LETRAMENTO HISTÓRICO E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM: O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4205

Palavras-chave:

Educação, Anos Finais do Ensino Fundamental, História, História Medieval, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

Este artigo, oriundo de uma tese de doutorado em educação profissional atualmente em andamento, tem como objetivo propor algumas reflexões iniciais sobre o tema proposto, envolvendo questões que orbitam este cenário, ou seja, os indicadores das escolas públicas municipais de Salgueiro/PE, o papel do letramento histórico na aprendizagem, o sexto ano do Ensino Fundamental e o ensino da História Medieval. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em discussão bibliográfica, embasada nos estudos desenvolvidos por Rocha (2020) sobre letramento histórico, Vianna (2017) e Pereira (2022) para contextualizar o conceito de Medievo, Mattos e Castro (2011), Freitas e Prodanov (2013) e Marconi e Lakatos (2017), sobre a metodologia da pesquisa e Soares (2020) com os processos de alfabetização e letramento. No campo dos documentos institucionais, abordaremos, como marco legai a BNCC (2017). Destaca-se que o produto didático-pedagógico desta pesquisa seja a publicação de uma sequência didática com atividades adaptáveis às diversas realidades discentes para auxiliar no letramento histórico dos estudantes com a temática diversidade social no período medieval. Como considerações finais, trata-se de apresentar a pesquisa em andamento e destacar a importância da mesma no contexto educacional para um melhor aprendizado de História, assim como para refletir acerca da inovação em termos de ensino de História Medieval a partir da proposta de exercícios adaptáveis para o contexto do sexto ano do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato, Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores - PPGFP da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2023), possui graduação em Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC (2008) Professora da FACHUSC e da EREF Dom Malan em Salgueiro/PE.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

GUEDES DEODATO, Raphaela Hildita de Sá; JOSÉ VIANNA, Luciano. LETRAMENTO HISTÓRICO E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM: O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4205. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4205. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos