MODELOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA

Autores

  • Leo Rodrigo De Sousa Silva Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniele Trajano Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anelise Levay Murari Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4201

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de anatomia, visualização espacial, teorias cognitivistas de aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição de uma ferramenta de visualização tridimensional, a Athena Hub, para aprendizagem da anatomia humana. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualiquantitativa e caráter exploratório descritivo sob a luz da Teoria da Mediação Cognitiva em Rede, que propõe que as interações mediadas pela tecnologia contribuem para a aprendizagem, e os drivers são mecanismos internos desenvolvidos por essa mediação e que possibilitam a interação com mecanismos externos. Os participantes foram docentes e discentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados coletados, por meio de questionários e observação, foram submetidos à Análise de Conteúdo e análise estatística com a plataforma IBM SPSS Statistics. Os resultados indicam que os docentes foram unânimes ao afirmar o interesse pela utilização de ferramentas de visualização tridimensional nas aulas, aliados aos métodos já utilizados como Atlas, peças cadavéricas e sintéticas. Quanto à aprendizagem, foi possível observar pela análise estatística uma notável evolução do aprendizado entre a etapa inicial e final do estudo, o que nos leva a inferir que houve mediação pelas modificações dos drivers cognitivos após utilização da ferramenta. Os resultados sustentam a hipótese de que o uso da visualização tridimensional, com base na teoria da Mediação Cognitiva em rede, contribui para o processo de aprendizagem de Anatomia Humana. A plataforma demonstrou ser uma potente ferramenta e futuros estudos poderão averiguar mais profundamente o impacto da sua utilização, bem como de outras plataformas para ensino de diferentes conceitos no campo do Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Leo Rodrigo De Sousa Silva Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Farmácia, pela Faculdade Unida de Campinas, em Goiânia (GO), em 2017. Mestre em Educação em Ciências (UFRGS). Mestrando em Ensino na Saúde (UFSCPA) e Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). É especialista em Anatomia Humana Clínica e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2020. Especialista em Saúde Pública (UFRGS),2021. Também possuo titulação de especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Fui aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na UFRGS, em nível de Mestrado (2020). Possuo cursos de extensão pela Universidade Federal de Goiás (UFG): Técnicas Laboratoriais e Pesquisa, com ênfase em Parasitologia; Promoção de Saúde Pública; e Gestão Industrial Farmacêutica (IPOG), e Dissecação Humana para Graduados ( UFRGS). Atuo como responsável técnico em uma Clinica Integrada Multiprofissional do Ramo Home Care. Sou professor/tutor na Graduação e Ensino Profissionalizante Técnico. 

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Química Orgânica do Instituto do Química da UFRGS. Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Atua como docente e orientadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Técnica em química pela Fundação Liberato (2000) possui graduação em Química Licenciatura pela ULBRA (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2010) e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). 

Anelise Levay Murari, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Análises Clínicas (2004), Farmácia Industrial (2008), Formação de Professores para Educação Profissional (Licenciatura, 2012), mestrado em Ciências Farmacêuticas (2007) e doutorado em Farmacologia (2016) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com equivalência de Grau Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Portugal). Foi servidora do Hospital Universitário de Santa Maria atuando na Unidade de Hemoterapia e no Hemocentro Regional de Santa Maria nas seguintes áreas: Gestão da qualidade e biossegurança, treinamentos, laboratório de compatibilidade, laboratório de sorologia, controle de qualidade de hemocomponentes. Tem experiência em docência nas disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Primeiros Socorros, Tecnologia Farmacêutica, Farmacognosia, Farmácia Hospitalar e Farmacologia. Atuou como professora na Fundação Universidade de Cruz Alta, Colégio Politécnico da UFSM, Universidade Regional Integrada (campus de Santiago - no curso de Especialização em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica) e Universidade Federal de Pelotas (Departamento de Morfologia, Professora Adjunta, DE). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Santa Maria na área de Anatomia Humana.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

DE SOUSA SILVA SANTOS, Leo Rodrigo; TRAJANO RAUPP, Daniele; LEVAY MURARI, Anelise. MODELOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4201. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4201. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos