MODELO DE GESTÃO ESCOLAR EM REDE – GERADOR DE APRENDIZAGEM
Resumo
Na atualidade as distâncias diminuíram, a tecnologia aumentou o fluxo da comunicação, os relacionamentos mudaram. Estamos cada vez mais conectados com o mundo, aprendendo, trocando, reconstruindo. Vivemos em rede e a comunicação tornou-se pilar fundamental neste processo. Quando pensamos sobre este viés percebemos que este novo cenário tem pontos de convergência com o que chamamos de processo transdisciplinar. Escolas são espaços ricos pela diversidade, pelas dificuldades, pelos questionamentos, pelo enfrentamento de cada ser consigo mesmo e com o outro para superar-se. Oportunidade de trabalhar-se transdisciplinarmente. Oportunidade da criação de espaços de aprendizagem em rede, circulares, nos quais todo o sistema é visto, é estudado, é considerado parte integrante. Espaços de aprendizagem coletiva e colaborativa, nos quais a comunicação é o principal aliado. Neste espaço o professor será o responsável por dinamizar as ideias, a inteligência coletiva por meio da formação de comunidades ou nichos de aprendizagem cooperativa e coletiva. Este novo modelo nos sugere a criação de um espaço de aprendizagem em rede. Estes convidam os participantes, a escola a pensar de maneira sistêmica, no todo, criando e recriando novos ambientes e novas relações. As mudanças partem desde o layout da sala de aula, com criação de nichos de aprendizagem, até a postura adotada pelo gestor, professor – postura que tem claros os limites e metas mas que as constrói de maneira coletiva e colaborativa - uma evolução na comunicação e relações na cadeia gestor-professor-aluno (família/comunidade).Downloads
Publicado
02-09-2011
Como Citar
BORGHETTI, Ana Fausta; CARDOSO, Walmir Thomazi. MODELO DE GESTÃO ESCOLAR EM REDE – GERADOR DE APRENDIZAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 1, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/707. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Ana Fausta Borghetti, Walmir Thomazi Cardoso
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