POLÍTICAS DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E DE COTAS NO BRASIL: UM DIÁLOGO (IM)POSSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i2a2025.4286

Palavras-chave:

Sistema de Cotas Raciais, Expansão, Educação Superior, Acesso e Permanência

Resumo

O presente artigo destaca o sistema de cotas em universidades públicas instituído no Brasil como medida destinada a garantir a inclusão e a equidade no ensino superior, com vistas a promover a justiça social e a diversidade. A adoção de ações afirmativas para diversos grupos e populações marginalizadas provocou polêmicas no país que, desde o período de colonização, enfrenta desafios em relação à reparação histórica, especialmente, no que tange às comunidades negras e indígenas. As consequências da escravidão e do racismo estrutural permeiam o debate atual sobre a necessidade de implementação de medidas destinadas a mitigar as desigualdades raciais, sociais e econômicas no acesso às universidades e em concursos públicos. Com o objetivo de mapear os programas e analisar a eficácia do sistema de cotas, foi realizado um levantamento bibliográfico de investigações desenvolvidas sobre o tema e análise documental. Os achados permitem constatar que, as políticas de expansão da educação são permeadas por ambivalências: democratização versus massificação; acesso versus falta de condições de permanência. A despeito desses problemas, observa-se um incremento no acesso ao ensino superior por grupos minoritários.

Biografia do Autor

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2022). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Neide Elisa Portes dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação na Linha de Políticas Públicas e Educação (2014) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2003) na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana; graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Atualmente é professora nível VI da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico - NFTD da Faculdade de Educação da UEMG.

Raphael Campos Cusati, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor e Mestre em Agroquímica (área de atuação Química Orgânica) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bacharel e Licenciado em Química pela mesma Instituição. É licenciado em Pedagogia pela Unifran e possui pós-graduação em Psicopedagogia, Educação à Distância, Supervisão e Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul e também pós-graduação em Coaching Educacional, Inspeção Escolar e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faveni. Possui capacitação em Administração e Supervisão Escolar pela Faveni. Atualmente é professor do Colégio Anglo em Viçosa, do Colégio, Pré-Vestibular e Pré-Pism Losango em Ubá, do Colégio, Pré-Vestibular e Pré-Coluni Calçadão Bernoulli em Viçosa, da Faculdade de Viçosa (FDV) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

CUSATI, Iracema Campos; PORTES DOS SANTOS, Neide Elisa; CAMPOS CUSATI, Raphael. POLÍTICAS DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E DE COTAS NO BRASIL: UM DIÁLOGO (IM)POSSÍVEL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i2a2025.4286. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4286. Acesso em: 8 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos