INEXPERIÊNCIA OU A CRIANÇA EDUCADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i3a2025.4342

Palavras-chave:

Deligny, criança, educação, pedagogia

Resumo

Em 1946, Fernand Deligny (1913-1996), escritor, educador e pensador francês, escreve o prefácio no livro Inexpérience ou L’enfant éducateur [Inexperiência ou a criança educadora]. O prefácio é direcionado à autora do livro, a pedagoga, arquiteta e historiadora Amélie Dubouquet (1904-1997). O livro é publicado pela editora Victor Michon e esta mesma editora tem uma série de publicações chamada de Tentatives Pédagogiques. O prefácio delyneia (Rampon, 2024) parte do combate em que ele já se engajava, que é a luta intrainstitucional de como as crianças eram rotuladas e tratadas como anormais pelas instituições escolares e sociais da época. No mesmo ano em que Deligny escreve este prefácio, o Centro de Observação e de Triagem (COT), onde ele era diretor, é fechado, este centro social da região norte da França, em Lille (Miguel, 2024).

Biografia do Autor

Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Pesquisadora do PPGEDU/UCS, Membro da Sociedade Brasileira de Filosofa da Educação (Sofie), Associação Brasileira de Alfabetização (Abralf); Grupo de Pesquisa CNPq:Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporaneidade/UCS e Grupo de Pesquisa Currículo Espaço Movimento (CEM/CNPq/Univates) e Observatório de Educação/UCS. Formação acadêmica: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de filosofia, arte e estética. Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Bolsa de pesquisas internacional: Estágio Pós-Doutoral França (CNPq), Bolsa Accueil Rhônes Alpes (Lyon/França), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior França (CAPES) e Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha/PUCRS). Bolsa de pesquisa nacional: Doutorado Observatório de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Mestrado CNPq/PUCRS e Bolsa de Iniciação Científica CNPq/PUCRS e Kellog/PUCRS. Participou da Mobilidade Universitária entre UCS e Univiersité Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Coordenou a área no Pibid - Pedagogia e Coordenadora Institucional do PIBID/UCS. Livros sobre alfabetização, escrita e formação de professores, atuação na área de currículo, didática, formação de professores alfabetismos e diferença. Escritura e vida.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

DELIGNY, Fernand; MATOS, Sônia Regina da Luz. INEXPERIÊNCIA OU A CRIANÇA EDUCADORA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i3a2025.4342. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4342. Acesso em: 29 dez. 2025.