UM DIÁLOGO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES, NA ERA PÓS-MODERNA E A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de construção da Formação Docente, responsável pela mediação do processo educativo, neste cenário pós-moderno, fortemente influenciado pelas mídias digitais. Para compreender melhor a articulação deste artigo, ressaltamos que ele inicia-se esclarecendo em linhas gerais a nova identidade que está sendo configurada que vem sendo denominada como sociedade complexa, ou identificada como pós-modernidade. Dando continuidade no seu segundo capítulo discutimos o panorama de construção do processo de ensino e aprendizagem, por meio da abordagem sobre a formação da docência. Em sequência, no terceiro capítulo focaremos a educação atual, na qual nos deparamos com o descortinar das tecnologias de informação e comunicação como recursos com grande potencial de mudança para o contexto educacional. Tal reconhecimento é pautado pela enorme quantidade de informações produzidas e disponibilizadas e pela infinidade de espaços de comunicação e interação existentes na rede mundial de computadores, elementos fundamentais ao processo de aprendizagem, permitindo a ampliação do acesso e da flexibilidade. Dessa forma, neste trabalho vamos tentando caracterizar a configuração deste novo espaço em que ocorre a educação, dialogando sobre os processos educativos, a tecnologia e a pós-modernidade.Downloads
Publicado
02-09-2011
Como Citar
LORENZET, Deloíze; STRAPASSON, Gláucia Santin. UM DIÁLOGO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES, NA ERA PÓS-MODERNA E A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 1, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/705. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Deloíze Lorenzet, Gláucia Santin Strapasson
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.