JEAN-FRANÇOIS LYOTARD E A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA: PERSPECTIVAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Vivemos numa sociedade determinada em todas as suas dimensões pelos avanços científicos e tecnológicos. Estabelece-se um modo relacional e dinâmico entre os seres humanos, no qual as novas tecnologias ocupam lugar nuclear. A educação vê-se cada vez mais desafiada a dialogar com esse novo cenário, lançando mão dessas novas ferramentas para contribuir com os processos formativos. A pós-modernidade é um estado paradigmático da cultura que determina, via novas tecnologias, a formação dos sujeitos. O objetivo do presente artigo é pensar o papel das novas tecnologias no contexto educacional como uma questão fundamental, uma vez que o ser humano se encontra envolvido e determinado em sua totalidade por tal contexto. Para tanto, servimo-nos do diagnóstico sobre a condição pós-modernidade de Lyotard para, em seguida, refletir sobre os desafios para a pedagogia na contemporaneidade.Downloads
Publicado
01-09-2011
Como Citar
RAJOBAC, Raimundo; ROMANI, Simone. JEAN-FRANÇOIS LYOTARD E A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA: PERSPECTIVAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 1, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/702. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Raimundo Rajobac, Simone Romani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.