A A HISTÓRIA DE VIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE MEDIADA PELA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i2a2025.4356

Palavras-chave:

história de vida, formação inicial, aprendizagem cooperativa, dialogismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os efeitos do compartilhamento de histórias de vida mediado pela Metodologia da Aprendizagem Cooperativa na formação inicial docente. A abordagem teórica fundamenta-se na Aprendizagem Cooperativa (Johnson; Johnson; Holubec, 1999; Ovejero, 2018), na compreensão da narrativa de vida como instrumento formativo (Clandinin; Connelly, 2000; Josso, 2004, 2020; Vieira, 2015, 2019) e na Teoria Dialógica do Discurso, que orienta a análise dos enunciados (Bakhtin, 2011, 2018; Amorim, 2006; Volóchinov, 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, desenvolvida com base em cinco relatos escritos por licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública, participantes de um programa institucional voltado à integração entre a universidade e a Educação Básica. Os relatos foram selecionados por apresentarem experiências explícitas de compartilhamento de histórias de vida e diversidade de trajetórias narradas. A análise dialógica dos enunciados evidenciou que as atividades de partilha das histórias de vida, mediadas pela aprendizagem cooperativa, favoreceram o desenvolvimento de habilidades sociais, como empatia, escuta sensível e reconhecimento das diferenças, além de fortalecer vínculos entre os participantes e mobilizar reflexões sobre o papel docente. Conclui-se que práticas narrativas articuladas à aprendizagem cooperativa potencializam processos formativos mais humanos, cooperativos e dialógicos, ressaltando a importância de criar espaços sistemáticos de escuta e diálogo na formação de professores.

Biografia do Autor

Alverbênia Maria Alves de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC, especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Linguística Aplicada à Educação pelo Instituto Prominas. Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. 

Ana Célia Clementino Moura, Universidade Federal do Ceará

Professora Doutora, Titular-Livre do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

ALVES DE LIMA, Alverbênia Maria; CLEMENTINO MOURA, Ana Célia. A A HISTÓRIA DE VIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE MEDIADA PELA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i2a2025.4356. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4356. Acesso em: 8 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos