ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS PRIMEIRAS ESCRITAS DA CRIANÇA E A POSSIBILIDADE DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Crianças. Alfabetização. Letramento.Resumo
Este artigo busca explicitar alguns conceitos teóricos acerca da alfabetização e do letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental, apresentando articulações com o trabalho realizado na Educação Infantil. Apresenta ainda o papel ativo do professor na relação com as crianças, nas propostas oferecidas, bem como na organização dos espaços para alfabetização e letramento. Dessa forma, proporciona uma reflexão sobre as práticas escolares e a importância da ludicidade como possibilidade de trabalhar as linguagens expressivas das crianças, abrindo um campo para que dialoguem consigo mesmas, com os outros e com o mundo que as rodeia, produzindo interações, relações e novos saberes.Downloads
Publicado
22-03-2012
Como Citar
HORN, Cláudia Inês; SILVA, Jacqueline Silva da; ABREU, Luciane. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS PRIMEIRAS ESCRITAS DA CRIANÇA E A POSSIBILIDADE DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO EM SALA DE AULA. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 2, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/715. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Cláudia Inês Horn, Jacqueline Silva da Silva, Luciane Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.