • O curso de Medicina, bacharelado, que passou por avaliação in loco do MEC para fins de reconhecimento, recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5;
  • Estádio Olímpico Univates, projetado pela Tartan Arquitetura e Urbanismo, ficou entre os destaques do Prêmio Obra do Ano de 2017, promovido pela revista eletrônica ArchDaily.

Abril

  • Início das atividades do curso Técnico em Enfermagem na cidade de Guaporé/RS, após reiterados pedidos da comunidade local. Credenciada a Unidade de Ensino Guaporé - CEP Univates, locando espaço junto ao Hospital Manoel Francisco Guerreiro, com vindas periódicas dos estudantes ao campus Lajeado para a realização de práticas nos laboratórios;
  • Realizada a primeira edição do “Arte na Universidade”, um evento que contemplou diferentes atividades culturais, com foco na experimentação estética e na vivência com a arte. Ao longo de um dia, dezenas de atividades foram desenvolvidas por professores, estudantes e artistas regionais e tinham como público-alvo a própria comunidade acadêmica, no intuito de promover compartilhamento de experiências das mais variadas manifestações artístico-culturais;
  • Em parceria com a Prefeitura de Estrela, a Univates inaugurou, oficialmente, o Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami) do Centro Clínico Univates. O espaço, localizado ao lado do Hospital Estrela, foi projetado para atender mulheres e crianças de até dois anos de idade da atenção primária à saúde do município.

Maio

  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates completa 10 anos;
  • O Laboratório de Acarologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis e ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), descreveu nova espécie de ácaro, Pseudopronematulus nadirae. A equipe, referência na área, publicou o trabalho no periódico Systematic & Applied Acarology.

Junho

  • O Cami do Centro Clínico Univates ficou entre os selecionados para a 14ª Mostra Brasil aqui tem SUS, que apresenta projetos inovadores na área da saúde pública.

Julho

  • Univates é Universidade. No dia 26 de julho, o Vale do Taquari, que há 50 anos uniu forças para trazer o Ensino Superior à região para qualificar e desenvolver pessoas, colheu um fruto importante de um trabalho coletivo: a concessão do título de universidade. A homologação, por meio da Portaria nº 897, publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo então ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho, foi muito comemorada pela comunidade acadêmica;
  • Curso de Jornalismo completa 15 anos.

Agosto

  • O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertado na modalidade de educação a distância (EAD), recebeu conceito 4 (de 1 a 5) na avaliação in loco realizada pelo MEC. Com a primeira turma iniciada em 2015, o curso é o primeiro curso de graduação oferecido nessa modalidade de ensino pela Instituição;
  • Curso de Nutrição completa 15 anos;
  • Complexo Esportivo da Univates completa 10 anos.

Setembro

  • Os Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e em Ensino de Ciências Exatas receberam nota 5, em uma escala de 1 a 7, na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado destaca a excelência do ensino na Universidade do Vale do Taquari - Univates;
  • O curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira foi avaliado como tendo diferencial de qualidade na avaliação in loco realizada pelo MEC. Com nota 4 em uma escala de 1 a 5, o conceito garantiu o reconhecimento do curso;
  • No dia 22 de setembro foi realizada a cerimônia de instalação da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O evento celebrou o momento mais importante nos quase 50 anos da Instituição, a transformação acadêmica da Univates em universidade, e marcou a posse do Conselho de Curadores, Conselho de Administração, Conselho Universitário, Reitoria e Diretores de Centros, de Inovação e Sustentabilidade, de Desenvolvimento de Pessoas e de Relações Internacionais;
  • O projeto Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio (PI) representou a Univates na votação final do Prêmio Educação RS 2017. O resultado foi divulgado no dia 21 de setembro pelo Sindicato dos Professores da Rede Privada de Ensino do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

Outubro

  • O ensino a distância ganha força na Univates com o lançamento de 12 novos cursos nessa modalidade, com início em 2018. O objetivo é ampliar a abrangência da área de atuação, disponibilizando novas ferramentas para o acesso ao ensino, reafirmando o compromisso de formar profissionais qualificados para o crescimento da região;
  • Desde outubro de 2017 a Univates recebe a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas. A atividade ocorre no campus de Lajeado, entre os Prédios 3 e 7. Na Feira podem ser adquiridos produtos orgânicos, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC).

Novembro

  • Projeto de extensão lança o livro “Grandes Encontros: Veredas”. Ao todo, são 10 narrativas que contemplam veredas diferentes, trilhadas pelos imigrantes que participaram das aulas de português oferecidas pelo projeto de extensão Veredas da Linguagem;
  • Univates lança a Bolsa Licenciatura e o Credivates 2.0 para novos ingressantes. O objetivo é oferecer aos estudantes alternativas a outras modalidades de financiamento, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo;
  • A Univates novamente obtém excelente resultado na avaliação do MEC, com todos os cursos avaliados com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O Índice Geral de Cursos (IGC) da Universidade do Vale do Taquari ficou também com nota 4, considerada excelente.

Dezembro

  • O Laboratório do Leite da Univates recebeu destaque no Prêmio Folha Verde 2017 na categoria “Pecuário”. O concurso é promovido anualmente pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, premiando pessoas e entidades que se destacaram no setor primário gaúcho. De 98 indicações, 12 vencedores foram selecionados no Estado;
  • Inauguração de três polos de Educação a Distância nos municípios de Serafina Corrêa, Soledade e Venâncio Aires. Além desses, foi aprovada a criação de polos EAD nos municípios de Estrela e de Taquari;
  • O Centro Clínico Univates realizou, com apoio da Secretaria de Saúde de Lajeado, campanha de prevenção ao câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo, sendo o Rio Grande do Sul o Estado com o maior número de casos. A ação ofereceu exames de sinais, manchas e pintas aos 100 primeiros pacientes que compareceram ao local, além de terem sido realizados alguns procedimentos cirúrgicos necessários.