A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Docência universitária. Metodologia qualitativa. Investigação-ação.Resumo
A expansão da Educação Superior, ocorrida nas últimas décadas, fez com que o magistério nas universidades passasse a ser exercido por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Com isso, muitos profissionais acabaram se tornando docentes universitários de forma improvisada e, por consequência, tornando precária sua função docente. O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma a utilização da metodologia investigação-ação pode contribuir para identificar os limites e potencialidades da docência universitária no contexto da improvisação docente. Tornar a prática docente objeto de investigação-ação possibilita o exercício metodológico qualitativo onde os próprios sujeitos se tornam parte da investigação. O presente estudo parte do pressuposto de que a modificação das práticas educativas somente se efetiva se os atores envolvidos forem capazes de olhar para sua própria ação com a intenção de analisá-la, compreendê-la e ressignificá-la. Para o êxito de tal processo, é imprescindível a utilização de uma metodologia adequada: trata-se da metodologia qualitativa da investigação-ação. O presente artigo é um resultado parcial do projeto de pesquisa “Improvisação docente no contexto da expansão da educação superior: o problema da identidade docente”.Downloads
Publicado
31-07-2013
Como Citar
FÁVERO, Altair Alberto; MARQUES, Marta. A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 1, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/745. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Altair Alberto Fávero, Marta Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.