PRÁTICAS COMUNICACIONAIS, SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AS TESSITURAS DA CIDADANIA
Palavras-chave:
Comunicação. Educação ambiental. Cidadania.Resumo
O presente artigo objetiva discutir teoricamente o papel da comunicação na educação ambiental para a construção de práticas cidadãs. O intuito é contribuir na reflexão sobre o cenário atual, no qual se considera que a interação entre sociedade e meio ambiente é eminentemente um processo de comunicação. A ênfase do artigo recai sobre os processos mediados pelos meios de comunicação. Defende-se que as informações mediadas pelos meios de comunicação também devem ser pensadas e produzidas de forma complexa, para que expressem a interdependência entre os acontecimentos do mundo e as formas de cada um agir cotidianamente, para que, assim, cumpram sua função social de disseminar informações ambientais, de modo que seus profissionais se transformem em atores sociais decisivos na educação ambiental, contribuindo para que os receptores também se tornem sujeitos ativos nesse processo.Downloads
Publicado
27-12-2012
Como Citar
MAZZARINO, Jane Márcia; KAUFMANN, Cristine. PRÁTICAS COMUNICACIONAIS, SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AS TESSITURAS DA CIDADANIA. Revista Signos, [S. l.], v. 33, n. 2, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/734. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Jane Márcia Mazzarino, Cristine Kaufmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.