DO ESCRITO DE ANNE AO DITO DA ANNA: NOTAS DE UM SABER-FAZER-SOBRE-SI-MESMO
Resumo
m minha pesquisa proponho o diálogo entre narrativas, entre palavras que evocam e que se agregam em um ato contínuo e, por vezes, desesperado. Pontualmente, tenciono o confronto entre a narrativa de uma estagiária do curso de Ciências Biológicas e as célebres palavras inscritas em um diário, especificamente o Diário de Anne Frank. Isso poderia acontecer de inúmeras maneiras, mas elegemos uma, em especial: o trabalho de orientação de estágio efetuado há alguns anos, cuja linha visava à formação de professores, e que tinha como objetivo acompanhar a caminhada do futuro professor em sua metamorfose até legitimar-se como tal. Entre narrativas, deparamo-nos com fronteiras não tão claras de espaços de inscrição/tradução que se confundem no dizer do outro. Desse modo, iniciamos um confronto entre o dito de Anna e o diário de Anne Frank. Testemunhar uma criação, um ato de ficção incessante é o que nos propomos ao nos debruçar sobre a fala de Anna e seus escritos/diários. Portanto, pretendo, neste escrito, enlaçar noções da filosofia foucaultiana e das concepções psicanalíticas, acreditando ser possível encontrar a indicação de caminhos para uma posição ética na educação, o que chamarei de um saber-fazer-sobre-si-mesmo. Enlaçar conceitos espinhosos como os foucaultianos e os psicanalíticos transformou-se em um imenso desafio, de fácil tropeço é verdade, mas a aventura da escrita é também uma aventura ética, um processo que desemboca no lixo (litter), ou seja, é um ato de criação como resto ou como litoral. Por mais que sejam sôfregos tais caminhos, foram eleitos para se construir um saber e um fazer para esse sujeito escrevente, esse sujeito morrente com as palavras. Os caminhos escolhidos demonstram a perspectiva que aqui toma o campo da educação.Downloads
Publicado
31-08-2011
Como Citar
PEREIRA, Luís Henrique Ramalho; FREITAS, Deisi Sangoi. DO ESCRITO DE ANNE AO DITO DA ANNA: NOTAS DE UM SABER-FAZER-SOBRE-SI-MESMO. Revista Signos, [S. l.], v. 31, n. 2, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/697. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Luís Henrique Ramalho Pereira, Deisi Sangoi Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.