Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
O desempenho de uma instituição depende da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, estimuladas e capacitadas. Ciente disso, a Universidade Vale do Taquari - Univates empenha-se, por exemplo, em contratar funcionários (técnico-administrativos e professores) capacitados.
Também mantém formalizada a relação de trabalho com seus funcionários por meio do Plano de Pessoal Docente e do Plano de Pessoal Técnico-Administrativo.
A Univates encerrou o ano de 2017 com 598 técnico-administrativos, 507 professores, 66 estagiários e 165 bolsistas.
Ao não fazer distinção entre sexo, raça, religião ou qualquer outra forma de diversidade e manifestação, a Univates pratica a igualdade em suas políticas salariais, de admissão e de promoção.
Nível | Mulheres | Homens | Total |
---|---|---|---|
Diretoria | 2 | 3 | 5 |
Gerência | 15 | 12 | 27 |
Chefia/Coordenação | 34 | 35 | 69 |
Operacional | 550 | 454 | 1.004 |
Convênios firmados com empresas permitem aos funcionários realizarem acompanhamento de saúde, odontológico ou psicológico com valores diferenciados.
Há duas modalidades do plano de saúde: uma completa e outra mais restrita. As duas modalidades são de nível nacional e realizadas a partir de contrato com uma prestadora de serviços de saúde, optando o funcionário pelo plano mais benéfico para si e seus dependentes.
* Entre técnico-administrativos, professores e dependentes.
A Univates mantém convênio com empresa especializada, ofertando aos funcionários um plano com abrangência regional.
* Entre funcionários, professores e dependentes.
Convênio firmado com uma empresa que permite aos técnico-administrativos e professores realizarem acompanhamento psicológico com valores diferenciados, além de ter acesso a serviços de fonoaudiologia, nutrição e psicopedagógico.
Em 2017 foram realizados 393 atendimentos psicológicos a 35 funcionários, além de 10 atendimentos nutricionais a três funcionários.
Visando à prevenção efetiva contra a gripe e à melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, a Univates realizou, em 2017, vacina contra a gripe, tetravalente. Funcionários técnico-administrativos, professores, estagiários e bolsistas pagaram determinado valor e a Instituição arcou com grande parte do custo. Foram beneficiadas 630 pessoas (420 técnico-administrativos e professores; 40 estagiários, bolsistas e alunos; 170 dependentes), gerando investimento de R$ 33.810,00 por parte da Univates.
A fim de garantir mais segurança e qualidade de vida para seus colaboradores, a Univates mantém um plano de previdência privada para seus funcionários. O plano abrange duas partes: a parte geral, sem custo para o beneficiário, para cobertura por morte e invalidez; e a parte opcional, em que o funcionário contribui com no mínimo 2% do salário para fins de complementação da aposentadoria. O valor da contribuição opcional pode ser resgatado em caso de perda do vínculo com a Instituição.
Por meio de convênio com a Associação dos Funcionários da Fuvates (Affes), é concedido para colaboradores da Univates um valor diário para utilizar com refeições nos estabelecimentos da Instituição conveniados ao programa.
Por meio do programa Incentivando a Cultura, é oferecido aos colaboradores subsídio de 50% no valor do ingresso em eventos culturais promovidos pela Univates em seu Centro Cultural.
Em 2017 foram realizadas duas edições do Intersetores - 14ª e 15ª edições -, torneio realizado com o objetivo de proporcionar integração e lazer aos funcionários da Instituição por meio do esporte.
O Happy Hour dos Aniversariantes objetiva valorizar os aniversários comemorando-os de maneira conjunta e aproximando os colaboradores da Reitoria.
É permitida uma licença não remunerada ao funcionário técnico-administrativo para que participe de intercâmbio, visando a proporcionar qualificação e experiência intercultural ao quadro de pessoal da Univates. Para professores, também há licença de acordo com resolução específica que normatiza o afastamento.
As funcionárias (técnico-administrativas e professoras) da Univates têm oportunidade de abonar um turno de trabalho, a partir do fim da licença maternidade regular, até que seu filho complete seis meses de idade.
A licença sabática consiste no afastamento remunerado do docente para a realização de cursos de atualização ou estágio de pesquisa, garantindo o efetivo retorno aos serviços ao término do período.
Para comemorar os anos de dedicação à Univates, anualmente são homenageados os funcionários (técnico-administrativos e professores) que estão completando 15, 20, 25 ou 30 anos de trabalho. No fim de cada ano, é realizado jantar em homenagem aos colaboradores pelos anos de dedicação e entregue uma lembrança a cada jubilar.
Aqueles que se aposentam na Instituição cumprindo mais de 20 anos, ininterruptos ou não, de trabalho, conservam benefícios iguais aos que já possuíam enquanto tinham vínculo empregatício, como: utilização da Biblioteca, desconto nos eventos do Centro Cultural e nas atividades físicas, entre outros.
* 2016 - cinco pessoas, sendo três professores e dois técnico-administrativos; 2017 - duas pessoas, todos professores.
No ano de 2017 também foi realizado o 3º Encontro dos Jubilados no dia 22 de novembro. A atividade aconteceu na Biblioteca e reuniu os jubilados e seus acompanhantes para iniciar a construção do projeto Amigos do Teatro e confraternizar com a Reitoria e demais colegas da Univates. Após o encontro, os jubilados e seus acompanhantes foram presenteados com ingressos para assistir ao espetáculo Tributo a Elis Regina.
As necessidades de treinamento do corpo técnico-administrativo são diagnosticadas anualmente pelas coordenações dos setores em consenso com os colaboradores, tomando como base a Avaliação de Desempenho, a Pesquisa de Clima, as necessidades do setor e as diretrizes do Planejamento Estratégico. Além dos cursos promovidos internamente pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas - Dipes, o público interno também tem a possibilidade de se capacitar por meio de cursos promovidos pela Educação Continuada ou atividades externas custeadas pela Instituição.
Em 2017 houve 1.311 participações em atividades de capacitação, totalizando 12.487 horas e 15 minutos.
Média de 11,3 horas de treinamento por funcionário em 2017
Escola de Atendimento
No ano de 2015, foi implementada a Escola de Atendimento, com capacitação específica para todos os funcionários que trabalham na área de atendimento ao público.
Em 2017 a Escola de Atendimento foi estendida, em uma versão compilada, para todos os funcionários que atuam em serviços internos. No ano foram realizadas três turmas de versão completa com a participação de 47 funcionários e sete turmas de versão compilada contando com 253 funcionários participantes, totalizando 300 participações no programa.
Treinamentos Vivenciais
Durante 2017 foram realizados Treinamentos Vivenciais com o intuito de trabalhar aspectos voltados a competências comportamentais, como comunicação, relacionamento interpessoal, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e cooperação, e promover a integração do grupo de funcionários. No ano 20 setores participaram dessas atividades, totalizando 300 funcionários.
Observação: professores com graduação correspondem a professores de cursos técnicos e de educação continuada (idiomas).
A qualificação docente é realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), por meio do Programa Institucional de Qualificação Docente, caracterizado como um espaço privilegiado no qual a troca de experiências, a reflexão, o estudo e a discussão coletiva são aspectos importantes para o crescimento profissional e pessoal e para a transformação da prática docente. Durante o ano de 2017, houve 769 participações de docentes no Programa, por meio do qual foram oferecidas 21 oficinas e 22 fóruns.
Ainda, o NAP presta atendimento individual ou em grupo aos professores, para orientações nas questões didático-pedagógicas ou para questões específicas com estudantes. Também presta atendimento aos docentes que ministram aula aos discentes com deficiência e/ou com dificuldades de aprendizagem. No ano de 2017 foram realizados 120 atendimentos a docentes.
Os programas de integração são oferecidos aos novos funcionários (técnico-administrativos e professores), estagiários e bolsistas da Univates, buscando acolher e integrar os diferentes públicos que atuam na Instituição, apresentando informações que auxiliam em suas atividades e na compreensão da cultura organizacional. Também é realizado um programa de integração voltado aos terceirizados que atuam na Star Service e na Estapar. No ano de 2017 foram realizadas integrações com os diversos públicos: Estagiários - três cursos e 41 participantes; Bolsistas - um curso e 53 participantes; Técnico-administrativos - cinco cursos e 101 participantes; Professores - dois cursos e 43 participantes.
Além das capacitações, a Univates oferece diversos meios para incentivar a educação de seus funcionários e dependentes, dentre os quais se destaca o desconto na mensalidade em cursos técnicos, de graduação, pós-graduação lato sensu e de educação continuada. Em 2017 foram 571 beneficiados, sendo 93 técnico-administrativos, 441 docentes e 37 dependentes, com descontos em cursos ofertados pela Univates, totalizando R$ 4.684.510,72 em investimentos.
O professor é o personagem principal para que a Instituição cumpra sua missão: é ele quem gerará e difundirá o conhecimento aos estudantes. Pensando nisso, a Univates mantém investimentos constantes em qualificação docente, concedendo benefícios em cursos de mestrado e doutorado da Univates e de outras instituições de ensino superior. Em 2017 nove professores e sete técnico-administrativos foram beneficiados, representando investimento de R$ 44.981,36 em descontos de mestrado e doutorado.
Ainda em relação à geração e difusão do conhecimento, seguem dados a respeito de publicações dos docentes da Univates no ano de 2017:
Tipo de publicação | Quantidade |
---|---|
Artigos completos publicados em periódicos | 531 |
Livros publicados ou capítulos de livros | 159 |
Textos em jornais ou revistas | 34 |
Trabalhos completos publicados em anais | 101 |
Resumos publicados em anais de eventos | 717 |
As discussões sobre o tema inclusão foram realizadas em diferentes espaços: reuniões, Núcleo de Acessibilidade e Comissão de Inclusão Gente Diferente.
Em 2017 a Instituição contou com 56 funcionários com deficiência, atuando em diversos setores. Melhorias estruturais e análises dos postos de trabalho foram sugeridas e realizadas por colaboradores do Programa de Saúde do Trabalhador para oferecer condições adequadas de trabalho. Os funcionários com deficiência receberam, quando necessário, acompanhamento do Programa de Apoio Social, vinculado à Dipes, realizado por meio de conversas individuais, reuniões com gestores ou familiares.
Com o intuito de disseminar o tema inclusão, foram realizadas atividades, como: duas visitas à empresa Mercur para conhecer o Programa Diversidade na Rua, duas mostras de vídeos sobre o tema, oficina com funcionários do Atendimento Univates, reunião com gestores das áreas técnico-administrativas abordando o assunto respeito às individualidades, seminário para o público interno da Instituição (técnico-administrativos, professores, estagiários, bolsistas e terceirizados) e palestra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes. O assunto também foi abordado nos programas de integração para técnico-administrativos, docentes e terceiros.
A cada dois anos é realizada a Avaliação de Clima Organizacional com o objetivo de identificar a satisfação dos colaboradores. A pesquisa contempla blocos com os temas: imagem institucional, relações de trabalho, comunicação, qualidade de vida no trabalho, motivação e desenvolvimento, remuneração e benefícios. Em 2017, 746 colaboradores (401 técnico-administrativos e 345 professores) responderam à pesquisa, atingindo índice de satisfação de 80,75%.
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) dedica-se a criar condições ambientais satisfatórias para as atividades das pessoas que circulam pela Univates e o atendimento à saúde ocupacional. Visa a minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e a proteger a integridade e a capacidade de cada trabalhador.
Dentre os programas desenvolvidos pelo Sesmt no ano de 2017 estão:
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Programa de Proteção Respiratória (PPR);
- Programa de Controle Auditivo (PCA);
- Programa de Prevenção Contra Incêndios (PPCI);
- Programa de Melhoria das Condições de Trabalho;
- Programa de Controle a Serviços de Terceiros;
- Programa de Controle de Trabalhos em Altura;
- Programa de Controle de Trabalho com Eletricidade.
Brigadistas
Brigadistas são um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção, no abandono e combate a um princípio de incêndio. Na Univates, houve a atuação de 297 brigadistas em 99 eventos realizados em 2017.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
As ações e os procedimentos multidisciplinares realizados pela Instituição com apoio da Cipa incluem treinamentos, inspeção nos ambientes de trabalho, assim como atividades voltadas para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
De 4 a 8 de setembro de 2017 foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que contou com 276 participantes, tendo como tema "Segurança do Trabalho: promovendo saúde, atenção e bem-estar do trabalhador".
Cuidado em Saúde do Trabalhador
O projeto institucional “Cuidados em Saúde do Trabalhador da Univates” foi instituído, em 2015, para zelar pela saúde do trabalhador e pelas boas condições nos ambientes de trabalho. São desenvolvidas atividades de ginástica laboral, observação dos ambientes de trabalho, acessibilidade, avaliação e adaptação dos postos de trabalho, entre outras. Em 2017, nessas atividades, foram realizados 10.200 atendimentos a funcionários da Instituição.
Ambulatório de Saúde
O Ambulatório de Saúde da Univates disponibiliza atendimentos de enfermagem, de baixa complexidade, em nível ambulatorial. Seu público-alvo compreende todas as pessoas que transitam pelo campus da Instituição, sendo alunos, professores, técnico-administrativos, visitantes e funcionários terceirizados. Além dos procedimentos de enfermagem, são oferecidas orientações sobre prevenção de doenças e atividades de promoção da saúde.
Em 2017 foram 2.056 atendimentos realizados pelo Ambulatório, sendo 1.508 pessoas atendidas.
O valor investido pela Univates foi de R$ 110.859,00.
A Univates procura disponibilizar aos seus alunos não apenas a melhor infraestrutura e o melhor ensino, mas também ações de acolhimento, de situações de ensino extraclasse, de acessibilidade e de programas de apoio financeiro, buscando garantir o acesso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior.
Em 2017 a Univates atendeu aproximadamente 14 mil alunos nos mais diversos níveis.
A Comissão de Acolhida é responsável por organizar as atividades de recepção e boas-vindas aos alunos ingressantes nos cursos técnicos e de graduação da Univates e à comunidade acadêmica em geral, contando com a colaboração de pessoas de diversos setores da Univates e de alguns coordenadores de curso e diretores de Centro.
Para os alunos da pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) também são realizadas ações de acolhida/recepção aos alunos.
A Univates tem ciência de que não basta ofertar acesso ao ensino, é preciso também disponibilizar alternativas que mantenham o aluno em sala de aula até a conclusão do seu curso. Para isso, oferece opções de financiamento e bolsas, sejam elas próprias ou de programas governamentais/conveniados, bem como descontos aos alunos.
Saiba mais em financiamentos
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação positivamente avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). A contratação ou o aditamento do Fies está condicionado às normas do programa, estabelecidas pelo MEC ou pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) visa a incentivar e valorizar o magistério, bem como aprimorar o processo de formação de docentes para a Educação Básica. No Programa, os alunos de cursos de licenciatura realizam atividades em escolas parceiras da rede pública. Acreditando que a Univates tem papel fundamental na formação docente, a Instituição aderiu ao Pibid e, em 2017, contou com a participação de 15 escolas da região e o apoio de oito coordenadores de área e 13 supervisores de escola.
Saiba mais: www.univates.br/pibid
Como alternativa de financiamento para os alunos do curso de Medicina, em 2016, a Univates fechou convênio com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos do Rio Grande do Sul (Unicred) do Vale do Taquari, Rio Pardo e Produção (Unicred VTRPP).
A Univates e o Bradesco, em 2016, fecharam parceria de financiamento para alunos, proporcionando mais uma alternativa de financiamento aos acadêmicos dos cursos de graduação da Instituição.
Programas conveniados | 2017 | |
---|---|---|
Número de beneficiados | Valor investido | |
Fies | 2.358 | R$ 38.911.299,56 |
Pibid | 157 | R$ 416.000,00 |
Parceria de financiamento - Unicred VTRPP | - | - |
Parceria de financiamento - Bradesco | 5 | R$ 126.203,79 |
O Credivates 1.0, instituído em 2016, é um programa de financiamento da Univates que viabiliza o adiamento do pagamento de até 50% das semestralidades contratadas pelos alunos dos cursos de graduação e técnicos para após a conclusão do curso.
O Fundo de Apoio ao Estudante (FAE) constitui-se de recursos financeiros internos reservados à concessão de ajuda de custo ou auxílio aos alunos dos cursos de graduação, técnicos e sequencial da Univates em caso de perda de emprego do aluno ou de seu responsável financeiro; óbito do responsável financeiro, do cônjuge, do pai ou da mãe, quando esses dois últimos integrarem o grupo familiar; despesas de remoção médica do estudante que sofrer acidente ou mal súbito nas dependências da Univates ou nas atividades acadêmicas curriculares obrigatórias fora das dependências da Instituição; e despesas médico-hospitalares decorrentes dessa remoção médica efetuadas em ambulatórios ou hospitais.
A Univates concede descontos nas mensalidades de alunos membros do mesmo grupo familiar matriculados nos cursos de graduação, sequencial e técnicos. É concedido desconto de 10% do valor da mensalidade para o primeiro e para o segundo membro da família matriculados e, quando houver três ou mais membros, é concedido desconto de 15% para cada um deles.
Criado em 2009, em comemoração aos 40 anos da Univates, o Fundo 40 é um programa de bolsa de estudos que tem como finalidade auxiliar alunos carentes.
A solidariedade de professores e de técnico-administrativos, que soma 180 funcionários contribuindo com valores diversos, já permitiu a conclusão de curso por dois beneficiados, sendo um em 2014 e um em 2017. Durante o ano de 2017, seis estudantes receberam auxílio do programa.
Em comemoração ao Dia do Estudante, de recepção aos bixos e à transformação da Instituição em Universidade, a Univates e o Diretório Central de Estudantes (DCE) realizaram, no dia 11 de agosto, a Festa dos Bixos: Somos Universidade, que teve participação da comunidade acadêmica e da comunidade em geral.
Além do cuidado com o meio ambiente, os copos desse evento promoveram o bem às pessoas de outra forma: o valor arrecadado com a venda desses copos foi encaminhado ao Fundo 40.
No total foram arrecadados R$ 2.618,00.
Por meio do Conexão Univates, programa de relacionamento com os diplomados da Instituição, são oferecidos incentivos a esse público, como:
Desconto na segunda Graduação - cursando a segunda graduação, o diplomado recebe desconto que pode chegar a até 50% nas mensalidades;
Desconto no segundo curso Técnico - cursando o segundo curso técnico, o diplomado recebe desconto que pode chegar a até 50% nas mensalidades;
Desconto na segunda Pós-Graduação Lato Sensu - o estudante que concluiu um curso de pós-graduação lato sensu da Univates e que solicita ingresso em outro curso de pós-graduação lato sensu da Instituição recebe 10% de desconto;
Desconto em cursos de Graduação - diplomados em curso sequencial da Univates recebem 15% de desconto em cursos de graduação;
Desconto em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - diplomados em cursos de graduação e sequencial da Univates recebem 10% de desconto em cursos de pós-graduação lato sensu;
Desconto em cursos Técnicos - diplomados em cursos de graduação e sequencial recebem 5% de desconto em cursos técnicos;
Desconto em cursos de Educação Continuada - diplomados em cursos de graduação e sequencial da Univates recebem 10% de desconto em cursos de educação continuada;
Desconto em cursos de línguas estrangeiras - estudante diplomado em curso técnico, sequencial, de graduação ou pós-graduação stricto sensu da Univates que iniciou o Projeto i - cursos de inglês e manteve matrícula no último semestre do seu respectivo curso tem direito à manutenção do mesmo percentual de desconto concedido aos estudantes; e desconto em cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Libras. A porcentagem é de 15% em aulas realizadas de segunda a quinta-feira e de 20% para aulas que ocorrem em sextas e sábados;
Tecbônus - diplomados de curso técnico recebem, no dia da sua formatura, o cartão Tecbônus. O incentivo permite que eles cursem, até cinco anos após a sua formação, uma disciplina de 80 horas no curso de graduação presencial ou ganhem 50% de desconto no primeiro trimestre na graduação a distância;
Bolsa-desconto Mestre Egresso Univates - incentivo que concede desconto de 50% no valor do doutorado para diplomados em mestrado do mesmo programa, ou afins, da Univates;
Desconto prêmio Enade - o incentivo concede desconto em curso de pós-graduação lato sensu para alunos concluintes da graduação que participarem do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e obtiverem desempenho acima da média geral do Brasil no curso. O desconto varia de 10 a 40%, conforme a nota do formado.
Desconto em atividades do Complexo Esportivo - desconto de até 30% nas atividades físicas oferecidas pelo Complexo Esportivo.
Programas próprios | 2017 | |
---|---|---|
Número de beneficiados | Valor investido | |
Credivates 1.0 | 178 | R$ 1.365.395,61 |
FAE | 76 | R$ 172.397,90 |
Desconto Família | 501 | R$ 495.784,99 |
Desconto Diplomado | 1.187 | R$ 1.022.482,18 |
Fundo 40 | 6 | R$ 64.315,22¹ |
1 Valor subsidiado por recursos financeiros liberal e voluntariamente doados.
Objetivando ampliar ainda mais o acesso e permanência no Ensino Superior, novos programas de auxílio financeiro próprio foram lançados em novembro de 2017, mas disponíveis a partir de 2018:
- o Credivates 2.0 possibilita ao aluno optar pelo pagamento de seu curso em parcelas fixas, com reajuste anual, independentemente do número de disciplinas que cursar. Nessa modalidade o aluno pode escolher entre três opções de parcelamento, sendo uma delas a possibilidade de pagar o curso em até o dobro do tempo de sua duração;
- a Bolsa Licenciatura permite que os estudantes dos cursos de licenciatura paguem uma parcela fixa por mês, independentemente da carga horária contratada no semestre. Essa bolsa pode gerar uma economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas por semestre pelo estudante.
O Incentivo Empresa permite que as empresas paguem parte ou a totalidade da mensalidade dos cursos nos quais os seus funcionários estão matriculados, sendo o valor correspondente pago diretamente pelo empregador à Univates. Por meio de convênio com empresas, 360 alunos foram beneficiados em 2017.
A busca por bons resultados em processos, produtos e serviços tem requerido, das organizações e dos profissionais, competências para compreender teorias e apresentar soluções para problemas de ordem técnica no dia a dia das empresas. Para estimular o desenvolvimento desses profissionais, a Univates concede desconto para grupos de funcionários de uma mesma organização matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu e de educação continuada.
O desconto pode variar de 10% até 20%, de acordo com o número de matrículas no mesmo curso.
Em 2017
176 pessoas beneficiadas
R$ 31.194,18 investidos pela Univates
A Univates, por intermédio da Central de Carreiras, oferece o Balcão de Empregos, que mantém banco de currículos on-line dos alunos e diplomados em cursos técnicos, de graduação, sequencial ou de pós-graduação e intermedeia sua colocação nas empresas e organizações que demandam por profissionais.
O formulário para cadastro de empresas, alunos e diplomados é gratuito e está disponível no site da Univates (www.univates.br), no link Serviços, em Central de Carreiras.
3.031
empresas e organizações cadastradas no Univates Empresas
13.504
alunos e diplomados cadastrados no Balcão de Empregos
27.815
currículos enviados às empresas
A Univates possui políticas pedagógicas que buscam a permanência e a formação de pessoas com deficiência ou com dificuldade de aprendizagem no Ensino Superior. As ações ocorrem desde o primeiro contato do estudante com a Univates, no momento da inscrição no Processo Seletivo - Vestibular, até a conclusão do curso.
Em 2017 foram oferecidas diversas ações que contribuíram para a inclusão de estudantes no ambiente acadêmico, buscando minimizar ou eliminar dificuldades no processo de aprendizagem e barreiras arquitetônicas e de comunicação.
Apoio aos estudantes com deficiência
A partir da identificação de estudantes com deficiência, a Instituição providencia a infraestrutura e o apoio necessários, como:
Assistência Psicopedagógica
A Univates oferece assistência psicopedagógica gratuita aos alunos que dela necessita. O agendamento pode ser feito on-line e tem por finalidade favorecer a integração do estudante nos processos que envolvem a aprendizagem, no âmbito do espaço institucional. Em 2017 o serviço de atendimento psicopedagógico realizou 380 atendimentos.
Monitorias
O Laboratório Univates de Aprendizagem (Uniapren) oferece monitorias que têm por finalidade apoiar os alunos da Instituição que encontram dificuldades no decorrer de alguma disciplina a aprofundar conhecimentos nas áreas de Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Programação de Computadores e Química.
Física - 66 alunos atendidos; 373 horas de atendimentos
Língua Inglesa - dois alunos atendidos; nove horas de atendimentos
Língua Portuguesa - 49 alunos atendidos; 230 horas de atendimentos
Matemática - 88 alunos atendidos; 441 horas de atendimentos
Programação de Computadores - 12 alunos atendidos; 24 horas de atendimentos
Química - 13 alunos atendidos; 55 horas de atendimentos
Estudos orientados
Os monitores do Uniapren ficam disponíveis para auxiliar estudantes que se organizam para estudar no local. O estudo orientado tem como objetivo, dentre outros, apoiar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em alguma área do conhecimento.
Ambientes virtuais de autoestudo
Os ambientes virtuais de autoestudo estão disponíveis à comunidade acadêmica da Instituição, de forma gratuita, objetivando promover a aprendizagem de forma autônoma. Em 2017 estiveram disponíveis quatro ambientes virtuais de autoestudo: do Enade, de Matemática, Proficiências (simulados) e Acentuação e Ortografia.
Oficinas
Oficinas oferecidas com o objetivo de oportunizar aos estudantes da Instituição a revisão de conteúdos trabalhados no Ensino Médio e em algumas disciplinas de seus cursos. Em 2017 foram oferecidas 10 oficinas, contando com 28 participações.
Adaptações de materiais
A Instituição oferece o serviço de adaptação de materiais aos alunos que apresentam dificuldades em desenvolver atividades relacionadas ao seu curso. Entre as adaptações realizadas em 2017 estão a conversão de arquivos em formato PDF e imagem para o formato texto; ampliações da fonte de documentos e imagens; resumos de textos com o emprego de linguagem mais acessível; legendamento de vídeos; e desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Com essas adaptações, seis estudantes foram beneficiados, com ampliação de fonte de 33 materiais e adaptação de sete objetos de aprendizagem.
Objetos de aprendizagem
A Instituição desenvolve e apoia o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para uso geral. O Repositório de Objetos de Aprendizagem Univates (Roau) contava, em dezembro de 2017, com acervo de 76 objetos de aprendizagem cadastrados, sendo, neste ano, finalizado o desenvolvimento de 16 objetos de aprendizagem. Os objetos podem ser acessados pelo link www.univates.br/roau e é de acesso livre e gratuito.
Em parceria com a empresa Núcleo Consultoria, a Univates oferece serviço de orientação psicológica aos seus estudantes, atividade que objetiva acolher e orientar as pessoas que se deparam com conflitos pessoais e profissionais. Os estudantes recebem até quatro sessões gratuitas de atendimento por semestre e, quando houver necessidade, é encaminhado para a modalidade de psicoterapia, com atendimentos semanais realizados na própria IES.
O serviço de atendimento fonoaudiológico, oferecido pela Univates em parceria com a empresa Núcleo Consultoria, visa ao aprimoramento da comunicação oral do aluno, com ênfase nos aspectos relacionados à voz e à fala, conscientizando os usuários quanto aos mecanismos de produção da voz, articulação e imagem vocal. Os atendimentos ocorrem de forma individual e com frequência semanal, no período necessário para que sejam atingidos os objetivos definidos em conjunto com o paciente.
Visando ao bem-estar das alunas lactantes, a Univates disponibiliza as salas de professores para amamentação de bebês, que pode ser ocupada conforme o prédio em que a estudante tem aula. Caso a aula seja num prédio onde não há sala de professores, a turma na qual a estudante está matriculada é alocada em um prédio que atenda à demanda.
A Biblioteca da Univates tem como finalidade básica prestar apoio, na sua área de abrangência, às comunidades universitária e em geral, disponibilizando conhecimento para a Universidade e oferecendo um ambiente adequado para os estudos e pesquisas.
Em 2017 foi realizada a primeira edição da International Week Univates (IWU), que teve como objetivo proporcionar a integração da comunidade acadêmica em torno da discussão e reflexão sobre temáticas comuns em contextos distintos. Foram recebidos 10 convidados estrangeiros oriundos de universidades conveniadas com a Univates. Nos três dias de evento, houve 9.011 participações, sendo 95% estudantes da Univates.
Saiba mais: www.univates.br/dri/alunos
Mobilidade de alunos e professores na Univates:
Semestre | INCOMING | OUTGOING | ||||||
Aluno | Professor | Professor estrangeiro¹ | Visiting scholar² | Total IN | Aluno | Professor | Total OUT | |
2017A | 29 | 1 | 0 | 1 | 31 | 43 | 0 | 43 |
2017B | 23 | 0 | 0 | 0 | 23 | 47 | 2 | 49 |
Legenda: Incoming - vindas à IES; Outgoing - saídas da Univates para outra instituição.
¹ Professor estrangeiro é aquele que vem à Univates com visto de trabalho para atuar como docente na graduação ou pós-graduação.
² Visiting scholar caracteriza-se como o professor que vem à Univates para ministrar disciplina em caráter de estágio de docência, sob supervisão de um professor da Instituição.
Observação 1: os números referem-se às pessoas em mobilidade no período, ou seja, o aluno/professor que realizou intercâmbio de dois anos será contabilizado novamente em cada semestre do período.
Observação 2: são considerados nesta tabela apenas as mobilidades com período superior a 30 dias.
Visitas de alunos e professores na Univates:
Semestre | INCOMING | OUTGOING | ||||||
Aluno | Professor | Outros (palestra, evento etc.) | Total IN | Aluno | Professores e staff que visitaram ou participaram de eventos | Funcionários, Diretoria de Relações Internacionais e Reitoria Univates | Total OUT | |
2017A | 4 | 5 | 20 | 29 | 29 | 15 | 2 | 46 |
2017B | 0 | 4 | 7 | 11 | 64 | 28 | 6 | 98 |
A Univates já recebeu diversos alunos intercambistas. Entre eles está Daniel Esteban Parra Martinez, estudante de Jornalismo que veio da Colômbia.
Desde que nasceu, Daniel não tem sensibilidade nos membros inferiores. Apesar da paraplegia, ele mostra que a mobilidade vai além e, inclusive, pode atravessar fronteiras. Para ele, o intercâmbio mudou sua forma de pensar. “Aprendi tanto que não sei como não fiz isso antes”, declara. O acadêmico aconselha que mesmo pessoas que têm algum tipo de deficiência e estão na dúvida de viajar a outro país devem ir. “Vai ajudar muito na própria independência e vai mudar a sua vida”, afirma.
Para ele, a experiência foi enriquecedora. “Aprendi muito, conheci muitas pessoas e fiz amizades. A Univates abriu suas portas para que eu pudesse fazer o intercâmbio da melhor forma”, afirma ao destacar que, além de ter a oportunidade de trabalhar com programas de edição, câmeras e ter aula em estúdios específicos, ficou surpreso com a infraestrutura acessível para pessoas com deficiência locomotora ou visual. “Onde estudo estão começando a fazer essas mudanças, mas não estão tão bem quanto aqui. Na Univates pude ir para todo lado sozinho, além de a residência também ser adaptada. Gostei muito dessa independência”, conta.
Além das disciplinas, o colombiano recebeu acompanhamento de estudantes e profissionais de Fisioterapia para que pudesse prosseguir com o tratamento que fazia no seu país. “Compartilhei com os fisioterapeutas a minha história e eles também puderam conhecer como é a Fisioterapia na Colômbia”.
Observação: informações de uma notícia do site da Univates divulgada em 07/07/2017.
A equipe de Relacionamento da Univates é responsável pela comunicação com os potenciais estudantes da Instituição. Para isso, tem entre suas atividades a organização da Feira de Cursos da Instituição, a realização de visitas às escolas de Ensino Médio e a recepção das escolas de Ensino Médio que visitam o campus de Lajeado.
O programa Na Estrada tem como tarefa a visitação a turmas que estão finalizando o Ensino Médio, com o propósito de aproximar a Instituição desses alunos, promovendo atividades que auxiliam os jovens na escolha de sua profissão, além de apresentar os cursos oferecidos pela Univates.
Em 2017 foram visitadas 137 escolas de Ensino Médio das regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Vale do Jacuí, além de outras regiões, como o Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Serra, atingindo 4.366 alunos.
A atividade de interação com esses estudantes continua após a visita, por meio de um app, enquetes, promoções e posts atualizados no Facebook, Instagram, Twitter e blog do Na Estrada, incentivando os alunos a manterem contato com a equipe da Univates.
Além de visitar as escolas de Ensino Médio, a Univates se preocupa em receber esses estudantes em suas dependências. Em 2017 foram realizados 32 tours guiados pela Univates com escolas de várias regiões do Estado, atingindo o total de 930 alunos.
A Univates realiza, anualmente, a Feira de Cursos Univates, que envolve todos os cursos de graduação, sequencial e técnicos da Instituição. Esse evento tem como finalidade despertar o interesse dos futuros estudantes e ajudá-los na escolha do curso a frequentar. Para isso, são realizadas diversas ações, como a divulgação das diferentes opções de cursos e atividades promovidas pela Univates, aplicação de testes vocacionais, esclarecimento de dúvidas sobre a profissão com professores, entre outras.
Na 16ª edição da Feira, realizada no dia 25 de outubro, houve a participação de 2.120 alunos e de 202 professores, oriundos de 138 escolas de Ensino Médio de diferentes regiões, como Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Caí, Norte, Serra, entre outras.
Saiba mais: www.univates.br/feiradecursos
O Cartão Explore é um programa voltado a alunos do Ensino Médio de todas as escolas visitadas pela equipe Na Estrada durante o ano letivo. Os alunos que solicitam o cartão podem aproveitar gratuitamente alguns serviços da Instituição.
No ano de 2017 foram 619 alunos inscritos no programa.
A Univates lançou, em 2016, o aplicativo “Partiu Univates”. É um app que oferece um canal de comunicação para estudantes que buscam ingressar na Instituição.
Entre as opções de estudos oferecidas na Univates, os cursos técnicos também estão disponíveis para estudantes de Ensino Médio. Pensando nisso, a Instituição, por meio do Centro de Educação Profissional (CEP) e do setor de Marketing e Comunicação, recebeu, no dia 23 de agosto, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na primeira edição do evento “Você, seu futuro profissional e a Univates”. Participaram do evento 45 alunos de duas escolas do Vale do Taquari (Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga, de Colinas, e EMEF Arco-Íris, de Imigrante).
O Conexão Univates é um programa de relacionamento com os diplomados da Instituição que objetiva articular a integração de diplomados com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em cursos, atividades acadêmicas, culturais, esportivas e sociais, além de estimular o sucesso desse público em sua carreira profissional e mantê-lo informado sobre os acontecimentos da Instituição e sobre o mercado de trabalho.
Por meio dele, os diplomados recebem incentivos em cursos de educação continuada, graduação, pós-graduação, línguas estrangeiras, segunda graduação ou curso técnico. Além disso, o programa permite o acesso a serviços e infraestrutura da Instituição e promove contato com colegas e professores.
Saiba mais: www.univates.br/diplomados
Em 2017 foi aprovada a Política de Compras e Contratações de Obras e Serviços da Univates. Esse documento tem a finalidade de estabelecer diretrizes para a aquisição de bens e serviços pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates) e, igualmente, por todas as suas mantidas, garantindo a eficiência na utilização de recursos da Instituição, transparência e segurança das transações, bem como a contínua qualificação dos fornecedores.
São diretrizes desta política, entre outras: assegurar que as empresas fornecedoras sejam legalmente constituídas e possuam comprovada idoneidade e capacidade técnico-econômica e administrativo-trabalhista para assumir as responsabilidades contratuais; promover concorrência em condições de iguais oportunidades entre os fornecedores de bens e serviços, por meio de um processo de qualificação, requisitos técnicos, organizacionais, econômico-financeiros e socioambientais, no que for aplicável; em caso de concorrência empatada no âmbito comercial, valorizar a contratação de empresas socialmente responsáveis, comprometidas com o bem-estar de seus colaboradores e com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do meio ambiente e com idoneidade fiscal.
O projeto de extensão “Escolas Esportivas da Univates” busca oferecer atividades físicas e esportivas gratuitas para crianças e adolescentes, dos oito aos 17 anos, no turno inverso ao escolar, de escolas públicas do município de Lajeado. Este projeto visa a promover a cidadania, socialização, saúde e desenvolvimento psicomotor dos envolvidos, por meio da atividade física e práticas esportivas de forma participativa, social e inclusiva.
Em 2017 foram possibilitadas a 1.298 crianças e adolescentes de seis escolas/projetos vida esses benefícios, contabilizando 1.362 atendimentos. O valor investido pela Univates foi de R$ 38.740,00.
Escolas/projetos vida beneficiadas:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Koefender - Lajeado/RS
Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo - Lajeado/RS
Projeto Vida Conventos - Lajeado/RS
Projeto Vida Santo André - Lajeado/RS
Projeto Vida Santo Antônio - Lajeado/RS
Projeto Vida São José - Lajeado/RS
Os Jogos Escolares do Ensino Médio (Joguem) objetivam oportunizar um espaço de competições desportivas para as escolas de Ensino Médio das regiões do Vale do Taquari e do Rio Pardo, com o intuito de propiciar às escolas um momento de integração entre alunos e professores por meio do desporto e, com isso, promover a educação, a integração e a socialização. A 11ª edição dos Joguem foi realizada de junho a outubro de 2017, envolvendo 600 alunos de 17 escolas. Foram seis modalidades disputadas: atletismo, basquetebol, futebol, ginástica de trampolim, handebol e voleibol.
Escolas beneficiadas:
Colégio Cenecista João Batista de Mello - Lajeado/RS
Colégio Estadual Jacob Arnt - Bom Retiro do Sul/RS
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Lajeado/RS
Colégio Evangélico Alberto Torres - Lajeado/RS
Colégio Madre Bárbara - Lajeado/RS
Colégio Martin Luther - Estrela/RS
Colégio Santo Antônio - Estrela/RS
Colégio Sinodal Conventos - Lajeado/RS
Colégio Sinodal Gustavo Adolfo - Lajeado/RS
Escola Estadual de Educação Básica Educar-se - Santa Cruz do Sul/RS
Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo - Lajeado/RS
Escola Estadual de Educação Básica São Francisco - Progresso/RS
Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem - Venâncio Aires/RS
Escola Estadual de Ensino Médio Estrela - Estrela/RS
Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes - Arroio do Meio/RS
Fundação Agrícola Teutônia - Teutônia/RS
Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - Estrela/RS
O Clube Atlético Ubirajá (Bira) realiza diversas atividades relacionadas ao basquete na cidade de Lajeado. Em 2017 o trabalho do Bira contemplou três diferentes núcleos para o desenvolvimento do basquete: escolinhas de basquete; projeto social do Bira em parceria com a Prefeitura de Lajeado; e equipes de competição. Com a parceria e o investimento de R$ 23.000,00 da Univates, cerca de 334 crianças e jovens da região do Vale do Taquari foram beneficiados com as atividades do Clube em 2017.
Em 2017 a Univates manteve a parceria com a Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) apoiando atividades desenvolvidas pela Associação, como: projetos sociais, escolinhas de iniciação esportiva e equipes de competição de base. Foram envolvidos 75 atletas nas categorias de base, que disputaram campeonatos de voleibol. Já no projeto social em conjunto com a Prefeitura de Estrela estiveram reunidas em torno de 350 crianças.
Em 2017 a Univates manteve a parceria com o Clube Esportivo Lajeadense, a qual, além do patrocínio, tem como objetivo a união de esforços entre as partes para o desenvolvimento de atividades conjuntas com vistas a integrar o ambiente acadêmico da Instituição com a estrutura do Clube.
R$ 34.200,00 investidos pela Univates
A Instituição busca, por meio de parceria com a Associação Lajeado de Futsal (Alaf), contribuir para o desenvolvimento do esporte na região. Com a parceria da Univates, a Alaf, equipe profissional de futebol de salão, realiza treinamentos, utiliza a academia e disputa jogos no Ginásio de Arena da Univates. Em 2017, a Alaf disputou a Liga Gaúcha de Futsal. Durante esse ano foram disputados diversos jogos na Univates, contando com 4.540 presenças.
R$ 15.565,00 investidos pela Univates
Com o objetivo de formar novos atletas, a Univates mantém, desde 2008, uma equipe de ginástica que, em 2017, contou com 14 atletas.
Durante o ano de 2017, a Univates deu continuidade à parceria com a Associação de Atletismo dos Vales (AAVA). A Univates cedeu de forma gratuita a pista de atletismo do Estádio Olímpico para treinamento dos atletas. Participaram dos treinamentos alunos com idade de nove a 17 anos, totalizando 40 crianças.
Na Univates, funcionários (professores e técnico-administrativos), alunos e usuários do programa Univates & Você (comunidade em geral) podem utilizar a pista atlética da Instituição. Em 2017 foram registrados 11.147 acessos à pista atlética por 1.421 usuários.
O Centro Clínico Univates, inaugurado em 2016, é um espaço de integração entre o ensino, o serviço e a comunidade e desenvolve ações de promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver atenção integral.
O atendimento das demandas locorregionais ocorre por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa), atuando de forma integrada com a atenção primária e com as instâncias terciárias de atenção à saúde com o objetivo de ampliar a resolutividade do sistema de referência e contrarreferência.
O Centro Clínico Univates reúne os seguintes serviços de saúde prestados pela Univates à comunidade regional:
Dentre as atividades realizadas pelo Centro Clínico em 2017 destaca-se a inauguração do Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), localizado em área física anexa ao Hospital de Estrela, que visa a contribuir para o cuidado integral da saúde da mulher e da criança no Sistema Único de Saúde.
Inaugurado em março de 2016, está sendo implantado de acordo com o avanço da grade curricular do curso de Medicina da Univates. Contou, até o final do ano de 2017, com 16 especialidades médicas: alergia e imunologia clínica, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria e gerontologia, gineco-obstetrícia, hematologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
Além das ações desenvolvidas em consultórios, são realizados os seguintes procedimentos ambulatoriais: radiografias simples, ecocardiografia, ecografia, endoscopia, colonoscopia com anestesia, espirometria, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa), biópsias, punções, pequenas cirurgias e procedimentos de otorrinolaringologia.
Na rede de referência e contrarreferência que compõe o sistema público de atenção à saúde, os serviços ambulatoriais especializados desempenham papel de fundamental importância, tanto no apoio às ações desenvolvidas pelas unidades de atenção básica em saúde quanto na diminuição da necessidade de internações hospitalares.
Em 2017
Especialidade médica | Atendimentos |
---|---|
Alergia e imunologia clínica | 154 |
Cardiologia | 857 |
Dermatologia | 338 |
Endocrinologia | 616 |
Gastroenterologia | 864 |
Geriatria e gerontologia | 75 |
Gineco-obstetrícia | 215 |
Hematologia | 652 |
Nefrologia | 278 |
Neurologia | 90 |
Oftalmologia | 33 |
Otorrinolaringologia | 197 |
Pediatria | 297 |
Pneumologia | 678 |
Psiquiatria | 89 |
Reumatologia | 174 |
Total de atendimentos médicos | 5.607 |
Além das consultas médicas, foram realizados, em 2017, 1.669 consultas multiprofissionais (enfermagem, farmácia e assistência social) e 2.188 exames especializados (endoscopia, ultrassonografia, radiografia, biópsia, entre outros). No total foram atendidos 1.982 pacientes, sendo 5.512 atendimentos via convênio SUS, 1.739 via Consisa e 25 gratuidades. O valor investido pela Univates foi de R$ 2.401.143,00.
Em funcionamento desde 2006, o Ambulatório de Nutrição oferta consultas nutricionais e exames de bioimpedância. Até agosto de 2016, prestava atendimento à comunidade acadêmica e aos funcionários da Instituição. Desde então, passou a atender às demandas do SUS, atuando nos tratamentos de casos de hipertensos, diabéticos, cardiopatas, pessoas com obesidade, alergias e/ou intolerâncias alimentares e desordens metabólicas, e a desenvolver atividades de reeducação alimentar.
Além de atendimentos com nutricionista, conta também com um médico nutrólogo. O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem a esses dois profissionais atuar no diagnóstico do estado nutricional, prevenção e tratamento dessas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.
Em 2017
1.680 atendimentos de nutrição, sendo 615 via Consisa e 1.065 pelo SUS
229 pacientes atendidos
R$ 136.317,00 investidos pela Univates
O Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), localizado em área física anexa ao Hospital de Estrela, é uma parceria entre Univates e Prefeitura Municipal de Estrela que visa a fortalecer a rede de atenção à saúde, contribuindo para o cuidado integral da saúde da mulher e da criança no Sistema Único de Saúde do município de Estrela/RS. Implantado em fevereiro de 2017, o serviço oferece consultas e procedimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria, via SUS, com o objetivo de qualificar a atenção primária e ampliar a resolutividade desta e do sistema de referência e contrarreferência.
O Cami é referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) atendendo mulheres e crianças do município de Estrela.
Além dos atendimentos médicos, o serviço prevê a realização de procedimentos como colposcopia, papanicolau, biópsias, colocação e retirada de dispositivo intrauterino (DIU) e análises clínicas, assim como a promoção da saúde por meio de grupos de apoio à gestante, ao bebê, à puérpera e à criança.
Em 2017
1.643 atendimentos, sendo 1.119 consultas ginecológicas e obstétricas e 524 consultas pediátricas
441 pacientes atendidos via SUS
R$ 524.690,00 investidos pela Univates
A Clínica-Escola de Fisioterapia foi inaugurada no ano de 2007 e desde então vem realizando atendimentos fisioterapêutico e hidroterapêutico à comunidade da região. Desde janeiro de 2010, mantém convênio com o SUS.
Todas as áreas voltam-se para a reabilitação físico-funcional de pessoas que, por diferentes razões, apresentam distúrbios do movimento. As atividades realizadas englobam, além do processo de reabilitação, a prevenção de doenças, a promoção de saúde e a educação em saúde. Para isso, além dos atendimentos ambulatoriais, a Clínica-Escola trabalha com grupos e oficinas interdisciplinares, proporcionando à comunidade regional meios para alcançar mais autonomia nos cuidados com a saúde e com a qualidade de vida.
Em 2017
4.436 atendimentos, sendo 3.260 atendimentos via convênio SUS, 948 via Consisa e 228 gratuidades
200 pacientes atendidos
R$ 254.223,00 investidos pela Univates
A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), que iniciou suas atividades em março de 2011, é um serviço-escola interprofissional. Realizam-se no espaço acolhimentos, consultas individuais, grupos de promoção de saúde, oficinas, ações de equipes interprofissionais, apoio matricial, entre outras ações.
A Cures mantém forte articulação com a rede de atenção à saúde e com a comunidade regional, uma vez que as ações de cuidado são planejadas e desenvolvidas em parceria com profissionais dos municípios da região, considerando as demandas e necessidades das pessoas referenciadas para avaliação e atendimento. O trabalho permite, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores de saúde das equipes municipais e a formação dos estudantes.
Em 2017
1.002 atendimentos em diferentes atividades, sendo 640 pelo SUS e 362 gratuidades
cerca de 63 pessoas atendidas
A equipe também conduziu encontros de apoio matricial à Secretaria de Educação do município de Lajeado e grupos de promoção à saúde nas ESF do município de Arroio do Meio (59 participantes).
O valor investido pela Univates foi de R$ 551.933,00.
A Farmácia-Escola é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajeado e a Univates e tem por objetivo prestar atendimento humanizado à população desse município, usuários do SUS, oferecendo serviços qualificados na área da assistência farmacêutica. O estabelecimento também realiza atividades de promoção à saúde, direcionadas à comunidade do município de Lajeado, além de contribuir para a formação de profissionais farmacêuticos.
Além da manipulação e dispensação de medicamentos, são prestados serviços farmacêuticos, como: aferição de pressão arterial, medida de glicemia capilar, verificação de temperatura corporal, medida de altura e peso, consulta farmacêutica, revisão da farmacoterapia, seguimento farmacoterapêutico e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.
Em 2017
72.443 atendimentos
16.114 pessoas atendidas
R$ 302.691,00 investidos pela Univates
Considerando a preocupação com a promoção da saúde, a equipe da Farmácia-Escola promove mensalmente campanhas e regularmente oficinas relacionadas à saúde, as quais são oferecidas tanto no próprio estabelecimento quanto em outras unidades de saúde do município de Lajeado ou em escolas. A equipe também promove capacitações e treinamentos sobre medicamentos, destinados a trabalhadores da área da saúde.
O Laboratório de Análises Clínicas Univates existe desde 2010 atendendo às demandas de ensino e de pesquisa dos cursos da área da saúde da Instituição. Em março de 2016, sua estrutura foi reorganizada a fim de prestar serviços de análises clínicas para o Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates.
O Laboratório de Análises Clínicas Univates busca o fortalecimento do elo entre a classe clínica e os usuários por meio da realização de exames voltados à atenção básica à saúde, à prevenção de doenças e apoio a tratamentos médicos.
Em 2017
14.482 exames realizados
R$ 379.529,00 investidos pela Univates
O Laboratório de Fisiologia do Exercício iniciou suas atividades em 2015 com o objetivo de servir de apoio e complemento a atividades teórico-práticas dos cursos da Univates relacionados à saúde e ao esporte.
Além disso, o espaço proporciona aos usuários das modalidades do Complexo Esportivo da Univates e à comunidade em geral a avaliação de diferentes componentes da aptidão física relacionados à saúde e ao esporte.
Desde março de 2016, o Laboratório realiza teste ergométrico e eletrocardiograma por esforço, visando a atender às demandas do Ambulatório de Especialidades Médicas, especialmente às solicitações das consultas de cardiologia.
Em 2017
101 testes ergométricos realizados
494 avaliações físicas em usuários do Complexo Esportivo
duas equipes de rendimento avaliadas
R$ 86.671,00 investidos pela Univates
O projeto de extensão “Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia” nasceu do interesse em conhecer melhor as inter-relações entre saúde, qualidade de vida e envelhecimento, visando a suprir as necessidades locais e regionais em relação ao envelhecimento. Em 2017 o projeto adotou o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município de Lajeado para realizar as suas ações. Os idosos pertencentes aos grupos de convivência da referida instituição foram submetidos a avaliações relacionadas à saúde e qualidade de vida. Posteriormente ocorreram 26 encontros, um por semana, no Cras. Neles desenvolveram-se conteúdos de educação ao envelhecimento humano, além de atividades físicas e de estimulação da força, bem como oficinas de alimentação saudável, equilíbrio e quedas e saúde bucal. Em 2017 foram realizadas 25 oficinas a 20 idosos, totalizando 537 participações. O valor investido pela Univates foi de R$ 42.223,00.
Além disso, foi realizado o 6º Encontro Regional do Idoso, em celebração ao Dia do Idoso. O evento ocorreu em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Unimed, a prefeitura de Lajeado e a empresa auditiva Escute Bem, e contou com a participação de idosos de grupos de convivência de municípios do Vale do Taquari. Foram realizados jogos de câmbio, diversas oficinas, quick massage, além de orientações de cuidados com a audição, cuidados com a pele, postura correta e risco de quedas. O evento ainda contou com uma palestra sobre saúde e estilo de vida ativo e Sarau Literário, no qual os idosos apresentaram suas habilidades artísticas.
Neste dia estiveram presentes 196 idosos pela manhã e 112 à tarde, resultando em aproximadamente 500 atendimentos no decorrer do dia.
Durante a programação foram arrecadados alimentos não perecíveis, que foram revertidos para o Programa Mesa Brasil do Sesc.
A Univates, por meio do projeto de extensão “Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio - Lajeado/RS”, propõe-se a contribuir na busca de novas perspectivas de superação dos problemas sociais existentes no Vale do Taquari/RS. Para isso, visa a articular as comunidades acadêmica e local em um trabalho de construção da emancipação social, econômica e cultural da comunidade do bairro Santo Antônio de Lajeado, além de melhorar a relação entre a universidade e a comunidade na discussão e criação de propostas e alternativas comunitárias sustentáveis orientadas à transformação da realidade social por meio da ampliação do exercício da cidadania e da melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade.
Durante o ano de 2017, o projeto atingiu 148 pessoas da comunidade, totalizando 980 atendimentos. Foram realizadas 128 visitas domiciliares às famílias residentes no bairro Santo Antônio e 28 visitas à escola e entidades. No ano sete famílias da comunidade do bairro Santo Antônio participaram, sendo referenciadas para posto de saúde local, além de duas instituições parceiras, sendo elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal (FOK) e Projeto Vida Santo Antônio. O valor investido pela Univates foi de R$ 115.204,00.
Entidades beneficiadas:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal (FOK) - Lajeado/RS
Estratégia da Saúde da Família (ESF) - Lajeado/RS
Projeto Vida Santo Antônio - Lajeado/RS
No ano de 2017 foi realizada a VI e a VII edição da iniciativa Farmacêutico no Shopping - A saúde vai ao seu encontro, com 135 atendimentos e 122 atendimentos, respectivamente. A ação, promovida pelo curso de Farmácia da Univates em parceria com o Shopping Lajeado, visa a promover ações de prevenção à saúde e orientações sobre os medicamentos à comunidade local.
Dia 31 de maio é o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca e o Dia Mundial sem Tabaco. Para conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, o curso de Odontologia da Univates e as Secretarias de Saúde da região realizaram ações no Centro da cidade de Lajeado e nos municípios de Arroio do Meio, Estrela, Taquari e Teutônia.
Realizada por estudantes e professores do curso e por cirurgiões-dentistas da rede de saúde, a iniciativa visou a explicar para a população os primeiros sinais de alterações que podem se tornar um câncer. Também foram feitos exames de avaliação bucal para detectar lesões que podem virar câncer bucal ou até mesmo orientar algum indivíduo com câncer bucal que ainda não tenha sido diagnosticado.
A Univates conta com um programa sistemático de valorização e de apoio a atividades culturais. Esse programa contempla as ações direcionadas à promoção e difusão das diferentes manifestações artísticas, à preservação do patrimônio cultural, histórico e artístico e ao desenvolvimento da cultura, acolhendo projetos e promovendo eventos na área, visando a contemplar tanto a comunidade interna quanto a externa da Instituição.
* Considerados os eventos culturais que não tiveram cobrança de ingressos.
Em 2017 foram realizados nove eventos na modalidade artes cênicas/teatro, com público de 6.900 pessoas, cabendo destaque às peças teatrais “Entrando pelo Cano”, em comemoração ao Dia da Criança, e “Brincando de Natal”.
De participação voluntária e gratuita, o Grupo de Teatro da Univates tem como objetivo, dentre outros, representar a Univates em eventos internos e externos, ampliando a visão cultural da academia.
Em 2017 o Grupo de Teatro da Univates realizou seis apresentações, com público de 2.968 espectadores.
Dentre as apresentações realizadas, destaca-se a do dia 5 de setembro em que o grupo estreou nova peça teatral: “O Jardim”.
Os Espaços Arte disponibilizados pela Univates estiveram constantemente expondo obras das mais diferentes modalidades artísticas. Trata-se de uma oportunidade oferecida aos alunos e comunidade de conhecer e apreciar manifestações artísticas e culturais. Além disso, é também uma oportunidade para os artistas mostrarem seu trabalho.
Em 2017 foram realizadas 41 exposições, que foram apreciadas por 2.346 pessoas, considerando-se apenas os registros nos cadernos de assinaturas.
A Univates promoveu um evento relacionado à dança em 2017, com público de 1.600 pessoas.
A 10ª edição da Mostra de Dança Univates ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro, no Teatro Univates, na qual o público pôde assistir, de forma gratuita, as apresentações divididas em duas categorias - Infantil e Juvenil/Adulto. O evento objetivou difundir a dança como arte e expressão corporal nas suas mais diferentes formas de manifestação.
Dentre os eventos realizados no ano de 2017, cabe destacar as apresentações da Orquestra Jovem do Sesi, da Família Lima, bem como o evento aberto à comunidade realizado em frente ao Centro Cultural Univates no dia 26 de julho com queima de fogos de artifício e apresentação da banda Hello Ms. Take para comemorar a conquista do título de universidade pela Univates.
Em 2017 foram realizados 21 eventos culturais agrupados na modalidade “Música”, prestigiados por 10.720 pessoas.
Coral
Como forma de apoiar a manifestação musical, a Univates mantém incentivo ao Coral Vocalize. O Coral aprimora os valores estéticos musicais por meio dos diversos gêneros e estilos que compõem o repertório.
Em 2017 foram realizadas 14 apresentações, contando com um público de 2.750 espectadores.
Projetos Culturais
Consiste no encaminhamento de projetos culturais da Univates e na prestação desse serviço à comunidade da região do Vale do Taquari. O serviço é prestado por meio do encaminhamento de projetos culturais em níveis estadual (Lei de Incentivo à Cultura - LIC) e federal (Lei Rouanet), com vistas à execução de eventos com patrocínio de empresas, via renúncia fiscal.
Em 2017 foi executado um projeto pelo sistema Pró-cultura: o evento “Ciranda Cultural: o Vale em movimento”, nos municípios de Teutônia e Lajeado, contando com a participação de 600 pessoas. Executado em três dias, foi o primeiro projeto cultural encaminhado e executado inteiramente pela Univates. Tratou-se de uma mostra sobre a tradição e o folclore alemão, italiano e gaúcho, com dança, exposições, literatura, música instrumental e gastronomia.
Em 2017 a Instituição foi apoiadora da 12ª Feira do Livro de Lajeado, fazendo-se presente em diversas atividades.
Museu do Livro
O Museu Regional do Livro (MRL) da Univates reúne livros e revistas que compuseram a história de leitura da região do Vale do Taquari desde a sua formação até o início da década de 1960. A tipologia e a abrangência do acervo são multidisciplinares, contendo aproximadamente 3.000 obras.
O Museu está aberto à visitação e à pesquisa. Além disso, o Museu realiza exposições temáticas.
Em 2017, 204 pessoas visitaram o espaço, entre elas alunos, professores e pesquisadores da Univates, alunos de três escolas de Ensino Fundamental da região (Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sereno Afonso Heisler, de Santa Clara do Sul; Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, de Estrela; e Escola Estadual de Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima, de Lajeado) e comunidade em geral. O valor investido pela Univates foi de R$ 22.411,00.
Troca-Troca de Livros
Ocorreram em 2017 duas edições do Troca-Troca de Livros, organizadas pelo Museu Regional do Livro e pela Biblioteca. O projeto Troca-Troca visa a estimular a leitura, a reutilização e a partilha de livros. Por meio dele, os participantes podem trocar seu livro usado e em bom estado por outro de seu interesse. A 15ª edição do evento ocorreu entre os dias 17 e 23 de abril, na Semana do Livro, no saguão da Biblioteca, tendo sido realizadas 309 trocas de livros e contando com a participação de 63 pessoas, sendo estas alunos, funcionários (professores e técnico-administrativos), diplomados da Univates e comunidade em geral. A 16ª edição aconteceu durante a Feira do Livro de Lajeado, de 17 a 22 de outubro, com 438 trocas efetuadas por 91 pessoas, desde vinculadas à Univates até da comunidade externa.
Semana do Livro
Além do Troca-Troca de Livros, o campus da Univates ganhou trechos literários em uma ação realizada pelo Museu Regional do Livro e pela Biblioteca em comemoração à Semana do Livro. Os cartazes continham, além da citação de clássicos da literatura, um código escaneável por celular (QR Code) que direcionava para o site ou biblioteca digital em que o livro estava disponível gratuitamente para leitura.
A ação buscou incentivar a leitura na Semana do Livro, mostrando que existem muitos sites em que se podem baixar e-books grátis e também bibliotecas digitais.
O Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates (CMDPU), subsetor do Museu de Ciências (MCN), tem por princípio o recolhimento, a organização, a preservação e a divulgação dos acervos documentais sobre a história regional e institucional da Univates, provenientes de arquivos públicos e privados do Vale do Taquari.
O CMDPU, por meio de ações educativas, pretende despertar o interesse pelo tema na sociedade.
Em 2017
73.918 materiais históricos regionais e institucional em seu acervo
186 alunos visitaram o CMDPU
129 pessoas da comunidade visitaram o CMDPU
R$ 57.321,00 investidos
Saiba mais: www.univates.br/mcn/centro-de-memoria-documentacao-e-pesquisa-da-univates-cmdpu
No dia 27 de abril foi realizada a primeira edição do “Arte na Universidade”, um evento que contemplou diferentes atividades culturais, com foco na experimentação estética e na vivência com a arte. Ao longo desse dia, dezenas de atividades foram desenvolvidas por professores, estudantes e artistas regionais e tinham como público-alvo a própria comunidade acadêmica e o público externo, no intuito de promover um compartilhamento de experiências das mais variadas manifestações artístico-culturais.
No que se refere ao compromisso com a educação, a Univates, entre outras ações/atividades, busca garantir a formação docente inicial e continuada, por meio das licenciaturas, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de Assessorias Pedagógicas Externa (APEs) etc.
Indicadores | 2017 |
---|---|
Número de cursos de licenciatura oferecidos | 5¹ |
Número de alunos em cursos de licenciatura | 441 |
Número de alunos de licenciatura beneficiados pelo Pibid | 157 |
Número de cursos de licenciatura participantes do Pibid | 6² |
Número de escolas contempladas com ações do Pibid | 153 |
Número de Assessorias Pedagógicas Externas (APEs) prestadas pela Univates | 21 |
Número de oficinas, palestras e cursos oferecidos por meio de APEs | 604 |
Número de participantes em atividades promovidas pela Univates por meio de APEs | 2.8615 |
1 Cursos de licenciatura oferecidos pela Univates: Ciências Biológicas, licenciatura; Educação Física, licenciatura; História, licenciatura; Letras, licenciatura; Pedagogia, licenciatura.
2 Cursos de licenciatura participantes do Pibid: Ciências Biológicas, licenciatura; Ciências Exatas, com habilitação integrada em Física, Matemática e Química; Educação Física, licenciatura; História, licenciatura; Letras, licenciatura; Pedagogia, licenciatura. O curso de Ciências Exatas, com habilitação integrada em Física, Matemática e Química não contava com alunos matriculados no decorrer de 2017. Havia um aluno concluinte do semestre B de 2016 que atuou no Pibid nos meses de janeiro e fevereiro de 2017.
3 Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus - Cruzeiro do Sul/RS; Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Lajeado/RS; Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo - Lajeado/RS; Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Arnoldo Lermen - Lajeado/RS; Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena - Lajeado/RS; Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André - Lajeado/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal - Lajeado/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca - Lajeado/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima - Lajeado/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso - Lajeado/RS; Escola Estadual de Ensino Médio Ana Néri - Marques de Souza/RS; Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros - Estrela/RS; Escola Estadual de Ensino Médio Estrela - Estrela/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I - Lajeado/RS; Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes - Arroio do Meio/RS.
4 Nove palestras, um curso e 50 oficinas.
5 A maioria dos participantes são professores da educação básica, mas também são oferecidas ações para alunos, famílias de alunos e comunidade escolar.
O projeto de extensão “Educação Empreendedora e Financeira”, voltado aos estudantes do Ensino Médio e operacionalizado pelos estudantes do Ensino Superior da Univates, tem relevância e impacto social pois aborda a educação financeira e o empreendedorismo com estudantes que recentemente ingressaram ou estão prestes a ingressar no mercado de trabalho formal.
No ano de 2017 foram realizadas 40 oficinas no âmbito do projeto, em 21 escolas de 16 municípios das regiões do Vale do Taquari e do Rio Pardo, totalizando 1.226 atendimentos a 943 estudantes de Ensino Médio. O valor investido pela Univates foi de R$ 58.357,00.
O contexto socioeconômico atual e as perspectivas do mercado de trabalho ensejam o desenvolvimento de perspectivas empreendedoras de modo que os indivíduos avaliem a possibilidade de gerar seu próprio posto de trabalho ou de gerar oportunidades para outros indivíduos. Da mesma forma, planejar e gerenciar as finanças pessoais é fundamental para que jovens possam desfrutar de equilíbrio financeiro pessoal e iniciar sua trajetória profissional com mais tranquilidade. Abordar esses temas com os estudantes de Ensino Médio é plenamente justificável, pois está propiciando-lhes incorporar conhecimentos sobre temáticas pouco abordadas nas escolas e que lhes servirão por toda a sua carreira profissional. Também se destaca a relevância dos temas para as relações sociais que esses indivíduos desenvolverão.
Escolas beneficiadas:
O projeto de extensão “Interarte” realizou atividades com alunos de escolas do Ensino Fundamental, bem como de outras Instituições que atendem crianças, incluindo deficientes de Lajeado e região, com foco em comunidades carentes. O projeto possibilitou a aproximação com a área de Artes, propiciando o aprender por meio da confecção de objetos tridimensionais fazendo o uso de materiais alternativos, como jornal, cola feita à base de água e amido, papel kraft e fita adesiva. Ao manipularem a obra e construírem o objeto, os alunos puderam aguçar diferentes campos do saber. As experimentações artísticas possibilitaram à comunidade a construção de conhecimentos próprios, contribuindo com a capacidade criativa, como a imaginação, a sensibilidade, a exploração sensorial, a visão espacial, a proporcionalidade e a percepção. Além disso, a atividade propiciou o respeito às diferenças, trabalho em equipe, desenvolvimento da capacidade de argumentação e aceite de posicionamentos e ideias diversas. Esta atividade buscou favorecer a inclusão social, uma vez que oportunizou a diferentes pessoas coabitarem em um ambiente multiplicador de aprendizagens e proporcionou a convivência e a familiarização com diferentes personalidades e culturas familiares.
Em 2017 foram realizadas 46 oficinas em sete escolas de quatro municípios da região, totalizando 642 participantes e 1.063 participações. O valor investido pela Univates foi de R$ 50.624,00.
Escolas beneficiadas:
Para obter-se bons resultados na educação é preciso que esta se reinvente com o passar dos anos, de forma a manter o interesse e a dedicação dos estudantes nas diversas fases de aprendizagem. O projeto de extensão “Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (Tema)” busca, por meio de suas diversas atividades práticas e lúdicas, incentivar o uso de novas tecnologias na construção do conhecimento, tendo como foco os alunos da Educação Básica de escolas públicas e privadas das regiões do Vale do Taquari e Serra.
Há procura constante por estratégias que tornem a construção do conhecimento mais dinâmico e atrativo, de forma a manter os estudantes motivados e interessados nas atividades escolares. Essa busca abre caminhos para novas formas de difusão do conhecimento, que é o caso da extensão universitária, em que o aluno entra em contato com o meio acadêmico, gerando integração entre pesquisa e aplicação, ampliando a visão de uma forma que não seria possível apenas pela teoria.
O projeto Tema interage com a comunidade escolar, com auxílio de professores e acadêmicos, por meio de atividades como palestras interativas, oficinas e algumas competições envolvendo conceitos dos cursos de Engenharia da Univates, relacionando com os conteúdos de matemática, física e lógica por meio de atividades que promovem o desenvolvimento de jogos e animações, programação e confecção de protótipos robóticos, simulação de sistemas, construção de pontes de espaguete e de produtos de papelão.
Durante o ano de 2017, o projeto manteve contato com 10 escolas de sete municípios dos Vales do Taquari e Serra, nas quais foram realizadas palestras de divulgação das atividades, 59 oficinas, além da 9ª Olimpíada de Informática e do 5º Technology Day, alcançando 1.413 estudantes das redes pública e privada. O valor investido pela Univates foi de R$ 78.625,00.
Escolas beneficiadas:
Ao longo de 2017, o projeto de extensão “O Mundo Aqui: relações internacionais na sala de aula” desenvolveu atividades com alunos de ensino fundamental e médio das redes pública e privada do Vale do Taquari.
Ao realizar atividades extensionistas que visam a atender demandas escolares por temas internacionais a partir de metodologias ativas de análise, considera-se que o projeto de extensão impacta positivamente na construção do conhecimento da comunidade em que ele atua, a saber, alunos e professores das escolas.
Com as oficinas de processo de tomada de decisão e de conferências simuladas da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto acredita ter impactado o universo escolar.
Durante 2017 o projeto esteve presente em 13 escolas de Ensinos Fundamental e Médio das redes pública e privada de oito municípios do Vale do Taquari, foram realizados 849 atendimentos a 646 alunos. Além de atender as demandas das escolas ou propor-lhes temas, o projeto trouxe para a Univates 45 alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara para realizar uma conferência simulada da ONU. O valor investido pela Univates foi de R$ 29.068,00.
Escolas beneficiadas:
O projeto Interfaces tem como objetivo debater e refletir sobre temas humanísticos e culturais diversos com a comunidade regional, incluindo estudantes de graduação como mediadores em processos de intervenção comunitária e acadêmica, a fim de possibilitar a interlocução entre diversos saberes, contribuindo para o diálogo entre Universidade e comunidade.
A comunidade do Vale do Taquari apresenta reiteradamente problemas de violência contra as mulheres, crianças, imigrantes e outras classes de pessoas e grupos vulneráveis, revelando uma educação deficitária na perspectiva do respeito ao outro, na tolerância a diferentes culturas e formas de vida. O projeto de extensão Interfaces tem contribuído para superar diversas situações-problema por meio de processos de formação e educação conscientizadora, com ações de enfrentamento à violência.
A relevância social se verifica quando quadros e processos de violência, tanto psicológica quanto física, são superados pela conscientização e pelo comprometimento com a promoção da vida. Assim mostram-se relevantes, para a sociedade presente e do futuro, a realização de oficinas de capacitação teórica e a preparação participativa para intervenção sociocomunitária, tendo como foco as ações que trabalham temas transversais e interdisciplinares e que refletem intervenções nas comunidades acadêmica e regional. Para tanto, busca-se capacitar estudantes para que sejam disseminadores das temáticas do projeto, especialmente por meio da realização de ações de acolhimento e orientação de mulheres vítimas de violência, combate ao bullying em escolas, respeito aos Direitos Humanos, inclusão de pessoas com deficiência e discussões sobre gênero e migrações.
Na consecução dos objetivos do projeto foram realizadas 95 oficinas, dois grupos de estudo e ação, uma exposição e um curso de capacitação, entre outras atividades, beneficiando 1.268 pessoas da comunidade em geral, além de alunos e professores do Vale do Taquari. O valor investido pela Univates foi de R$ 110.606,00.
Entidades beneficiadas:
O projeto de extensão “Redes Interdisciplinares: desvendando as Ciências Exatas e Tecnológicas” promoveu a alfabetização e a educação em Ciências Exatas dos estudantes de Educação Básica e da comunidade em geral por meio de ações de divulgação científica, como oficinas interdisciplinares, sessões de observação do céu (com telescópio ou planetário móvel), além de eventos como Feiras de Ciência e Olimpíadas Matemáticas. Acreditando no potencial da educação não formal e da extensão universitária para a inclusão social, o projeto aproximou o público do conhecimento científico e tecnológico, devido à necessidade de melhorar a qualidade do Ensino de Ciências Exatas e, paralelamente, de incentivar os jovens a se interessarem pelas ciências. Ao proporcionar o contato de estudantes de Educação Básica com os recursos da Univates (planetário, computacionais e laboratoriais), o projeto buscou oportunizar vivências e trocas de experiências e saberes, além de estimular a formação cidadã dos estudantes universitários e o desenvolvimento da autonomia, do espírito investigativo e do raciocínio lógico. Atividades do projeto foram realizadas em escolas impossibilitadas de se deslocar até a Instituição, em eventos chamados “Mostras Científicas Itinerantes”, que atendem não apenas à escola onde o evento acontece, e sim a todas escolas interessadas nas proximidades. Ao aproximar os estudantes e o público em geral do conhecimento que advém da Ciência e da Tecnologia, estimula-se a reflexão sobre o papel destes no desenvolvimento social, econômico e humanístico na contemporaneidade.
Durante 2017, por meio do projeto “Redes Interdisciplinares: desvendando as Ciências Exatas e Tecnológicas”, foram realizados 7.437 atendimentos a 5.962 alunos nas diferentes atividades promovidas, envolvendo 113 escolas distintas do Vale do Taquari e proximidades e a Sociedade de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan) de Lajeado/RS.
Além das atividades citadas acima, o projeto promoveu a 20ª edição da Olimpíada Matemática da Univates (OMU) e a 7ª Feira de Ciências Univates. A 20ª OMU é vinculada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e envolveu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, contemplando 2.228 alunos, oriundos de 76 escolas de 26 municípios, 21 municípios do Vale do Taquari e cinco de outras regiões do Estado. Já a 7ª Feira de Ciências Univates contou com a participação de 212 alunos de Ensinos Fundamental e Médio e seus orientadores, de 24 escolas de 11 municípios do Vale do Taquari, um município do Vale do Rio Pardo e um município da Serra Gaúcha, além do Ensino Técnico do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates. Ao todo, foram expostos 77 trabalhos. Ainda, realizou a 2ª edição do Aprender Experimentando Júnior, em parceria com o projeto de pesquisa “Tendências no Ensino”, que proporcionou formação docente e experimentos científicos interativos para crianças do Ensino Fundamental, contemplando 811 alunos, oriundos de 13 escolas.
O valor investido pela Univates foi de R$ 187.816,00.
Entidades beneficiadas:
O projeto de extensão “Veredas da Linguagem”, que trabalha com múltiplas faces da linguagem, desenvolveu, no ano de 2017, inúmeras ações voltadas a diferentes comunidades. Durante o ano, o projeto realizou diversas ações voltadas a grupos sociais específicos, como: aulas de português para imigrantes estrangeiros (haitianos, senegaleses, bengalis e beninenses) do município de Lajeado, em sala de aula cedida pelo Colégio Presidente Castelo Branco; vivências lúdicas em uma escola estadual parceira do projeto e em escolas municipais de ensino infantil dos municípios de Lajeado, Santa Clara do Sul e Forquetinha; oficinas de corporeidade em uma escola parceira e ao grupo de apenadas do Presídio Feminino de Lajeado; oficinas sobre o uso da tecnologia e ensino da leitura em uma escola estadual parceira; intervenções artístico-literárias na Fundação para Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (Fundef), além de criação de espaços de leitura nos ambientes da Instituição, na Casa de Acolhida da Fundef e no Presídio Feminino de Lajeado. Em 2017 o projeto realizou 1.573 ações, atingindo 922 pessoas de diferentes grupos sociais. O valor investido pela Univates foi de R$ 157.122,00.
Entidades/comunidades beneficiadas:
O projeto de extensão “Veredas da Linguagem”, em seu eixo Linguagem Artístico-literária, promoveu uma campanha de doação de livros para a Fundação para Reabilitação de Deformidades Craniofaciais (Fundef), com sede no Hospital Bruno Born em Lajeado, objetivando arrecadar livros literários não muito extensos. Foram doados 180 livros à Fundef.
O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), que existe desde 2003, possibilita aos alunos do curso de Direito, sob orientação de professores, a realização do estágio curricular obrigatório, prestando atendimento gratuito à comunidade carente da Comarca de Lajeado. Com amplo espectro de atuação, desenvolve atividades relativas ao exercício da cidadania de portadores de patologias, atua em questões atinentes ao direito civil - em especial ao direito de família - e também em casos que envolvam violência doméstica e procedimentos atinentes ao Juizado da Infância e Juventude, entre outros.
Em 2017 foram realizados 3.878 atendimentos a pessoas com indisponibilidade econômica (os atendimentos referem-se aos clientes que procuraram o serviço, podendo neles conter os atendimentos realizados pelo curso de Psicologia), com o encaminhamento de 578 movimentações processuais (ações ajuizadas, defesas, recursos, entre outros procedimentos nas áreas cível e criminal, com exceção dos processos de execução criminal) e a realização de 1.026 audiências.
Dentre os números citados acima, destaca-se a realização de 493 atividades no âmbito do convênio com a 2ª Vara Criminal da Comarca de Lajeado - Lei Maria da Penha - e de 148 atividades extrajudiciais no âmbito do convênio com o Ministério Público - Promotoria da Infância e Juventude.
Alunos do curso de Psicologia, sob a supervisão de professores, também podem realizar estágio curricular. A parceria entre Direito e Psicologia contribui para a formação interdisciplinar, concretizada em várias ações realizadas em conjunto, totalizando 427 atendimentos. Essa parceria originou a criação de grupos de atendimento diferenciados: o Grupo Recomeçar, destinado a atender mulheres em situação de violência, que realizou 80 atendimentos no ano de 2017; e o Grupo de Pais, Mães e Cuidadores, cujo objetivo é o atendimento de sujeitos que passaram ou estão passando por processos relacionados à dissolução dos vínculos familiares, tendo realizado, neste mesmo ano, o total de 17 atendimentos. Ainda, o Sajur conta com um espaço lúdico para crianças e adolescentes que acompanham seus pais, mães e cuidadores em atendimento jurídico e/ou psicológico, preservando-os de conflitos e discussões familiares, responsável por 32 atendimentos no ano de 2017.
Em 1º de julho de 2016, iniciaram-se as atividades do Núcleo de Apoio e Referência a Imigrantes, vinculado ao Sajur, que, em 2017, realizou seis atendimentos no âmbito dessa atividade.
A Univates, como propulsora do conhecimento e local de geração do saber, entende a importância do convívio de diferentes formas de ser e pensar que colaborem com um ambiente cooperativo de valorização e promoção da dignidade humana em toda sua diversidade. Frente a isso, em 2016, foi instituída a Política de respeito às individualidades em diferentes dimensões.
A Política vem ao encontro da Missão, da Visão e dos Princípios Institucionais, bem como dos Pontos de Balizamento da Conduta Ética da Univates, a fim de promover um ambiente de aprendizagem acolhedor e de respeito para todos os membros da comunidade acadêmica, respeitando-se características de cunho étnico-racial, religioso, cultural, territorial, físico, geracional, de diferentes expressões de gênero e de sexualidade, de opção política, de nacionalidade, dentre outras, independentemente de posição social, esperando que todos os membros da comunidade acadêmica possam ser respeitados.
A partir dessa Política ficam estipuladas ações programáticas, como o incentivo a projetos de pesquisa e extensão sobre a temática, assim como a reflexão em sala de aula, a capacitação de professores e de técnico-administrativos, a divulgação do documento e a discussão de temas relacionados a ela, de forma transversal, nos currículos dos cursos da Univates e, em especial, nas disciplinas institucionais. Exemplos de ações realizadas em 2017:
A temática foi incorporada a eventos acadêmicos, como é o caso do Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, que, em 2017, debateu acerca das transgeneralidades.
A Agência Experimental de Comunicação (Aecom) realizou, em 2017, a campanha “Que bom que somos diferentes”, a fim de combater a discriminação na comunidade acadêmica. Os cartazes confeccionados com variadas formas e cores que evidenciam a frase-tema da campanha foram espalhados pelo campus de Lajeado no final do Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade.
Mesmo com os resultados e divulgação de pesquisas mais recentes, equivocadamente ainda persistem discursos e um imaginário social na região do Vale do Taquari invisibilizando a ancestralidade indígena e potencializando os feitos da colonização europeia e de seus descendentes. Nesse sentido, as atividades do projeto de extensão “História e cultura Kaingang em territórios da bacia hidrográfica Taquari-Antas” são relevantes para contrapor esse imaginário sobre a temática indígena em geral e dos Kaingang em particular, povo que tradicionalmente é ocupante de espaços territoriais da bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas e adjacências.
Somado a isso, as ações do projeto são indicativos de responsabilidade social com vista a contribuir para transformar a falta de condições básicas das comunidades Kaingang, trazem, por meio da divulgação e discussão na sociedade do Vale do Taquari, a necessidade do reconhecimento de espaços sociais diferenciados e específicos a que, como indígenas, têm direito por lei.
Durante o ano de 2017, foram realizados 1.618 atendimentos a 655 pessoas em seis municípios do Vale do Taquari e quatro municípios dos arredores, sendo investidos R$ 24.203,00.
Escolas beneficiadas:
Comunidades beneficiadas:
O Núcleo de Acessibilidade conta com a participação de diversos setores/áreas da Instituição e objetiva contribuir para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência (PCDs) na vida acadêmica, científica e cultural da Univates, eliminando barreiras e propiciando segurança e autonomia. Também opina e sugere ações que promovam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, digital e nas comunicações.
No ano de 2017, a Univates contou, em seus quadros de colaboradores e acadêmico, com 84 pessoas com deficiência, sendo 28 estudantes e 56 funcionários (técnico-administrativos e professores).
Adequações realizadas na Univates, até o final de 2017, para contribuir para a acessibilidade no campus:
Adequações realizadas | Quantidade |
---|---|
Rampas em áreas externas | 10 |
Rampas na avenida | 38 |
Piso podotátil | 2.942 m |
Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência | 43 |
Cobertura de vagas para pessoas com deficiência | 17 |
Sanitários adequados | 45 |
Mapas táteis externos | 7 |
Para atender às necessidades das pessoas com deficiência, a Instituição desenvolve diferentes atividades, como:
- disponibiliza profissionais especializados para o atendimento e acompanhamento de PCDs;
- oferece suporte aos professores que atuam em disciplinas em que há estudantes com deficiência;
- viabiliza monitoria aos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida ou dificuldade de aprendizagem;
- oferta o Curso de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência;
- mantém a Comissão de Inclusão Gente Diferente, responsável por realizar ações voltadas à conscientização e ao atendimento aos técnico-administrativos, professores, estagiários, bolsistas e terceirizados com deficiência da Univates;
- oferece o Programa de Apoio Social, que oportuniza acompanhamento aos funcionários, de maneira geral, e ações específicas voltadas para as PCDs;
- conta com o programa Cuidados em Saúde do Trabalhador, que objetiva promover ações de cuidado em saúde aos trabalhadores;
- realiza seminários, palestras e oficinas sobre inclusão;
- disponibiliza títulos e volumes em braille na Biblioteca da Univates;
- disponibiliza vídeos legendados, por meio de parceria de setor(es) da Instituição;
- implanta melhorias contínuas quanto à acessibilidade digital;
- distribui cadeiras de rodas em pontos estratégicos da Instituição;
- adapta postos de trabalho para funcionários.
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Univates, em parceria com a Mercur, promoveu o Desfile de Moda Inclusiva. A atividade, gratuita e aberta à comunidade, ocorreu no Teatro Univates no qual desfilaram 31 modelos com e sem deficiência. A segunda edição do evento trouxe, além do desfile, a apresentação de integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela e o monólogo Ícaro, que discutiu temas universais por meio de depoimentos de pessoas cadeirantes.
O projeto contou com o envolvimento de algumas associações e instituições de pessoas com deficiência das cidades de Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado e Teutônia, entre elas Associação dos Surdos de Lajeado (Asla), Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) dos municípios de Estrela, Teutônia e Cruzeiro do Sul, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), Secretaria da Educação e do Desporto de Estrela e Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates.
O valor investido pela Univates foi de R$ 1.648,00.
Em uma experiência inovadora de voluntariado, articulando conhecimentos de diferentes profissionais em formação dos cursos técnicos Univates, em 2017 foi apoiado o Lar Santa Rita, de Guaporé, que atende idosos e adultos em situação de abandono. Estudantes do Curso Técnico em Comunicação Visual, nos seus projetos de final de curso, construíram novo layout de material de divulgação (página da internet, artes para flyers e logomarca) e estudantes do Curso Técnico em Manutenção Automotiva assumiram reparos e trocas de peças do veículo do Lar, a partir de materiais e peças conseguidas com contatos e trabalhos dos demais cursos técnicos da Univates. Ainda, alunos do Curso Técnico em Enfermagem fizeram visitas rotineiras ao Lar para apoiar os trabalhos de cuidados aos idosos e adultos.
Como avaliação final de uma disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, estudantes desse curso promoveram, no dia 8 de julho, o Jantar Sabores do Inverno em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado.
O evento foi resultado de um semestre de estudos teóricos e práticos sobre organização de eventos. Os alunos da Apae também estiveram envolvidos com o evento, preparando lembrancinhas e parte da decoração.
Toda a renda do evento foi revertida para a Apae de Lajeado.
A solidariedade é um referencial da Universidade do Vale do Taquari. Por isso, a Instituição realiza campanhas para arrecadação de doações a serem encaminhadas a diferentes entidades, conforme suas necessidades.
A Univates promoveu mais uma edição da campanha solidária “Aqueça um Coração”. Doações de roupas, calçados e roupa de cama puderam ser realizadas em diversos pontos da Univates nos meses de maio e junho. A entrega das doações desta campanha foi realizada, nos dias 14 e 17 de julho, em Lajeado, Venâncio Aires e Rio Pardo.
Em 2017
3.495 peças de roupa, 565 pares de calçados e 152 peças de roupa de cama foram arrecadados
três entidades beneficiadas (Defesa Civil de Lajeado e de Venâncio Aires e Assistência Social de Rio Pardo)
No dia 13 de julho, em que se comemora o Dia Mundial do Rock, a Rádio Univates FM realizou campanha de doação de sangue em parceria com a Agência Experimental de Comunicação. Já no Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, parte da equipe esteve presente no Hemovale de Lajeado acompanhando as doações de sangue. Inúmeros doadores ouvintes dirigiram-se ao Banco de Sangue de Lajeado, localizado no Hospital Bruno Born, para doar sangue e aproveitar para pedir música para a programação da Rádio.
Em parceria com o Clube do Rock do Vale do Taquari, a Rádio Univates FM realizou campanha de doação de brinquedos e alimentos. Foram arrecadados cerca de 200 brinquedos e entregues a crianças carentes de Lajeado e Estrela (Associação Simon Bolívar de Lajeado e no bairro Pinguela, em Estrela). Os 500 kg de alimentos arrecadados foram repassados ao Lar de Idosos Tabita, de Lajeado.
O Museu Regional do Livro realizou uma ação para arrecadar alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas, materiais de higiene pessoal e roupas, de 24 de julho a 31 de agosto. No dia 11 de setembro esses produtos foram doados à Casa de Repouso Aconchego, de Lajeado.
Com o objetivo de desenvolver um produto focado nas tecnologias assistivas para pessoas com algum tipo de deficiência, os cursos de Design e Fisioterapia da Univates e a empresa Mercur deram início, no segundo semestre do ano, a uma parceria. Ao longo do semestre, os acadêmicos foram envolvidos em atividades para o desenvolvimento de uma luva abdutora de polegar (para pessoas com deficiência motora na mão para pegar objetos) e de uma luva flexora de dedos (para pessoas que não conseguem flexionar e/ou estender os dedos das mãos).
A parceria entre os cursos se deu a partir das disciplinas “Estágio Supervisionado - Pesquisa e Desenvolvimento em Design” e “Fisioterapia na Prevenção e Promoção da Saúde”.
Ao término do semestre, os protótipos e ideias foram apresentados.
A Campanha Solidária de Natal arrecadou cerca de 700 brinquedos, que foram entregues a crianças no espetáculo Brincando de Natal, realizado no dia 12 de dezembro, no Teatro da Univates. Além disso, mais de 20 caixas com donativos entre produtos de higiene e material escolar foram entregues, respectivamente, à Casa de Passagem de Cruzeiro do Sul e à Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam).
Grandes nomes do futebol brasileiro estiveram no campo do Estádio Olímpico da Univates no dia 15 de dezembro. O jogo, além de ser um amistoso, buscou apoiar a solidariedade. O evento Craques Solidários repassou toda a renda arrecadada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado.
Alguns eventos realizados na Univates, seja como Instituição promotora ou como apoiadora do evento, contam com ingresso solidário. Destacam-se algumas ações desenvolvidas em 2017, por meio de ingresso solidário:
- a fim de beneficiar as diferentes cidades de origem dos estudantes, a Univates destinou alimentos a Santa Cruz do Sul no dia 21 de julho. As doações foram arrecadadas em junho, no espetáculo do cover argentino The Brothers Beatles Band. No total foram arrecadados 108 kg de alimentos, dez litros de leite e um óleo de cozinha;
- no dia 17 de setembro, foi realizada a segunda edição do Concerto de Primavera da Orquestra de Venâncio Aires. O valor arrecadado com ingressos foi revertido para o Fundo 40 da Univates, voltado à concessão de bolsas de estudos para alunos carentes.
Criada em janeiro de 2017, a Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) tem o papel de pensar as temáticas Inovação e Sustentabilidade em nível institucional, buscando a convergência de ações nessas áreas nos mais diversos níveis e em parceria com os setores da Univates. Estão diretamente ligados a essa Diretoria:
- Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates);
- Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT);
- Núcleo de Sustentabilidade;
- Núcleo de Empreendedorismo (CRIE).
Cabe destacar que um dos objetivos da Dins é fomentar o desenvolvimento regional por meio de parcerias com empresas e indústrias, em conexão com os ambientes externo e universitário.
Visando a desenvolver, no Vale do Taquari, tecnologias pioneiras na produção de alimentos, em cuidados com o meio ambiente e em energias renováveis, criou-se, em 2010, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).
O Tecnovates é uma iniciativa da Univates, com apoio de entidades públicas e privadas do Vale. É um empreendimento que oferece a pessoas empreendedoras espaço físico, laboratorial e capacitados recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) na busca de inovação em produtos alimentícios, tecnologias de proteção ao meio ambiente e de energias renováveis.
O Tecnovates mantém ainda a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), que tem como alvo empreendimentos de produção e prestação de serviços, principalmente das áreas-foco desse ambiente de inovação (alimentos, meio ambiente, energias renováveis e saúde), que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e resultados.
A Inovates contava, em dezembro de 2017, com 48 empresas parceiras: 12 empresas pré-incubadas, cinco incubadas, 15 residentes e 16 empresas graduadas.
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), criado em 2011, objetiva cumprir a missão institucional, atendendo às necessidades regionais, promovendo a cultura da propriedade intelectual em âmbito regional (Vale do Taquari), com vistas ao fomento, difusão, proteção e transferência dos processos ou produtos oriundos das pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidas nas diversas áreas de atuação da Univates e dos seus colaboradores.
No ano de 2017 não foram encaminhados novos pedidos de patente.
O Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (CRIE) tem como finalidade articular as atividades empreendedoras desenvolvidas no âmbito acadêmico da Univates, organizando e implementando ações que contribuam para o desenvolvimento do empreendedorismo na Instituição e no Vale do Taquari.
Destacam-se algumas atividades desenvolvidas em 2017, voltadas também para a comunidade externa, conforme segue:
- CRIE Talks: evento com o propósito de trazer para os estudantes e a comunidade local a experiência de empreendedores inovadores e despertar o interesse pelo empreendedorismo e a inovação na criação de novos negócios (startups) que venham dinamizar principalmente a economia local. Em 2017 foram realizadas três edições, uma delas em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem de Lajeado, com a participação de nove empreendedores palestrando e 1.160 pessoas participando dos eventos;
- Startup Weekend: o Startup Weekend é um evento em que grupos de desenvolvedores, gestores de negócios, entusiastas de startups, profissionais de marketing, artistas gráficos e designers apresentam ideias de novas empresas (startups). Esses participantes formam suas equipes e trabalham no desenvolvimento de um protótipo (produto mínimo viável) a ser apresentado ao grupo de jurados. Todas essas atividades ocorrem em um único final de semana. A quarta edição do evento, em Lajeado, foi organizada pelo Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, e as atividades foram realizadas no Tecnovates. Foram apresentadas 22 ideias, das quais seis foram finalizadas;
- Projetos sociais na disciplina de Empreendedorismo: realizados semestralmente na disciplina Empreendedorismo, a atividade tem como objetivo envolver acadêmicos de diferentes cursos da Univates em causas sociais ou ambientais, promovendo a prática da cidadania por meio da criação de projetos sociais nessas áreas.
A atividade de pesquisa está atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo e vem sendo desenvolvida e estimulada nas mais diversas áreas do conhecimento científico: Ciências da Vida, da Terra e Humanas. Durante o ano de 2017, estiveram envolvidos diretamente nas atividades atreladas à pesquisa 59 professores doutores e 201 alunos com bolsas de iniciação científica e tecnológica oriundas da Univates, de órgãos de fomento externo e empresas, atuando nos 34 projetos de pesquisa mantidos pela Univates, nos 57 projetos que receberam fomento externo e em 25 grupos de pesquisa.
Tipo de bolsa | Nº de bolsas | Nº de bolsistas |
---|---|---|
Univates | 96 | 123 |
Pibic/CNPq | 12 | 12 |
Pibiti/CNPq | 8 | 8 |
Probic/Fapergs | 20 | 22 |
Probiti/Fapergs | 4 | 5 |
Pibic/EM | 10 | 11 |
Finep | 3 | 3 |
Bolsa Universal | 4 | 5 |
CNPq INCT | 1 | 1 |
Contrapartida Sdect | 8 | 7 |
Convênio com empresas | 4 | 4 |
Total | 170 | 201 |
Tipo de bolsa | Nº de bolsas | Nº de bolsistas |
---|---|---|
Bolsa Prosuc/Capes | 82 | 82 |
Em 2017 foi realizado o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates. O evento visou a integrar a Pós-Graduação Stricto Sensu, bolsistas e voluntários de iniciação científica e/ou tecnológica e bolsistas e voluntários de projetos de extensão. Os envolvidos puderam conhecer os estudos, pesquisas e extensão desenvolvidos na Univates, bem como em outras instituições de ensino no Brasil e em diferentes áreas do mundo, além da troca e compartilhamento de experiências.
Além de alunos da Univates, o evento também contou com a participação de alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e de bolsistas de Ensino Médio de escolas públicas do Vale do Taquari.
Modalidade | Nº de trabalhos apresentados |
---|---|
Pesquisa | 150 |
Extensão | 34 |
Pós-graduação stricto sensu | 67 |
Total | 251 |
Desde 2005, a Univates mantém, devidamente registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o Comitê de Ética em Pesquisa (Coep). Formado por um colegiado multiprofissional, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, o Comitê busca defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, reconhecendo as pesquisas como eticamente adequadas.
Em 2017 foram analisados 181 projetos de pesquisa.
A Univates mantém, desde 2011, a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), formada por um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender e contribuir para que os direitos dos animais utilizados em pesquisa, ensino e extensão sejam respeitados conforme padrões éticos e legais.
Em 2017 foram analisados nove protocolos de pesquisa (entre projetos novos, relatórios de acompanhamento e emendas) por esta Comissão.
A Univates possui credenciamento para a atividade de produção, manutenção ou utilização de animais em ensino ou pesquisa científica.
Durante o ano de 2017, a Univates desenvolveu 15 projetos de extensão. Dentre eles, o projeto de extensão “Dimensionamento de Veículo para Catadores de Materiais Recicláveis” que iniciou no ano de 2016 e finalizou no mês de fevereiro de 2017. Os demais projetos de extensão foram realizados durante os doze meses do ano de 2017, sendo:
A Univates entende por extensão o processo de relações diretas e recíprocas com a comunidade, que, na perspectiva de democratizar o conhecimento produzido, consolida-se como um dos meios que permite a interlocução com diferentes segmentos, seja por meio de cursos, eventos, prestação de serviços, projetos vinculados ou não a programas de extensão.
Saiba mais: www.univates.br/extensao/projetos-de-extensao