REPRESENTAÇÃO SOCIAL EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO PRELIMINAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cláudia Maria Barth Petter UFRGS

Resumo

O propósito desta pesquisa foi averiguar a Representação Social de Ciências entre alunos, pais e professores nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, além de analisar os conteúdos de cada série, a maneira como eram trabalhados em sala de aula, se a bagagem de cada indivíduo era ou não contemplada no seu dia a dia e a possível influência da escola nesta construção. Para a realização do trabalho, fez-se necessário aprofundar os conceitos de ancoragem e objetivação da Representação Social para detectar os núcleos central e periférico. Na fundamentação da pesquisa, utilizei a Epistemologia de Lakatos, que faz referência ao núcleo rígido e ao cinturão protetor. As Teorias de Aprendizagem envolvidas se referem a Piaget, Vigotsky e Ausubel, explícitos ao longo deste trabalho. A metodologia utilizada constitui-se de uma abordagem plurimetodológica, favorecida pela Teoria das Representações Sociais. A análise da referida questão permitiu a identificação de uma parte desse processo de construção que demonstra as categorias estabelecidas e seus sentidos. É possível supor que a Representação Social de Ciências desta pesquisa está vinculada ao estudo, conhecimento e descoberta, que valorizam a qualidade de vida das pessoas. Palavras-chave: Ciências. Representação Social. Conhecimento. Valorização da vida.

Downloads

Publicado

02-09-2011

Como Citar

PETTER, Cláudia Maria Barth. REPRESENTAÇÃO SOCIAL EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO PRELIMINAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 1, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/704. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos