O ENFRENTAMENTO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO CULTURAL

Autores

  • Deloíze Lorenzet UPF

Resumo

Este trabalho tem por objetivo dialogar sobre o tecimento das Políticas Reparatórias, afirmativas, no ingresso ao ensino superior como uma oportunidade de acesso à cultura. Reconhecendo nessa confluência os interesses entre a formação privilegiada que tem a elite e o confronto com a qualidade questionável disponibilizada às pessoas das camadas populares. Assim, inicio este trabalho identificando como podemos conceituar o tema cultura, nesta sociedade complexa, com uma riqueza em sua diversidade, em alguns casos havendo respeito, em outros tolerância e em outros a exclusão social. Dando continuidade, no segundo item, reporto um diálogo sobre as Políticas Afirmativas, sua proposta de acesso, flexibilização e os casos de permanência, como uma ferramenta de ascensão social e econômica às pessoas desprovidas deste direito da educação como bem público. Como dimensões conclusivas, pautuo sobre a necessidade de garantir direitos sociais e a importância do engajamento em projetos de movimentos populares, focados na democratização social. Portanto, este artigo tem a pretensão de refletir sobre os tempos líquidos e espaços fluidos, buscando compreender a realidade brasileira e as políticas que ancoram o contexto educacional, reconhecendo a falta de cumprimento da igualdade e a imprescindível necessidade de identificarmos estas situações desafiadoras e potencializarmos algumas possibilidades para tais questões.

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Publicado

02-09-2011

Como Citar

LORENZET, Deloíze. O ENFRENTAMENTO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO CULTURAL. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 1, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/706. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos