Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
O principal canal de comunicação da Univates é o site institucional (www.univates.br). O Portal Univates reúne informações sobre os cursos ofertados, projetos e atividades de pesquisa e extensão, eventos e ações da Instituição, permitindo que os diversos públicos tenham acesso a informações de forma rápida e prática. Além do site, a Instituição mantém páginas nas redes sociais com o objetivo de informar aos diferentes públicos os projetos, eventos, cursos e ações que realiza.
Ainda, cursos e diversos setores da Univates mantêm páginas próprias nas redes sociais, objetivando ter um canal direto de comunicação com públicos específicos.
O Portal Univates conta com barra de acessibilidade e com tradutor de Libras em todas as suas páginas.
Além de ferramentas de acessibilidade, o site da Univates tem uma página específica sobre o assunto (www.univates.br/institucional/acessibilidade), na qual é possível conferir questões físicas e acadêmicas sobre acessibilidade na Instituição e links que auxiliam quem tem interesse no assunto.
Além do site, das redes sociais e dos aplicativos da Univates, a Instituição mantém canais de comunicação direcionados a cada público.
A Univates mantém contato e parceria com diversos veículos de comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2017 foram enviadas para a imprensa 887 notícias e reportagens. Estas geraram 4.653 inserções de mídia não paga nos principais jornais da região do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. Além disso, sites, revistas, emissoras de rádio e televisão veiculam notícias da Instituição. Foram agendadas ainda, durante o ano, 206 entrevistas em rádios para divulgar as principais atividades e processos seletivos da Univates.
Em comemoração ao credenciamento como Universidade, a Univates lançou, em agosto de 2017, uma publicação especial chamada “Somos Universidade”, que apresenta a trajetória da Instituição nas últimas cinco décadas. Foram impressos e distribuídos mais de 17 mil exemplares do material.
A TV Univates é uma emissora comunitária que, desde 2009, leva aos seus telespectadores o conhecimento e ações desenvolvidos pela Univates e pela comunidade do Vale do Taquari.
A programação é transmitida pelo canal 15 da NET Lajeado e pela Brasrede em Arroio do Meio e veiculada em emissoras parceiras no Estado, por meio da TV Cultura de Montenegro e pela TVE de Porto Alegre, e para todo o País, como afiliada do Canal Futura. A TV Univates também investe e aposta em serviços de novas mídias, como: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Em 2017 foram 1.587 assinantes do Canal da TV no Youtube, 367.000 visualizações da TV no Youtube e 5.400 seguidores/fãs no Facebook.
A Rádio Univates FM, inaugurada em 2006, é uma emissora educativa que fica no ar 24 horas por dia no dial FM 95.1 e na internet, pelo site e pelos aplicativos disponíveis para Android e iOS.
A emissora mantém também contas ativas em redes sociais, como Facebook, Instagram, Soundcloud, Twitter, Youtube, e Whatsapp (51 99568 8396).
A Rádio Univates FM consolidou-se como um canal de contato qualificado da Instituição com a sociedade e uma oportunidade de mostrar, de forma detalhada e aberta, tudo aquilo que a Univates produz e promove.
A Ouvidoria Univates objetiva avaliar e melhorar o atendimento dos serviços prestados pela Instituição com base nas informações encaminhadas por alunos, professores e comunidade em geral, tendo autonomia para buscar nos setores da Instituição a resposta para toda e qualquer demanda, garantindo o sigilo da identidade daqueles que a procuram.
As demandas da Ouvidoria podem ser encaminhadas pessoalmente, por telefone, por correio eletrônico ou por formulário disponível na página da Univates.
Em 2017 foram registrados 183 atendimentos, sendo 33 sugestões, 93 reclamações, quatro elogios, 11 denúncias e 42 pedidos de informações.
Na Univates, a Ouvidoria, além das atribuições legais, desempenha o papel de intermediador no processo de Avaliação de Serviços e Infraestrutura, que é realizada de modo contínuo e ininterrupto via sistema on-line. Nesse processo cabe à Ouvidoria receber as avaliações e encaminhá-las aos setores pertinentes que, por sua vez, analisam a demanda e realizam os respectivos encaminhamentos.
Em 2017 foram registrados 145 atendimentos, sendo 63 sugestões, 49 reclamações, 24 elogios, duas dúvidas e sete outras demandas.
O Atendimento Univates possui entre suas principais funções o atendimento às comunidades acadêmica e externa, que podem procurar a Instituição de diferentes maneiras (atendimento pessoal, atendimento on-line via chat, e-mail, encaminhamentos de protocolos on-line, telefone, entre outros), constituindo-se em uma porta de entrada da Instituição.
52.456
33.518
38.586
5.127
3.434
34.235
A Univates criou, em 2015, o UNE - Comitê de Comunicação Interna a partir da necessidade de aprimorar a comunicação visando ao fortalecimento de políticas e práticas internas. Esse Comitê planeja atividades com o intuito de alcançar maior satisfação com os benefícios e programas oferecidos pela Instituição, repensando a forma como a comunicação ocorre, buscando o fortalecimento da marca Univates por meio de ações planejadas. O Comitê é formado por integrantes da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas - Dipes, do setor de Marketing e Comunicação, do setor de Recursos Humanos e do setor de Cultura e Eventos.
Em 2017 a Univates esteve representada, oficialmente, nos seguintes órgãos e entidades: