REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DA ESCOLA MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação, Desafios, Formação de professores.Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir desafios da educação na contemporaneidade e interfaces com a formação docente. Para tanto, foram realizadas reflexões sobre aspectos que envolvem a crise da escola moderna e a transição para a escola contemporânea. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu uma professora que atua na Educação Básica do município de Pantano Grande – RS/BRA e foi desenvolvido no primeiro semestre de 2014. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões abertas, seguida da produção de uma imagem que retratasse a concepção de escola dessa professora. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar os seguintes desafios da educação na contemporaneidade: superar o modelo tradicional deixado pela escola moderna, adequação metodológica que considere a diversidade e a heterogenia cultural, atualização tecnológica, reestruturação do espaço e das relações escolares e necessidade de fortalecimento da formação de professores para atender às demandas atuais.Downloads
Publicado
27-12-2014
Como Citar
LEÃO, Marcelo Franco; SCHWERTNER, Suzana Feldens; SCHUCK, Rogério José; QUARTIERI, Marli Teresinha. REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DA ESCOLA MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 2, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/776. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Marcelo Franco Leão, Suzana Feldens Schwertner, Rogério José Schuck, Marli Teresinha Quartieri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.