MODELOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4201Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de anatomia, visualização espacial, teorias cognitivistas de aprendizagem.Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição de uma ferramenta de visualização tridimensional, a Athena Hub, para aprendizagem da anatomia humana. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualiquantitativa e caráter exploratório descritivo sob a luz da Teoria da Mediação Cognitiva em Rede, que propõe que as interações mediadas pela tecnologia contribuem para a aprendizagem, e os drivers são mecanismos internos desenvolvidos por essa mediação e que possibilitam a interação com mecanismos externos. Os participantes foram docentes e discentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados coletados, por meio de questionários e observação, foram submetidos à Análise de Conteúdo e análise estatística com a plataforma IBM SPSS Statistics. Os resultados indicam que os docentes foram unânimes ao afirmar o interesse pela utilização de ferramentas de visualização tridimensional nas aulas, aliados aos métodos já utilizados como Atlas, peças cadavéricas e sintéticas. Quanto à aprendizagem, foi possível observar pela análise estatística uma notável evolução do aprendizado entre a etapa inicial e final do estudo, o que nos leva a inferir que houve mediação pelas modificações dos drivers cognitivos após utilização da ferramenta. Os resultados sustentam a hipótese de que o uso da visualização tridimensional, com base na teoria da Mediação Cognitiva em rede, contribui para o processo de aprendizagem de Anatomia Humana. A plataforma demonstrou ser uma potente ferramenta e futuros estudos poderão averiguar mais profundamente o impacto da sua utilização, bem como de outras plataformas para ensino de diferentes conceitos no campo do Ensino de Ciências.
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