LETRAMENTO HISTÓRICO E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM: O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4205Palavras-chave:
Educação, Anos Finais do Ensino Fundamental, História, História Medieval, Dificuldades de aprendizagemResumo
Este artigo, oriundo de uma tese de doutorado em educação profissional atualmente em andamento, tem como objetivo propor algumas reflexões iniciais sobre o tema proposto, envolvendo questões que orbitam este cenário, ou seja, os indicadores das escolas públicas municipais de Salgueiro/PE, o papel do letramento histórico na aprendizagem, o sexto ano do Ensino Fundamental e o ensino da História Medieval. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em discussão bibliográfica, embasada nos estudos desenvolvidos por Rocha (2020) sobre letramento histórico, Vianna (2017) e Pereira (2022) para contextualizar o conceito de Medievo, Mattos e Castro (2011), Freitas e Prodanov (2013) e Marconi e Lakatos (2017), sobre a metodologia da pesquisa e Soares (2020) com os processos de alfabetização e letramento. No campo dos documentos institucionais, abordaremos, como marco legai a BNCC (2017). Destaca-se que o produto didático-pedagógico desta pesquisa seja a publicação de uma sequência didática com atividades adaptáveis às diversas realidades discentes para auxiliar no letramento histórico dos estudantes com a temática diversidade social no período medieval. Como considerações finais, trata-se de apresentar a pesquisa em andamento e destacar a importância da mesma no contexto educacional para um melhor aprendizado de História, assim como para refletir acerca da inovação em termos de ensino de História Medieval a partir da proposta de exercícios adaptáveis para o contexto do sexto ano do Ensino Fundamental.
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